O motor V8 de 4,2 litros adotou
injeção direta e passou de 310 para 350 cv; seu desempenho impressiona
o Touareg V8 oferece
requintes como suspensão regulável com molas a ar, quatro zonas de
ar-condicionado e rodas de 18 pol
A versão V6 diferencia-se por
itens como as rodas de 17 pol e tem preço muito competitivo, abaixo de
R$ 200 mil |
Já a
versão V8 é equipada com motor de 4,2 litros e 32 válvulas, que fornece
350 cv e 44,9 m.kgf (antes, 310 cv e 41,8 m.kgf com a mesma cilindrada e
injeção convencional) e também é acoplado ao câmbio automático de seis
marchas, com tração integral. Neste caso, como constatado na avaliação
na região de Campinas, o desempenho impressiona para o tipo e o peso do
veículo: máxima de 234 km/h e 0-100 km/h em 7,5 segundos, conforme o
fabricante.
O Touareg V8, que custa US$ 132.410 (R$ 243,6 mil), é ainda mais
luxuoso. Seu ar-condicionado possui quatro zonas, para que dois
passageiros do banco traseiro possam escolher a temperatura; as
regulagens dos bancos dianteiros são elétricas e têm memória, incluindo
volante (que também tem regulagem elétrica) e retrovisores; e os faróis
de xenônio atuam tanto no facho baixo
quanto no alto e são direcionais — no V6
atuam só no facho baixo. Vem ainda com
sistema auxiliar de estacionamento dianteiro e traseiro, monitor de
pressão dos pneus e volante com comandos de áudio e velocidade.
Como opcionais, o Touareg pode receber toca-DVDs para os passageiros do
banco traseiro, barras transversais ou longitudinais no teto, teto solar
e rodas de 18 pol (19 no caso do V8). O teto do V8 possui fotocélulas
para acionar a ventilação interna do veículo, de modo a reduzir seu
aquecimento quando parado sob sol. Há três opções de cores para o
interior e sete para a pintura.
Suspensão e
freios
A principal diferença —
além do motor, claro — entre as versões do Touareg é a adoção de série
da suspensão pneumática no V8, no lugar das molas de aço do V6. Essa
suspensão torna possível controlar, por botões no painel, a altura livre
do solo e o modo como os amortecedores atuam, de maneira mais firme ou
mais macia. Outra diferença entre as versões é o controlador de
velocidade, que no V8 é adaptativo.
O sistema funciona por meio de um radar, que verifica as condições de
tráfego à frente, e comanda a aceleração ou providencia a frenagem do
carro conforme as necessidades, sempre tomando como referência a
velocidade ajustada pelo motorista. Durante a avaliação foi possível
constatar que esse equipamento é muito interessante e eficaz, ainda que
nos primeiros quilômetros assuste um pouco a sensação de chegar perto de
outro carro sem reagir.
O Touareg também sofreu alterações nos freios. O sistema chamado ABSplus,
patenteado pela VW, detecta que o veículo está em piso de baixa
aderência — como no fora-de-estrada — e então permite leve travamento
das rodas, para empurrar os fragmentos à frente dos pneus. A fábrica
alega que ele reduz a distância de frenagem em até 20% nesse tipo de
piso. A assistência dos freios, antes pneumática, passa a ser
hidráulica. O utilitário ganhou ainda um sistema que monitora a rolagem
da carroceria (inclinação em curvas) e previne capotagem.
O utilitário da VW continua um excelente concorrente em seu segmento,
que inclui modelos como BMW X3 (o X5 é bem mais caro), Jeep Grand
Cherokee, Land Rover Discovery,
Nissan Pathfinder e Murano e
Volvo XC 90. Está mais maduro e competitivo, pois pode ser adquirido por
pouco menos de R$ 200 mil — preço bem interessante para o público a que
esse carro se destina. Se continuar assim, com nossa moeda forte perante
o dólar, é bem provável que esse nômade (Touareg é o nome de um povo do
deserto do Saara) seja visto com mais freqüência nos endereços chiques
das grandes cidades.
Continua |