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A caçamba restante, 30% menor que no modelo estendido, permite levar duas bicicletas sem a roda dianteira e sua tampa pode ser removida

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Se houve acréscimo de 55 kg, que mal se percebe ao dirigir, a nova versão teve a suspensão recalibrada e ganhou rodar mais confortável

 
Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 80,5 x 88,2 mm. Cilindrada: 1.796 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 112 cv a 5.500 rpm (gasolina), 114 cv a 5.500 rpm (álcool). Torque máximo: 17,8 m.kgf a 2.800 rpm (gasolina), 18,5 m.kgf a 2.800 rpm (álcool).
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento (ABS) opcional.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo rígido.
RODAS - 5,5 x 15 pol; pneus, 205/70 R 15.
DIMENSÕES - comprimento, 4,457 m; largura, 1,74 m; altura, 1,631 m; entreeixos, 2,753 m; capacidade do tanque, 58 l; caçamba, 580 l; capacidade de carga, 650 kg; peso, 1.195 kg.
 
Desempenho e consumo
  gasolina álcool
Velocidade máxima 173 km/h 175 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,0 s 11,8 s
Consumo em cidade 10,9 km/l 7,6 km/l
Consumo em estrada 15,3 km/l 10,6 km/l
Dados do fabricante

Uma grande questão sobre a ideia da cabine dupla era como ficaria o desenho do Strada. Percebe-se que o Centro de Estilo da Fiat acertou em cheio: o conjunto ficou muito harmônico e o acréscimo de cabine não destoa em nada, compondo um picape belo e agradável de olhar. É de se arriscar que essa versão seja a mais bonita da linha Strada, com a segunda janela lateral maior e bem integrada ao estilo pela escolha de acabamento preto na coluna central. Embora o vidro traseiro permaneça próximo da vertical, as colunas posteriores vêm inclinadas para um ar mais esportivo, combinando com a linha ascendente da base das novas janelas. Um conjunto plástico faz as vezes de estrutura de proteção ("santantônio").

Dentro da proposta de redução de custos, a construção da cabine dupla aproveita a parte lateral da caçamba do Strada de cabine simples, de maneira que a extensão da cabine é feita sem mudar a chapa lateral que já estava em produção. Isso fez com que fosse necessária uma peça plástica logo abaixo da janela lateral, para encobrir a junção das chapas naquele ponto. Esse talvez seja o único pênalti do desenho do carro, que no geral agrada muito.

Rodar mais suave   Para que o novo picape mantivesse as características de rodagem da família Adventure, que são das melhores no compromisso de estabilidade e conforto no asfalto e na terra, foi necessário mexer na suspensão. Foram mantidos os amortecedores Powershock do Strada e da Palio Adventure no eixo dianteiro, que contribuem para diminuir a rolagem da carroceria em curvas, mas esses amortecedores estão um pouco mais macios e o mesmo ocorre com os traseiros, que são convencionais. As molas também foram revistas e passaram a ter grau de flexibilidade maior.

Todas essas modificações visam a aumentar o conforto de marcha do picape, que engordou 55 kg em relação ao de cabine estendida e 85 kg em relação ao simples. Rodando com o Cabine Dupla dentro da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, PR, em asfalto de boa qualidade e estradas de terra, percebe-se que as alterações foram acertadas. A suspensão traseira absorve com mais suavidade as imperfeições, ainda que transmita emendas de asfalto — aceitável diante da capacidade de carga bem maior que a de qualquer automóvel. O comportamento em curvas mostra que os amortecedores Powershock cumprem bem sua função, pois a carroceria, para um carro alto e equipado com pneus de perfil elevado, rola menos que o esperado. Podem-se contornar curvas com certo vigor que o carro não prega nenhum susto no motorista.

Na terra, seu desempenho é exemplar. O picape roda com tranquilidade pelas irregularidades e transmite muito pouco delas a seus ocupantes. O carro ainda é capaz de sair de trechos mais complexos com o auxílio do bloqueio mecânico de diferencial Locker, que nessa versão se tornou opcional para reduzir o preço básico. O acerto de suspensão desse Strada continua uma referência entre os "aventureiros".

Um ponto que merece destaque são os freios e, em particular, a calibração do sistema antitravamento (ABS). Ele cumpre muito bem sua função, pois ao se frear em estradas de terra e mal pavimentadas as pulsações no pedal são mínimas, sem comprometer a eficiência do sistema. Um ajuste fino difícil de encontrar em outros carros, até mesmo de categoria superior. O acréscimo de peso representa discreta piora em aceleração (0,7 segundo de 0 a 100 km/h) e consumo (0,3 a 0,4 km/l) pelos dados do fabricante, mas o motor de até 114 cv e com elevado torque continua bem disposto.

A Fiat espera vender entre 1.000 e 1.500 unidades por mês do Strada Cabine Dupla e sabe que parte dos compradores virão da versão estendida — cerca de metade dos compradores que optariam por esta última passarão para a novidade, prevê o fabricante. Mas o que importa para os italianos é manter a liderança no segmento e aumentar sua participação.

Para isso, lançam o carro com preço bem competitivo. Custando R$ 46.440 (R$ 1.900 a mais que o Cabine Estendida, mas sem o sistema Locker), o novo Strada vem com o pacote Adventure (faróis de neblina e de longo alcance, rodas de alumínio de 15 pol, estribos, molduras plásticas e acabamento interno próprio), volante com regulagem de altura, direção assistida, ar-condicionado e vidros e travas elétricos. Restam como opcionais o Locker, teto solar, retrovisores com comando elétrico, rádio/toca-CDs com MP3, revestimento dos bancos em couro, bolsas infláveis e ABS. Com todos os opcionais disponíveis, seu valor aumenta em pouco mais de R$ 10 mil, o que ainda o deixa competitivo.

Com o primeiro picape leve de cabine dupla de fábrica (o que existiu no passado eram adaptações por empresas independentes), a Fiat inova outra vez no mercado brasileiro — e mundial. Tanto é que o carro já desperta atenções da América Latina, Europa e África do Sul, para onde era exportado nas configurações conhecidas e poderá seguir na nova configuração. O interesse de países árabes, notadamente a Arábia Saudita, ajuda a demonstrar que o tiro foi certeiro.

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Data de publicação: 30/6/09

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