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Curiosidades

A ordem é compartilhar

Há interessantes semelhanças de medidas internas
dos motores, na mesma marca ou entre diversas

Texto: Fabrício Samahá - Colaboração: Bob Sharp - Fotos: divulgação

Escolha um especialista em Volkswagen e pergunte-lhe que motor do grupo alemão tem 81 mm de diâmetro dos cilindros e 86,4 mm de curso dos pistões. Ou vá até um aficionado por Chevrolet e o questione sobre o modelo lançado pela marca no Brasil, em 2001, que utilizava um motor de 2,0 litros com 86 x 86 mm.

As respostas AP-1800 e Zafira estarão corretas, mas não são as únicas. Além destes motores, bem conhecidos no Brasil, outros das mesmas empresas compartilhavam as mesmas medidas internas básicas: o V6 de 2,7 litros da Audi, que equipa a perua Allroad, e o turbodiesel de origem Mazda utilizado por alguns meses no utilitário esporte Tracker, respectivamente.

Caso típico de compartilhamento: 75% dos componentes são iguais entre os novos motores de 2,8, 3,5 e 4,2 litros da GM, no alto -- o maior deles é usado no Trailblazer, ao lado

Essa coincidência de medidas resulta, muitas vezes, de um compartilhamento de componentes dentro da linha de produção de motores. A MWM, por exemplo, produz os turbodiesels de 2,8 litros (para S10, Frontier e o jipe Troller) e de 4,2 litros (para F-250 e Silverado quando era produzido) dentro do conceito modular: os conjuntos pistões-bielas são idênticos, com diâmetro de cilindros de 93 mm, assim como o curso dos pistões, de 103 mm. A diferença de cilindrada é causada apenas pelo número de cilindros: quatro no 2,8, seis no 4,2.

O mesmo princípio aplicava-se aos motores iniciais do Opala, o quatro-cilindros 153 de 2,5 litros e o seis-cilindros 230 de 3,8 litros (98,4 x 82,5 mm). Já o 2,5-litros 151, adotado mais tarde nesse Chevrolet, usava as mesmas medidas (101,6 x 76,2 mm) do V8 de 4,95 litros do Ford Maverick, neste caso apenas uma coincidência, comum em motores de origem americana em função do sistema de medidas em polegadas (no caso, 4 x 3 pol) A GM americana também tinha um V8 de 4,95 litros, um "duplo 151", mas nunca o utilizou por aqui.

Modularidade também na Chrysler: os motores turbodiesel de 3,1 litros, do Grand Cherokee (foto), e de 2,5 litros de outros modelos só se diferenciam no número de cilindros

Outro exemplo, recente, de modularidade é o motor de seis cilindros e 4,2 litros do Chevrolet Trailblazer. Há uma versão programada de cinco cilindros (3,5 l) e outra de quatro (2,8 l), mantendo iguais pistões e bielas. Apenas o número de cilindros muda, permitindo compartilhar 75% dos componentes. Caso idêntico é o do V6 de 4,3 litros de nossos S10 e Blazer e do V8 de 5,7 litros da GM americana, ambos com 101,6 x 88,4 mm.

Na linha Fiat européia, os motores turbodiesel de 1,9 litro (quatro cilindros) e 2,4 litros (cinco) também são modulares, com 82 x 90,4 mm. Idem para os turbodiesel de 2,5 e de 3,1 litros da Chrysler, com 92 x 94 mm, só que neste caso com cinco e seis cilindros, na ordem. Continua

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Data de publicação: 10/6/03

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