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Se o espaço interno era um bom atributo da Spacefox, agora o motorista dispõe de um quadro de instrumentos bem legível e computador de bordo
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Na breve avaliação, o motor mostrou desempenho correto e o câmbio I-Motion agradou, mas uma opção de 2,0 litros seria bem-vinda ao carro

 
Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 76,5 x 86,9 mm. Cilindrada: 1.598 cm3. Taxa de compressão: 12,1:1. Injeção multiponto sequencial. Potência máxima: 101 cv (gas.) ou 104 cv (álc.) a 5.250 rpm. Torque máximo: 15,4 m.kgf (gas.) ou 15,6 m.kgf (álc.) a 2.500 rpm.
CÂMBIO - manual ou manual automatizado, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento (ABS), opcional na versão básica.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção.
RODAS - 6 x 15 pol; pneus, 195/55 R 15.
DIMENSÕES - comprimento, 4,178 m; largura, 1,657 m; altura, 1,547 m; entre-eixos, 2,465 m; capacidade do tanque, 50 l; porta-malas, 430 a 527 l (conforme ajuste do banco traseiro), 1.385 l (banco rebatido); peso, 1.142 kg (básica) a 1.151 kg (Sportline I-Motion).
 
Desempenho
  câmbio manual automatizado
  gas. álc. gas. álc.
Veloc. máxima 179 km/h 181 km/h 179 km/h 181 km/h
0 a 100 km/h 11,4 s 11,1 s 11,9 s 11,6 s
Dados do fabricante; consumo não disponível

 

De resto, as suspensões receberam um discreto ajuste na carga dos amortecedores: nas altas frequências (velocidade de oscilação) oferecem resposta mais firme, enquanto nas baixas frequências, ou seja, na condução comum do dia a dia, a calibração permaneceu igual para não prejudicar o conforto de marcha.

Ao volante   Num breve teste de pouco mais de 60 quilômetros nas cercanias da fábrica da VW em São José dos Pinhais, PR, tanto a versão de câmbio manual como a I-Motion se mostraram agradáveis de conduzir. A sensação positiva causada pela reforma no interior é mais do que evidente. Olhos e tato são agradados pelos novos desenhos e materiais. O motor 1,6 cumpre sua função sem glórias nem dores: é justo para o carro, com boas respostas já em baixa rotação, ponto bastante melhorado quando introduzida a série VHT. Todavia, merece reflexão o fato de ser opção única: existe na linha VW o mais potente 2,0-litros que, acreditamos, seria uma interessante alternativa para quem desejasse ter uma Spacefox em viés mais rodoviário, habilitada a levar cinco ocupantes e toda a bagagem que o amplo porta-malas permite sem precisar esgoelar o acelerador para ultrapassar e vencer aclives.

Quanto à caixa I-Motion, as mesmas boas impressões já constatadas no Polo e no Fox: para um automatizado de embreagem única, que é o que temos nos carros nacionais por enquanto (e não dupla como a mesma VW usa em quase toda sua linha na Europa), as mudanças até que são suaves e ocorrem no momento desejado quando em modo automático. Se o motorista desejar operação manual, pode fazer as trocas pela alavanca seletora, subindo marchas para frente e reduzindo para trás, ou — caso haja o opcional — pelos comandos no volante, subindo pela direita e reduzindo pela esquerda.

Agora são duas as opções de acabamento da Spacefox, tendo em vista a extinção da versão Route: básica, com preços sugeridos de R$ 48.790 para caixa manual e R$ 51.460 para I-Motion, e Sportline, com valores de R$ 55.190 e R$ 57.860, na ordem. Como referências, a Idea HLX 1,8 custa R$ 51.190, a Meriva Maxx 1,4 sai por R$ 49.577 e a Livina SL 1,6 a R$ 52.190, todas com câmbio manual. Fiat e GM oferecem caixas automatizadas, mas só em versões mais caras que as citadas, e a Nissan tem uma automática vinculada ao motor 1,8. Entre as peruas, a Palio Weekend Trekking 1,8 custa R$ 44.770 e a 207 SW XS 1,6, com câmbio automático de série, R$ 51 mil.
 
A Spacefox básica traz entre os equipamentos de série ar-condicionado, direção assistida, banco do motorista regulável em altura, banco traseiro com ajuste longitudinal, controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros, das travas e dos retrovisores, luz de leitura dianteira, alarme com controle remoto, para-brisa com faixa degradê, faróis com duplo refletor e rodas de aço de 15 pol com pneus 195/55. Os opcionais incluem bolsas infláveis frontais, sistema antitravamento de freios (ABS), rodas de alumínio, faróis de neblina, revestimento superior dos bancos, para-sóis iluminados, faróis e limpador de para-brisa automáticos, temporizador de faróis, volante com regulagem de altura e distância, banco traseiro bipartido, rádio/MP3 com ou sem toca-CDs, computador de bordo, configurador de funções  e volante com comandos. No caso da versão I-Motion, o computador de bordo é de série e o volante opcional traz comandos de trocas de marcha.
 
A versão Sportline acrescenta retrovisor direito com rebatimento automático ao engatar ré (para mostrar o meio-fio), computador de bordo, faróis e limpador automáticos, temporizador de faróis, configurador, luzes de leitura traseiras, mesas atrás dos bancos dianteiros, rodas de alumínio, bolsas infláveis e ABS de série. As opções, além do câmbio I-Motion, são revestimento dos bancos em couro, rádio ou toca-CDs, volante multifunção, sensores de estacionamento traseiros, volante ajustável e banco bipartido — estes dois parecem "esquecidos" em um carro com boa dotação de série.

Enfim, é certo que a Spacefox 2010 é um passo à frente em relação à versão anterior, e não poderia ser de outro modo tendo em vista a receptividade morna obtida nesses quatro anos de mercado. No entanto, a sensação é que, mesmo se corretas, as intervenções mostraram certa falta de ousadia. Seguir o chamado "DNA da marca" pode conferir a este VW elegância e padronização, mas... será que o consumidor não responderia com mais entusiasmo a um Spacefox mais ousado externa e internamente?

O porta-malas acomoda 527 litros com o banco traseiro no ajuste mais avançado; nos dianteiros, bom conforto, salvo pelo comprimento do assento

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