
Do som do motor de 2,5 litros ao
acerto da suspensão, a Jetta evidencia um projeto com o motorista em
mente, sem sacrifícios aos passageiros




A tela central sensível ao toque
serve ao novo sistema de áudio, para controlar o ar-condicionado e
visualizar os sensores de estacionamento |
Excitante? Sim, isso mesmo. O equilibrado motor de cinco
cilindros em linha, 2,5 litros e 170 cv ronrona em marcha-lenta
e nem de longe avisa que, ao ser levado a rotações mais alegres,
emitirá um som que é pura música para quem gosta de automóvel.
Certamente por saber do viés esportivo dessa supostamente
tranquila perua, a Volkswagen organizou o evento de lançamento
numa pista, o traçado espetacular da Fazenda Capuava, em
Vinhedo, SP, onde o falecido Alcides Diniz (Grupo Pão de Açucar),
piloto de mão cheia — e bolso idem —, se divertia com sua frota
de carros de corrida da melhor qualidade. Curvas lá não faltam
e, nesse cenário, nem só de som de motor se valeu a Variant para
agradar aos jornalistas. Equilibrada, a perua não perdeu pose
(ou penas?) nem mesmo nas mais radicais trocas de direção,
emendando esquerdas e direitas em aclive e declive. Jamais um
descompasso, nunca um desequilíbrio. Como enfrentariam os tão
almejados utilitários esporte e minivans essa dança de
trajetórias? Na certa, atabalhoadamente. Mas a vida do dia a dia
nas cidades e estradas não é de curvas tomadas no limite, nem de
frenagens bruscas, certo?
Certo. Mas também errado. Certo é imaginar que quem comprará a
Variant deve privilegiar a condução segura, a civilidade ao
volante. Perua é preferência de quem tem família, leva bagagem,
cachorro, bicicletinha, o que não combina com pilotagem ousada.
Mas errado é imaginar que quem tem família e leva suas
tranqueiras para praia ou sítio deve abrir mão de freios bons,
comportamento preciso do volante e uma atuação soberba das
suspensões, já que, tanto na estrada quanto na cidade, um carro
bem equilibrado, ágil e “esperto” é sinônimo de segurança. E na
pista da Fazenda Capuava a Variant mostrou tudo isso: a
esperteza, a agilidade, a segurança que todo carro deveria ter,
sobretudo os que levam famílias. Segurança que — lamentavelmente
— está sendo preterida por uma posição de dirigir “altinha”, uma
tração integral que nunca será usada e ângulos de ataque e de
saída para dunas que nunca serão enfrentadas.
A Jetta Variant conta não apenas com um eficiente motor, bem
assessorado pela caixa automática de seis marchas, mas também
com uma soberba suspensão traseira independente multibraço que
faz os pneus copiarem o solo de maneira atávica. Em conjunto com
os controles de estabilidade e tração, por mais provocada que
seja através do volante, a Jetta permanece um impávido colosso,
fiel como um cão à trajetória escolhida. E na hora de evitar o
tronco das árvores no fim das retas da pista da bela fazenda,
freios que cumprem sua função com louvor. Dentro o ambiente é de
sobriedade, com destaque para o novo sistema de áudio, os bancos
muito confortáveis e o ar-condicionado capaz de detectar alta
concentração de poluentes e fechar a entrada de ar externo. O
revestimento em couro pode ser preto ou bege e cores para a
carroceria também há várias, incluindo a bela vermelha que
aparece em algumas fotos. E a opção pela perua traz ainda um bom
espaço para bagagem, de 505 litros sem rebater o banco traseiro
(dividido em 60:40), além de todo o pacote de itens de conforto,
conveniência e segurança que supera a maior parte dos modelos de
sua faixa de preço. |
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MOTOR
- transversal, 5 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote,
4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm.
Cilindrada: 2.480 cm3. Taxa de compressão: 10:1. Injeção
multiponto sequencial. Potência máxima: 170 cv a 5.700 rpm. Torque máximo:
24,5
m.kgf a 4.250 rpm. |
CÂMBIO
- automático, 6 marchas; tração dianteira. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento
(ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência eletroidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente McPherson; traseira, independente
multibraço. |
RODAS
- 17 pol; pneus, 225/45 R 17. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,556 m; largura, 1,781 m; altura, 1,467 m;
entre-eixos, 2,578 m; capacidade do tanque, 55 l; porta-malas, 505
l; peso, 1.515 kg. |
DESEMPENHO - velocidade
máxima, 205 km/h; aceleração
de 0 a 100 km/h, 9,2 s. |
Dados do fabricante; consumo
não disponível |
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