A real indústria de Sua Majestade
As
marcas inglesas pouco representam em volume, |
Quando se fala na falência da Inglaterra como produtora de
automóveis, muitos estranham por conhecer marcas inglesas que ainda produzem veículos. Na verdade, o que acontece é que as indústrias inglesas ou
são pequenas demais para ser importantes para o grande esquema das coisas, ou
são propriedade de marcas de outros países. |
![]() |
A tradição do Lotus Super
Seven, esportivo essencial e extremamente divertido lançado em 1957,
permanece viva no Caterham |
Os motivos que levaram à falência da indústria de massa inglesa são vários, mas com certeza o maior é que a Grã-Bretanha não conseguiu, no pós-guerra, que seus produtos alcançassem o nível de confiabilidade da concorrência internacional. Isso porque a indústria desse país sempre esteve pulverizada em várias pequenas companhias, e nenhuma delas alcançou volume de produção significativo. |
O projeto do
Austin Seven era tão adequado às condições européias que foi
adotado pela BMW para a fabricação de seu primeiro carro, o Dixi (ao
lado) |
![]() |
Não foi sempre assim. Antes da Segunda
Guerra a Grã-Bretanha tinha uma próspera indústria automobilística, eficiente e inovadora como sempre, mas também produtiva, lucrativa e atualizada nos meios de produção. Bom exemplo disso foi o primeiro Austin Seven. Considerado hoje a resposta européia ao Ford Modelo T, o Seven era muito menor em tamanho, usava um motor infinitamente menor (750 cm3), mas tinha um desempenho semelhante e era muito melhor para as condições européias que o grande Ford. |
![]() |
O 400 foi o primeiro modelo
Bristol, logo após a Segunda Guerra. Vencedora no conflito, a
Inglaterra apoderou-se do projeto do BMW 327 |
A Bristol, apesar de produzir aviões desde o início dessa indústria, começou a fabricar automóveis
só após a Segunda Guerra, e de maneira inusitada. Como vencedora daquele conflito, coube à Inglaterra as compensações financeiras chamadas de "espólio" (na Idade Média chamava-se "pilhagem") sobre os países derrotados. A Bristol, querendo usar a capacidade instalada em sua fábrica por ocasião da guerra, que se encontrava então sub-aproveitada, recebeu uma oferta para produzir carros da BMW. |
Atualidades - Página principal - e-mail © Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |