Os bancos simulam rastros de
pneus fora-de-estrada e há bom espaço na cabine, mas a caçamba curta
traz problemas para transportar motos
O motor de 101/104 cv, o
mesmo das demais versões, não brilha pelo desempenho: a VW bem poderia
oferecer o de 2,0 litros como opção |
Sem decorações
exageradas, o interior mantém o painel conhecido e traz
computador de bordo; o volante com comandos de áudio é opcional
Ao volante
A primeira boa impressão ao colocar o Saveiro Cross em movimento
é o câmbio preciso, muito suave e de curso reduzido. A caixa de
cinco marchas tem as mesmas relações da versão Trooper, com
primeira e segunda marchas mais curtas que no Gol, mas os pneus
têm maior diâmetro que os do automóvel. Assim, mesmo com o
picape vazio, parece faltar um pouco de ânimo ao motor de 1,6
litro por causa do câmbio longo. É preciso recorrer à quarta
marcha mesmo em subidas discretas, pois a quinta produz baixa
rotação — o que é confortável, mas poderia ser revisto em se
tratando de um utilitário. Já a arrancada em primeira é bem
vigorosa, justificável pela necessidade de transportar até 661
kg de carga (o limite do Cross é um pouco mais baixo que o do
Trooper, 700 kg, pois o peso do carro aumentou).
Tivemos a chance de fazer dois testes muito importantes: curvas
no asfalto e um trecho de terra, sem lama. Nas curvas em alta
velocidade, o trabalho feito na suspensão permite que, mesmo no
limite, o pequeno picape se mantenha firme, sem apresentar
tendência a desgarrar de traseira. Já na terra, os pneus Pirelli
Scorpion ATR conseguem desempenho compatível com a proposta
“aventureira”. Pelo menos com a borracha ainda nova, eles
absorvem bem as irregularidades e não acusam pedras ou buracos
menores. Têm uma rodagem macia e, quando precisamos "juntar" nos
freios para não voar em uma depressão, tanto os pneus quanto o
sistema antitravamento (ABS) mostraram grande eficiência. Faltou
avaliar na lama, que é a grande dificuldade dos carros com
“jeito” de fora-de-estrada, mas tração simples.
O bom trabalho da área de estilo também conseguiu reduzir muito
o nível de ruído interno, mas a capota marítima vibra com o
vento, produzindo um barulho intermitente bem atrás da cabeça do
motorista. A capota deveria ser um item opcional, pois para quem
usa a caçamba com frequência a operação de remover as talas
(hastes de fixação), enrolar a lona e recolocar tudo é
inconveniente. A intenção da lona é proteger a bagagem das
intempéries, além de melhorar a aerodinâmica, mas os pertences
podem ir dentro da cabine estendida, que existe pra isso. Por
outro lado, muito bons são a estrutura de alumínio e os ganchos
deslizantes para fixar a carga. É realmente uma pena essa versão
não ser oferecida com cabine simples.
Com desempenho pouco mais modesto que o da versão Trooper, pelos
dados do fabricante (que, lamentavelmente, não informa o
consumo), nota-se que o motor se ressente de um pouco mais de
vigor, o que pode ficar ainda mais sensível com a caçamba
carregada. Talvez fosse a hora de a VW estudar a possibilidade
de equipar o Saveiro com o motor de 2,0 litros de 116/120 cv do
Golf e do Polo, o que deixaria o interessante Cross ainda mais
atraente. |
|
MOTOR
- transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote,
2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 76,5 x 86,9 mm.
Cilindrada: 1.598 cm3. Taxa de compressão: 12,1:1. Injeção
multiponto sequencial. Potência máxima: 101 cv (gas.) e 104 cv (álc.)
a 5.250 rpm. Torque máximo:
15,4
m.kgf (gas.) e 15,6 m.kgf (álc.) a 2.500 rpm. |
CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração dianteira. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento
(ABS) opcional. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção. |
RODAS
- 6 x 15 pol; pneus,
205/60 R 15. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,526 m; largura, 1,729 m; altura, 1,546 m;
entre-eixos, 2,75 m; capacidade do tanque, 55 l; caçamba, 734 l; capacidade de carga,
661 kg; peso, 1.074 kg. |
|
|
|
gas. |
álc. |
Velocidade máxima |
175 km/h |
177 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h |
11,4 s |
11,0 s |
Dados do fabricante; consumo
não fornecido |
|
|