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Lobo em pele de cordeiro: o Jetta Highline mostrou desempenho de um esportivo e grande estabilidade na avaliação na rodovia Mogi-Bertioga

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Semelhante na aparência, mas bem mais simples na parte mecânica, o Comfortline vem tornar o modelo mais acessível e ampliar as vendas

A suspensão dianteira é a mesma nas duas versões, salvo pela calibração. Já na traseira, os mesmos pontos de ancoragem recebem um eixo de torção com barra Panhard (para melhor controle de movimentos transversais), no Jetta Comfortline, ou um conjunto multibraço com subchassi e estabilizador, na versão mais potente. Também divergem na assistência de direção — hidráulica e elétrica, na ordem — e nos freios dianteiros, que têm discos maiores no Highline. A relação de direção é a mesma, 15:1.

Ao volante  
A Volkswagen escolheu um bom roteiro para a avaliação do Jetta pelos jornalistas na rodovia que liga Mogi das Cruzes à cidade litorânea de Bertioga, em São Paulo. Foram cerca de 70 quilômetros com a versão Highline — infelizmente não foi possível fazê-lo com o Comfortline, que dirigimos por 20 km em um trajeto urbano e rodoviário.

O Jetta mais potente não ostenta esportividade: do som do motor em baixa rotação às formas do banco, a sensação é mesmo de médio de luxo. Sai-se devagar, com a agradável entrega instantânea de torque do motor turbo, e o conforto de marcha mostra-se adequado, apesar da calibração firme da suspensão e dos pneus de perfil baixo. A caixa automatizada atua de forma impecável em modo automático, suave e precisa nas mudanças.

Surge asfalto livre e o Highline mostra seu lado feroz. Levar o motor aos limites é puro prazer. Com um ruído contido e ausência de vibrações, sobe até 6.750 rpm antes que a DSG faça a troca automática rapidíssima, sem interromper a aceleração. A VW anuncia 7,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h e não há por que duvidar. No percurso de serra, os pneus Michelin Primacy HP parecem colados ao piso e a atitude em curva é impecável: leve subesterço, que passa a um contido sobresterço quando se corta o acelerador. É preciso abusar para fazer atuar o controle de estabilidade. O peso da direção está bem acertado e os freios transmitem confiança.

Do Comfortline não se esperava mais que um automóvel pacato e confortável para quem não gosta de acelerar, e foi o que encontramos. O motor com bom torque não chega a incomodar no uso urbano, mas lhe falta brilho: simulando uma ultrapassagem de 80 a 120 km/h com o câmbio em modo automático, por exemplo, a sensação é de lentidão excessiva, apesar da vantagem de menor intervalo entre as relações que essa caixa tem diante da concorrência de quatro e cinco marchas.

O câmbio em si nada tem de errado — pelo contrário, pois atua com maciez e faz trocas no momento desejado —, mas não se faz milagre com um motor de 120 cv em um carro de 1.346 kg. Tudo seria diferente com uma versão de quatro válvulas por cilindro e potência entre 140 e 150 cv. Contudo, a VW optou por um motor mais barato, já em produção (no México) e com versão flexível desenvolvida para o Golf. Restam boas impressões quanto ao nível de ruídos e vibrações, o conforto das suspensões (mesmo com pneus de 17 pol) e as várias amenidades oferecidas no interior.

A Volkswagen não esconde seu alvo com o Jetta Comfortline, versão que deve responder por 70% das vendas: o Corolla, também discreto nas formas e no modo de rodar, mas que leva a vantagem dos motores mais potentes. Quanto ao Highline, é praticamente um Audi A3 com espaço e conforto para a família, mas pode enfrentar séria concorrência em sedãs maiores na mesma faixa de preço, em especial o Ford Fusion V6. De qualquer forma, agora a marca alemã ataca em duas frentes, o que amplia suas chances de êxito.

Ficha técnica
    Comfortline Highline
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válv. por cilindro no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 82,5 x 92,8 mm
Cilindrada 1.984 cm3
Taxa de compressão 11,5:1 9,6:1
Potência máxima 116 cv (gas.) e 120 cv (álc.)
a 5.000 rpm
200 cv a 5.100 rpm
Torque máximo 17,7 m.kgf (gas.) e 18,4 m.kgf
(álc.) a 4.000 rpm
28,5 m.kgf de 1.700 a 5.000 rpm
Alimentação injeção multiponto sequencial injeção direta, turbo, resfriador de ar
CÂMBIO
Tipo e marchas manual, 5, ou automático, 6 manual automatizado, 6
Tração dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a disco
Antitravamento (ABS) sim
DIREÇÃO
Assistência hidráulica elétrica
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira eixo de torção independente, multibraço
RODAS
Rodas 6,5 x 16 pol 7 x 17 pol
Pneus 205/55 R 16 225/45 R 17
DIMENSÕES
Comprimento e largura 4,644 m / 1,778 m
Altura e entre-eixos 1,473 m / 2,651 m
Capacidade do tanque e porta-malas 55 l / 510 l
Peso 1.346 kg (automático) 1.375 kg
DESEMPENHO
  gas. álc. gas.
Velocidade máxima 191 km/h 198 km/h 238 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,0 s 11,1 s 7,3 s
Dados do fabricante para câmbio automático no Comfortline; consumo não disponível

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