A Jaguar evoluiu nas mãos de seu fundador, Sir William Lyons, de um fabricante de
sidecars para motocicletas, para um fabricante de carros esporte e sedãs esporte de luxo de sucesso até a década de 60. Ficou famoso com carros como o
XK 120, que em 1948 chegava a mais de 200 km/h, e o fantástico
E-Type, considerado ainda por alguns o carro mais bonito já construído. A Jaguar construiu sua fama em cima destes carros, que tinham como premissa básica um ótimo desempenho, mas um preço altamente competitivo. Hoje, está evoluindo para se tornar a "BMW da Ford". |
![]() |
O F-Type é um dos projetos
da Jaguar que resgatam o estilo e o conceito de modelos do passado,
como o XK 120 e o E-Type |
A melhor forma de definirmos a Aston Martin é a seguinte: GTs produzidos como Rolls-Royce. Mais um dos
gentleman's express, a Aston -- diferente da Bristol -- sempre projetou e produziu seus próprios motores, mesmo sendo uma das menores empresas do mundo em volume de produção. Os motores eram "assinados" pelo funcionário que o construía (sozinho), e a assinatura não mudou por mais de 30 anos. Ganhou fama nos anos 50 e 60, quando era propriedade de David Brown, que criou a série DB. |
Adquirida pela
Ford, a Aston Martin perdeu um pouco de sua exclusividade, mas a
chegada do Vanquish pode trazer de volta o requinte esportivo da
clássica série DB |
![]() |
A Ford pretende que a Aston se torne sua Ferrari, o que deturpará totalmente a personalidade da marca, mas sem dúvida criará carros fantásticos. Uma perda, mas não das piores. |
![]() |
A Rover já mudou de mãos muitas vezes e chegou a vender o Honda Civic com outra grade. A BMW teve dificuldade em vendê-la, até que apareceu um grupo de investidores ingleses |
Até
que apareceu um consórcio de executivos ingleses que aceitou o desafio.
A renomeada MG-Rover, porém, tem poucas chances de sobreviver. Apesar de alguns serem fascinados por estas marcas (que sem dúvida tiveram seu dia de glória), todas elas faliram por bons motivos, e que descansem em paz. |
Desde o Silver
Ghost, de 1907, Rolls-Royce é símbolo de luxo e esmero na
fabricação. Mas os modelos Silver Seraph e Arnage, este da Bentley,
não venderam bem com motores BMW |
![]() |
Após a Segunda Guerra, a marca apenas deitou em berço esplêndido até quase falir, na década de 80, quando ninguém mais queria
seus obesos e flácidos modelos. Para escapar da bancarrota, criou uma estratégia que funcionou muito bem, efetivamente a trazendo de volta à tona: reviver a Bentley. |
Atualidades - Página principal - e-mail © Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |