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Os pioneiros, item por item

Do volante aos pneus, muitas primazias têm sido
disputadas: conheça as mais significativas e curiosas

Texto: Fabrício Samahá e Roberto Pontual - Fotos: divulgação

Você entra em seu novo carro, liga o ar-condicionado ou abre o teto solar. Ajusta a altura do volante, pisa no freio a disco nas quatro rodas e coloca em drive a alavanca seletora da caixa automática. Dada a partida no motor de duplo comando, é só acelerar. Tudo isso pode até parecer novidade -- e você nem imagina há quanto tempo esses e outros itens foram oferecidos pela primeira vez nos carros nacionais.

Quem procura hoje um modelo com teto solar pode se surpreender com o fato de o Volkswagen Sedan -- o Fusca -- já dispor de um em 1965. Embreagem automática, como no novo Corsa e no Classe A, já equipava os DKW-Vemag em 1966. E nesse mesmo ano o ar-condicionado equipava o Willys Executivo.

O BCWS reuniu aqui 84 itens e configurações, com sua origem na produção brasileira. É importante observar que, apesar do extenso trabalho dos autores, nenhum artigo está isento de omissões ou incorreções. Contamos com o leitor para apontá-las, se houverem, ou mesmo sugerir outros itens.


Acelerador eletrônico - A Fiat fez grande divulgação da novidade ao lançar o motor Fire no Palio, em 2000. Mas quem o introduziu aqui foi o Mercedes Classe A, um ano antes: trata-se de recurso indispensável em veículos com controle de estabilidade (ESP), de modo que o sistema possa reduzir ou mesmo eliminar o comando de aceleração solicitado pelo motorista no pedal.

Ajuste de altura do banco do motorista - O Passat GTS, em 1983, trazia a novidade, estendida no ano seguinte ao Gol GT e depois ao Santana CD.

Ajuste do volante - Muitos atribuem a regulagem de altura ao Monza e ao Opala 1988, mas o Alfa Romeo 2300 (foto superior) já o oferecia em 1977. O Escort 1993 lançou o ajuste de profundidade, enquanto o Astra nacional, de 1998, foi o primeiro a reunir ambos os movimentos.



Ajuste elétrico de altura do facho dos faróis - Útil e importante em viagens noturnas com o veículo carregado, apareceu em 1992 no Omega e logo após no Monza (abaixo). Mas um sistema de ajuste simples por botão atrás dos próprios faróis (sem afetar sua regulagem básica), já existia no Fiat 147 desde 1976. Com até três ocupantes, podia-se adotar a posição de carro carregado e com isso melhorar a visibilidade sob nevoeiro, como é possível hoje com o ajuste elétrico.



Ajuste elétrico dos bancos dianteiros - Uma das várias primazias do Tempra, inserido como opcional na versão 16V de 1993. Curiosamente, os ajustes mais importantes -- distância do assento e inclinação do encosto -- até hoje não são elétricos em seu sucessor, o Marea.
Continua

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Data de publicação: 28/1/03

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