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Não há novidades por dentro do Trekking, que oferece opção de cabine estendida e agora é dotado de tampa de caçamba com fácil retirada

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O Trekking de 1,4 litro tem o motor revisado do Punto e do Siena, com mais 4 cv com qualquer combustível; seu desempenho é bem razoável

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Internamente o carro traz o mesmo painel da Palio Adventure, com quadro de instrumentos próprio e conjunto central com bússola e dois inclinômetros (indicam a inclinação transversal e a longitudinal do carro). Como já ocorria, o Adventure está disponível só com cabine estendida e já vem bem-equipado: ar-condicionado, direção assistida, rodas de alumínio, computador de bordo, barras de teto exclusivas, faróis de neblina e de longo alcance, janela traseira corrediça, novos retrovisores externos com luz de direção integrada, controle elétrico dos vidros e travas, estepe no interior da cabine e termômetro externo.

Como opcional, traz revestimento do volante e parte dos bancos em couro, ABS, bolsas infláveis frontais, faróis e limpador de pára-brisa automáticos, retrovisor interno fotocrômico, rádio/CD/MP3, retrovisores com comando elétrico, teto solar de vidro e cobertura marítima de caçamba.

Ao volante   No evento de apresentação, em Atibaia, SP, os carros apresentaram comportamento semelhante ao da Palio Weekend de mesmas versões, com a ressalva de que a suspensão traseira independente da perua melhora o conforto e a estabilidade, em pisos não regulares, em relação ao eixo rígido do picape. A suspensão do Adventure está muito bem acertada e permite fácil controle do carro, tanto em estradas de terra e cascalho como no asfalto. Pode-se tomar curvas com mais vigor com os pneus mais largos, embora sejam de perfil bastante alto e tenham composto de uso misto. O motor é adequado à proposta, com bom comportamento em baixa rotação, mas falta um pouco de vigor em rotações mais altas.

O Trekking tem suspensão um pouco mais macia que o Adventure e com menor curso. Sua condução também está condizente com a proposta, mas o comportamento é mais adequado a asfalto que a terra e cascalho. Nestas condições não é tão confortável quanto o Adventure. Surpresa é a similaridade de desempenho entre o motor 1,4 e o 1,8 em boa parte das situações. A diferença é bem menor do que os números fazem supor — algo que não que não deve ocorrer com o carro carregado, porém.

Os preços continuam competitivos. Os do Fire são os mesmos, já com o aumento que houve há algumas semanas, enquanto o Trekking 1,4 de cabine simples começa em R$ 36 mil e com a estendida passa a R$ 38.720. A mesma versão com motor 1,8 e cabine simples começa em R$ 38.320, e com a estendida, R$ 41.080,00. O Adventure Locker inicia em R$ 47.100. As alterações trouxeram boa evolução à linha Strada, apesar de o interior quase não ter mudado — houve reformulação em 2005. Como o Strada se mantém há muito tempo na liderança de vendas, pelo o que a Fiat apresentou o novo carro tem argumentos para manter esse posto.

Ficha técnica
Strada Adventure Locker 1,8
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 80,5 x 88,2 mm. Cilindrada: 1.796 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 112 cv a 5.500 rpm (gasolina), 114 cv a 5.500 rpm (álcool). Torque máximo: 17,8 m.kgf a 2.800 rpm (gasolina), 18,5 m.kgf a 2.800 rpm (álcool).
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento (ABS) opcional.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo rígido.
RODAS - 5,5 x 15 pol; pneus, 205/70 R 15.
DIMENSÕES - comprimento, 4,457 m; largura, 1,74 m; altura, 1,648 m; entreeixos, 2,753 m; capacidade do tanque, 58 l; caçamba, 830 l; capacidade de carga, 685 kg; peso, 1.160 kg.
Desempenho e consumo
  gasolina álcool
Velocidade máxima 173 km/h 175 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,3 s 11,1 s
Consumo em cidade 11,3 km/l 8,0 km/l
Consumo em estrada 15,6 km/l 10,9 km/l
Dados do fabricante

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