


Na avaliação em asfalto, o
Touareg V8 revelou comportamento próximo ao de um bom automóvel e um
torque soberbo, apesar de toda a massa


A prova fora-de-estrada pôs
em demonstração a facilidade de uso, tanto dos comandos da suspensão
quanto das câmeras ao redor do utilitário |
O auxílio na descida é muito útil em piso escorregadio, porque impede
que o carro ganhe velocidade e mantém o motorista com pleno controle.
Também testamos o controle de tração nas curvas, em que a atuação da
eletrônica é tão desenvolvida e sutil que quase não se percebe. Pode-se
enfiar o pé no acelerador em plena curva que nenhuma roda derrapa.
E não poderia faltar a análise dos freios antitravamento (ABS) no piso
cheio de terra e pedras soltas. O bloqueio das rodas só aparece pelo
atrito dos grãos de areia e pedras. Ao contrário dos antigos sistemas
desse tipo, o pedal do freio não pulsa intensamente nem se interrompe a
frenagem. O controle do freio é feito sem que se perceba a atuação pelo
pé direito. Quanto ao sistema auxiliar de saída em aclives, basta o
motorista frear o carro que, ao tirar o pé do acelerador, ele se mantém
freado por dois segundos.
Se o V6 foi dirigido nessas condições, ao passar para o V8 encontramos
asfalto liso e muito cheio de curvas. Ali, o destaque — à parte o
soberbo motor com potência de sobra — vai para o câmbio de oito marchas
que, na prática, eliminou a necessidade de se adotar uma caixa de
redução no Touareg. As três primeiras marchas fazem as vezes da antiga
reduzida e as duas últimas funcionam como sobremarchas, já que a
velocidade máxima (de 228 ou 245 km/h, conforme o motor) é atingida em
sexta. No V8, a 120 km/h o conta-giros registra apenas 2.100 rpm.
Ao usar o câmbio no modo esportivo com trocas por meio de borboletas no
volante, nos surpreendemos. A cada nova geração, esse sistema está mais
rápido e fiel aos comandos do motorista. Pode-se reduzir marcha mesmo
com a rotação elevada que o sistema aceita, claro que respeitando o
regime máximo. Já no modo convencional, a marcha não reduz na mesma
situação.
Descrever o conforto de carros dessa categoria é quase desnecessário. O
motorista conta com todo o luxo e os passageiros gozam de muito espaço.
Só o ocupante do meio do banco traseiro terá de amargar um encosto mais
duro em função do apoio de braço. O que faltou mesmo foi um sistema de
entretenimento "amansa-criança" com DVD para o banco traseiro.
Por fim, a câmera de vídeo auxiliar que permite observar o que se passa
por baixo da parte dianteira do carro mostra utilidade. No
fora-de-estrada é comum o motorista precisar descer e avaliar se uma
pedra pode atingir o fundo do carro, ou se as rodas estão na parte certa
da precária ponte de madeira. Com essa câmera, pode-se avaliar o piso e
controlar as rodas pela tela do painel, calçando sapatos, e dispensar as
galochas. Do jeito que anda o progresso desses veículos, o próximo passo
pode ser um dispositivo para abrir porteiras... |
MOTOR
(V6)
- longitudinal, 6 cilindros em V; duplo comando no cabeçote,
4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 89 x 96,4 mm.
Cilindrada: 3.597 cm3. Taxa de compressão: 11,4:1. Injeção
direta. Potência máxima: 280 cv a 6.200 rpm. Torque máximo:
37
m.kgf a 2.900 rpm. |
MOTOR
(V8) - longitudinal, 8 cilindros em V; duplo comando no
cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 84,5 x 92,8
mm.
Cilindrada: 4.163 cm3. Taxa de compressão: 12,5:1. Injeção
direta. Potência máxima: 360 cv a 6.800 rpm. Torque máximo:
45,4
m.kgf a 3.500 rpm. |
CÂMBIO
- automático, 8 marchas; tração integral. |
FREIOS
- dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento
(ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira e traseira, independentes, braços sobrepostos. |
RODAS
(V6) - 8,5 x 19 pol; pneus, 265/50 R 19. |
RODAS
(V8) - 9 x 20 pol; pneus, 275/45 R 20. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,795 m; largura, 1,94 m; altura, 1,709 m;
entre-eixos, 2,893 m; capacidade do tanque, 100 l; porta-malas,
520
l; peso, 2.032 kg (V6) e 2.075 kg (V8). |
DESEMPENHO (V6) - velocidade
máxima, 228 km/h; aceleração
de 0 a 100 km/h, 7,8 s. |
DESEMPENHO (V8) - velocidade
máxima, 245 km/h; aceleração
de 0 a 100 km/h, 6,5 s. |
Dados do fabricante; consumo
não disponível |
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