A ordem é compartilhar
Há
interessantes semelhanças de medidas internas |
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Escolha um especialista
em Volkswagen e pergunte-lhe que motor do grupo alemão tem 81 mm de
diâmetro dos cilindros e 86,4 mm de curso dos pistões. Ou vá até um
aficionado por Chevrolet e o questione sobre o modelo lançado pela
marca no Brasil, em 2001, que utilizava um motor de 2,0 litros com 86 x
86 mm. |
Caso típico de compartilhamento: 75% dos componentes são iguais entre os novos motores de 2,8, 3,5 e 4,2 litros da GM, no alto -- o maior deles é usado no Trailblazer, ao lado |
Essa coincidência de
medidas resulta, muitas vezes, de um compartilhamento de componentes
dentro da linha de produção de motores. A MWM, por exemplo, produz os
turbodiesels de 2,8 litros (para S10, Frontier e o jipe Troller) e de
4,2 litros (para F-250 e Silverado quando era produzido) dentro do
conceito modular: os conjuntos pistões-bielas são idênticos, com
diâmetro de cilindros de 93 mm, assim como o curso dos pistões, de 103
mm. A diferença de cilindrada é causada apenas pelo número de cilindros:
quatro no 2,8, seis no 4,2. |
Modularidade também na Chrysler: os motores turbodiesel de 3,1 litros, do Grand Cherokee (foto), e de 2,5 litros de outros modelos só se diferenciam no número de cilindros |
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Outro exemplo,
recente, de modularidade é o motor de seis cilindros e 4,2 litros do
Chevrolet Trailblazer. Há uma versão
programada de cinco cilindros (3,5 l) e outra de quatro (2,8 l),
mantendo iguais pistões e bielas. Apenas o número de cilindros muda,
permitindo compartilhar 75% dos componentes. Caso idêntico é o do V6 de
4,3 litros de nossos S10 e Blazer e do V8 de 5,7 litros da GM americana,
ambos com 101,6 x 88,4 mm. |
Humor & Curiosidades - Página principal - e-mail Data de publicação: 10/6/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |