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No concreto do antigo Caminho do Mar, o CrossFox mostrou que mantém boa estabilidade apesar dos pneus Scorpion ATR de uso misto, opcionais

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Enfim um painel amplo e fácil de ler; computador de bordo vem de série

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Os novos pneus aumentam a aderência e a robustez na terra e devem melhorar a tração sobre lama, embora esse não seja o objetivo do carro

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A precisão de direção no asfalto foi pouco afetada pela mudança; seu desempenho continua bom, com destaque ao torque em baixa rotação

Destaca-se o bom acerto da suspensão. Claro que, por ser mais alto, a inclinação lateral é mais acentuada que no Fox normal, mas em nenhum momento há a sensação de instabilidade. A resposta ao volante com os pneus mistos, no piso de concreto da estrada velha de Santos, não é tão rápida como seria com pneus normais, mas nem por isso inadequada. Quanto ao desempenho, nada de novo: o motor EA-111 de 1,6 litro oferece saudáveis 104 cv com álcool (101 cv com gasolina), suficientes para bom fôlego e agilidade mesmo na íngreme subida da Serra do Mar.

O torque máximo de mais de 15 m.kgf, a baixas 2.500 rpm, promove a agradável sensação de motor cheio e elimina a necessidade de levar a rotação a níveis mais altos ou de usar o câmbio com muita frequência. Aliás, tanto pela maciez quanto pelo acerto nas relações, a caixa manual continua uma referência. Por ora a Volkswagen não fez menção de oferecer o câmbio automatizado ASG da versão I-Motion do Fox, o que daria ao veículo bem maior conveniência no uso urbano. A Fiat já seguiu por esse caminho com as versões Adventure de Palio Weekend e Idea. Não é novidade que a maior parte dos compradores de "aventureiros" jamais os colocará na terra.

Deixando o concreto da Serra, entramos num pequeno trecho de estrada de terra, onde os pneus mistos justificaram a ligeira perda de comportamento no asfalto, fazendo o CrossFox enfrentar com maior propriedade o piso mais escorregadio e pleno de pedras soltas. Nessa situação, os Scorpions ATR também oferecem maior resistência a cortes e lesões típicas do fora-de-estrada. Em terreno irregular, ao olhar pelo pequeno retrovisor interno, percebe-se que o estepe balança de maneira significativa, mas sem chegar a transmitir ruído à cabine.

Se o preço sugerido a partir de R$ 45.550 é atraente diante de adversários como Sandero Stepway e 207 Escapade, os equipamentos de série são escassos: direção assistida, volante ajustável em altura e distância, controle elétrico dos vidros e travas, computador de bordo, para-brisa com faixa degradê. Todo o restante é opcional, como ar-condicionado (R$ 3.841), rodas de alumínio com pneus mistos, teto solar, sensores de estacionamento, banco traseiro bipartido, rádio com ou sem toca-CDs e interface Bluetooth, freios com sistema antitravamento (ABS) e bolsas infláveis frontais. A nova cor laranja, assim como a amarela, custa mais R$ 1.700.

O CrossFox é um carro de sucesso e a atualização não poderia desvirtuar o apelo que o tornou querido pelos consumidores. Esta versão renovada mantêm o apelo estético, elimina excessos da anterior e adiciona requinte ao desenho e ao acabamento interno, promovendo uma feliz suavização de formas. Acrescente-se a isso seu bom comportamento dinâmico e o resultado será um carro com argumentos para ser ainda mais desejado por seus admiradores.

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 76,5 x 86,9 mm. Cilindrada: 1.598 cm3. Taxa de compressão: 12,1:1. Injeção multiponto sequencial. Potência máxima: 101 cv (gas.) e 104 cv (álc.) a 5.250 rpm. Torque máximo: 15,4 m.kgf (gas.) e 15,6 m.kgf (álc.) a 2.500 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento (ABS) opcional.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson, estabilizador; traseira, eixo de torção.
RODAS - 6 x 15 pol, pneus 205/60 R 15.
DIMENSÕES - comprimento, 4,034 m; largura, 1,677 m; altura, 1,631 m; entre-eixos, 2,467 m; capacidade do tanque, 50 l; porta-malas, 260 a 353 l (conforme ajuste do banco traseiro); peso, 1.130 kg.
Desempenho e consumo
  gasolina álcool
Velocidade máxima 173 km/h 175 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,3 s 11,0 s
Consumo em cidade 11,4 km/l 7,8 km/l
Consumo em estrada 16,0 km/l 10,9 km/l
Dados do fabricante

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