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O motor V8 de 4,2 litros adotou injeção direta e passou de 310 para 350 cv; seu desempenho impressiona

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 o Touareg V8 oferece requintes como suspensão regulável com molas a ar, quatro zonas de ar-condicionado e rodas de 18 pol

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A versão V6 diferencia-se por itens como as rodas de 17 pol e tem preço muito competitivo, abaixo de R$ 200 mil

Já a versão V8 é equipada com motor de 4,2 litros e 32 válvulas, que fornece 350 cv e 44,9 m.kgf (antes, 310 cv e 41,8 m.kgf com a mesma cilindrada e injeção convencional) e também é acoplado ao câmbio automático de seis marchas, com tração integral. Neste caso, como constatado na avaliação na região de Campinas, o desempenho impressiona para o tipo e o peso do veículo: máxima de 234 km/h e 0-100 km/h em 7,5 segundos, conforme o fabricante.

O Touareg V8, que custa US$ 132.410 (R$ 243,6 mil), é ainda mais luxuoso. Seu ar-condicionado possui quatro zonas, para que dois passageiros do banco traseiro possam escolher a temperatura; as regulagens dos bancos dianteiros são elétricas e têm memória, incluindo volante (que também tem regulagem elétrica) e retrovisores; e os faróis de xenônio atuam tanto no facho baixo quanto no alto e são direcionais — no V6 atuam só no facho baixo. Vem ainda com sistema auxiliar de estacionamento dianteiro e traseiro, monitor de pressão dos pneus e volante com comandos de áudio e velocidade.

Como opcionais, o Touareg pode receber toca-DVDs para os passageiros do banco traseiro, barras transversais ou longitudinais no teto, teto solar e rodas de 18 pol (19 no caso do V8). O teto do V8 possui fotocélulas para acionar a ventilação interna do veículo, de modo a reduzir seu aquecimento quando parado sob sol. Há três opções de cores para o interior e sete para a pintura.

Suspensão e freios   A principal diferença — além do motor, claro — entre as versões do Touareg é a adoção de série da suspensão pneumática no V8, no lugar das molas de aço do V6. Essa suspensão torna possível controlar, por botões no painel, a altura livre do solo e o modo como os amortecedores atuam, de maneira mais firme ou mais macia. Outra diferença entre as versões é o controlador de velocidade, que no V8 é adaptativo.

O sistema funciona por meio de um radar, que verifica as condições de tráfego à frente, e comanda a aceleração ou providencia a frenagem do carro conforme as necessidades, sempre tomando como referência a velocidade ajustada pelo motorista. Durante a avaliação foi possível constatar que esse equipamento é muito interessante e eficaz, ainda que nos primeiros quilômetros assuste um pouco a sensação de chegar perto de outro carro sem reagir.

O Touareg também sofreu alterações nos freios. O sistema chamado ABSplus, patenteado pela VW, detecta que o veículo está em piso de baixa aderência — como no fora-de-estrada — e então permite leve travamento das rodas, para empurrar os fragmentos à frente dos pneus. A fábrica alega que ele reduz a distância de frenagem em até 20% nesse tipo de piso. A assistência dos freios, antes pneumática, passa a ser hidráulica. O utilitário ganhou ainda um sistema que monitora a rolagem da carroceria (inclinação em curvas) e previne capotagem.

O utilitário da VW continua um excelente concorrente em seu segmento, que inclui modelos como BMW X3 (o X5 é bem mais caro), Jeep Grand Cherokee, Land Rover Discovery, Nissan Pathfinder e Murano e Volvo XC 90. Está mais maduro e competitivo, pois pode ser adquirido por pouco menos de R$ 200 mil — preço bem interessante para o público a que esse carro se destina. Se continuar assim, com nossa moeda forte perante o dólar, é bem provável que esse nômade (Touareg é o nome de um povo do deserto do Saara) seja visto com mais freqüência nos endereços chiques das grandes cidades. Continua

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