A caçamba restante,
30% menor que no modelo estendido, permite levar duas bicicletas
sem a roda dianteira e sua tampa pode ser removida
Se houve acréscimo de 55 kg, que
mal se percebe ao dirigir, a nova versão teve a suspensão recalibrada e
ganhou rodar mais confortável
|
|
MOTOR
- transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2
válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 80,5 x 88,2 mm.
Cilindrada: 1.796 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Injeção
multiponto seqüencial. Potência máxima: 112 cv a 5.500 rpm
(gasolina), 114 cv a 5.500 rpm (álcool). Torque máximo: 17,8
m.kgf a 2.800 rpm (gasolina), 18,5 m.kgf a 2.800 rpm (álcool). |
CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração dianteira. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento
(ABS) opcional. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente McPherson; traseira, eixo rígido. |
RODAS
- 5,5 x 15 pol; pneus, 205/70 R 15. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,457 m; largura, 1,74 m; altura, 1,631 m;
entreeixos, 2,753 m; capacidade do tanque, 58 l; caçamba, 580 l;
capacidade de carga, 650 kg; peso, 1.195 kg. |
|
|
|
gasolina |
álcool |
Velocidade máxima |
173 km/h |
175 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h |
12,0 s |
11,8 s |
Consumo em cidade |
10,9 km/l |
7,6 km/l |
Consumo em estrada |
15,3 km/l |
10,6 km/l |
Dados do fabricante |
|
|
Uma grande questão sobre a ideia da cabine dupla era como ficaria o
desenho do Strada. Percebe-se que o Centro de Estilo da Fiat acertou em
cheio: o conjunto ficou muito harmônico e o acréscimo de cabine não
destoa em nada, compondo um picape belo e agradável de olhar. É de se
arriscar que essa versão seja a mais bonita da linha Strada, com a
segunda janela lateral maior e bem integrada ao estilo pela escolha de
acabamento preto na coluna central. Embora o vidro traseiro permaneça
próximo da vertical, as colunas posteriores vêm inclinadas para um ar
mais esportivo, combinando com a linha ascendente da base das novas
janelas. Um conjunto plástico faz as vezes de estrutura de proteção ("santantônio").
Dentro da proposta de redução de custos, a construção da cabine dupla
aproveita a parte lateral da caçamba do Strada de cabine simples, de
maneira que a extensão da cabine é feita sem mudar a chapa lateral que
já estava em produção. Isso fez com que fosse necessária uma peça
plástica logo abaixo da janela lateral, para encobrir a junção das
chapas naquele ponto. Esse talvez seja o único pênalti do desenho do
carro, que no geral agrada muito.
Rodar mais suave
Para que o novo picape mantivesse as características de rodagem da
família Adventure, que são das melhores no compromisso de estabilidade e
conforto no asfalto e na terra, foi necessário mexer na suspensão. Foram
mantidos os amortecedores Powershock do Strada e da Palio Adventure no
eixo dianteiro, que contribuem para diminuir a rolagem da carroceria em
curvas, mas esses amortecedores estão um pouco mais macios e o mesmo
ocorre com os traseiros, que são convencionais. As molas também foram
revistas e passaram a ter grau de flexibilidade maior.
Todas essas modificações visam a aumentar o conforto de marcha do
picape, que engordou 55 kg em relação ao de cabine estendida e 85 kg em
relação ao simples. Rodando com o Cabine Dupla dentro da Usina
Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, PR, em asfalto de boa
qualidade e estradas de terra, percebe-se que as alterações foram
acertadas. A suspensão traseira absorve com mais suavidade as
imperfeições, ainda que transmita emendas de asfalto — aceitável diante
da capacidade de carga bem maior que a de qualquer automóvel. O
comportamento em curvas mostra que os amortecedores Powershock cumprem
bem sua função, pois a carroceria, para um carro alto e equipado com
pneus de perfil elevado, rola menos que o esperado. Podem-se contornar
curvas com certo vigor que o carro não prega nenhum susto no motorista.
Na terra, seu desempenho é exemplar. O picape roda com tranquilidade
pelas irregularidades e transmite muito pouco delas a seus ocupantes. O
carro ainda é capaz de sair de trechos mais complexos com o auxílio do
bloqueio mecânico de diferencial Locker, que nessa versão se tornou
opcional para reduzir o preço básico. O acerto de suspensão desse Strada
continua uma referência entre os "aventureiros".
Um ponto que merece destaque são os freios e, em particular, a
calibração do sistema antitravamento (ABS). Ele cumpre muito bem sua
função, pois ao se frear em estradas de terra e mal pavimentadas as
pulsações no pedal são mínimas, sem comprometer a eficiência do sistema.
Um ajuste fino difícil de encontrar em outros carros, até mesmo de
categoria superior. O acréscimo de peso representa discreta piora em
aceleração (0,7 segundo de 0 a 100 km/h) e consumo (0,3 a 0,4 km/l)
pelos dados do fabricante, mas o motor de até 114 cv e com elevado
torque continua bem disposto.
A Fiat espera vender entre 1.000 e 1.500 unidades por mês do Strada
Cabine Dupla e sabe que parte dos compradores virão da versão estendida
— cerca de metade dos compradores que optariam por esta última passarão
para a novidade, prevê o fabricante. Mas o que importa para os italianos
é manter a liderança no segmento e aumentar sua participação.
Para isso, lançam o carro com preço bem competitivo. Custando R$ 46.440
(R$ 1.900 a mais que o Cabine Estendida, mas sem o sistema Locker), o
novo Strada vem com o pacote Adventure (faróis de neblina e de longo
alcance, rodas de alumínio de 15 pol, estribos, molduras plásticas e
acabamento interno próprio), volante com regulagem de altura, direção
assistida, ar-condicionado e vidros e travas elétricos. Restam como
opcionais o Locker, teto solar, retrovisores com comando elétrico,
rádio/toca-CDs com MP3, revestimento dos bancos em couro, bolsas
infláveis e ABS. Com todos os opcionais disponíveis, seu valor aumenta
em pouco mais de R$ 10 mil, o que ainda o deixa competitivo.
Com o primeiro picape leve de cabine dupla de fábrica (o que existiu no
passado eram adaptações por empresas independentes), a Fiat inova outra
vez no mercado brasileiro — e mundial. Tanto é que o carro já desperta
atenções da América Latina, Europa e África do Sul, para onde era
exportado nas configurações conhecidas e poderá seguir na nova
configuração. O interesse de países árabes, notadamente a Arábia
Saudita, ajuda a demonstrar que o tiro foi certeiro. |