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Ao lado das alterações nos motores de 1,0 e 1,6 litro, o pacote BlueMotion traz pneus de 14 pol com menor resistência e indicadores no painel

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Na avaliação, o motor 1,6-litro deu desenvoltura ao Gol, mas o Voyage 1,0-litro ainda deixa a desejar: pouco torque para quase uma tonelada


 
Ficha técnica - Gol 1,6 I-Motion
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 76,5 x 86,9 mm. Cilindrada: 1.598 cm3. Taxa de compressão: 12,1:1. Injeção multiponto sequencial. Potência máxima: 101/104 cv a 5.250 rpm. Torque máximo: 15,4/15,6 m.kgf a 2.500 rpm.
CÂMBIO - manual automatizado, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção.
RODAS - 6 x 16 pol; pneus, 195/50 R 16 (opcionais).
DIMENSÕES - comprimento, 3,895 m; largura, 1,656 m; altura, 1,464 m; entre-eixos, 2,465 m; capacidade do tanque, 55 l; porta-malas, 285 l; peso, 971 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 188/190 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 10,7/10,4 s.
Dados do fabricante para gasolina/álcool; consumo não disponível

 
Ficha técnica - Voyage 1,0
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 67,1 x 70,6 mm. Cilindrada: 999 cm3. Taxa de compressão: 12,7:1. Injeção multiponto sequencial. Potência máxima: 72/76 cv a 5.250 rpm. Torque máximo: 9,7/10,6 m.kgf a 3.850 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção.
RODAS - 6 x 14 pol; pneus, 185/60 R 14 (opcionais).
DIMENSÕES - comprimento, 4,215 m; largura, 1,656 m; altura, 1,462 m; entre-eixos, 2,465 m; capacidade do tanque, 55 l; porta-malas, 480 l; peso, 974 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 165/167 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 13,6/13,1 s.
Dados do fabricante para gasolina/álcool; consumo não disponível

Na parte mecânica, a VW lança uma nova versão do conhecido motor EA-111 de 1,0 litro, chamada de TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), que visou a obter maior torque em baixas rotações e reduzir consumo e emissão de gás carbônico (CO2) em 4%. As novidades estão em pistões e trem de válvulas com redução de atritos, central eletrônica de injeção e ignição mais moderna e novos comando de válvulas e coletor de admissão, além de melhorias no sistema de partida a frio, que continua a usar o tanque auxiliar de gasolina.

Curiosamente, os valores de potência e torque — com gasolina ou álcool — e seus regimes são os mesmos do motor usado desde o lançamento em 2008. O EA-111 de 1,6 litro, com poucas alterações (basicamente válvulas mais leves), também preserva os índices anteriores. Nas versões de topo — Gol Power e Voyage Comfortline — há a inédita opção de rodas de alumínio de 16 pol com pneus 195/50 e o sistema antitravamento (ABS) de freios passou a uma geração mais moderna.

Os mais interessados em economia podem optar pelo pacote opcional BlueMotion Technology. Ao contrário da versão BlueMotion do Fox, o pacote mantém a grade dianteira das outras versões e não afeta as relações de marcha. A única alteração para reduzir o consumo em até 8% — de acordo com a VW — está nos pneus na medida 175/70 R 14 com composto especial para menor resistência à rolagem. O carro com esse opcional traz ainda indicador digital de consumo instantâneo e mostrador digital da marcha ideal a ser usada.

Ao volante   No lançamento em Florianópolis, SC, foi possível dirigir Gol e Voyage em breves trajetos de cerca de 20 quilômetros. O Voyage com motor de 1,0 litro, escolhido por seu maior peso para colocar à prova o motor aprimorado, não convenceu: continua a faltar torque em baixa rotação para levar com vivacidade o carro de 974 kg, mesmo avaliado em condição favorável (em piso plano e ao nível do mar). Mais uma vez ficou confirmado que motores dessa cilindrada deveriam ficar restrito a carros menores e sem ar-condicionado, sendo sua aplicação a pesados sedãs uma distorção provocada pelo benefício fiscal.

Passando ao Gol I-Motion, com câmbio automatizado e motor 1,6, as sensações são bem outras. Há bastante potência disponível em médias rotações, a ponto de se imaginar que o carro ofereça mais que 104 cv (com álcool), o que torna a condução ágil e agradável. As rodas de 16 pol com pneus de perfil mais baixo tendem a deixar o rodar mais firme, com maior transmissão de impactos, embora a VW tenha recalibrado os amortecedores a fim de compensar essa perda. Contudo, em um breve teste sobre bom asfalto, não foi possível avaliar a contento esse compromisso.

Um ponto positivo é o baixo nível de ruído interno. Já o câmbio automatizado, bem-vindo pelo conforto nos grandes centros, continua apenas regular em suas mudanças de marcha, que impõem uma interrupção de potência mais longa que o esperado e levam ao que muitos entendem como um "tranco". Esse inconveniente, que em maior ou menor grau é comum a todos os automatizados dos carros nacionais, só será mesmo resolvido quando se tornarem mais acessíveis as caixas de dupla embreagem — como a DSG que a VW aplica a toda a sua linha na Europa, mas aqui oferece apenas do Jetta TSI para cima.

Foram poucas evoluções para esses importantes modelos da linha da marca alemã, que sabe que o mercado nacional costuma responder bem a simples refrescos de aparência. Por enquanto, fica no ar se a perua Parati (cujas vendas hoje estão restritas a frotistas e governos) terá uma sucessora, que nasceria já com o visual atualizado de Gol e Voyage.

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Rodas de alumínio de 16 pol com pneus 195/50 são um opcional inédito

   
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