COMENTÁRIO TÉCNICO


Motor do Astra adota diâmetro e curso iguais: bom compromisso entre torque e potência


A relação entre desempenho, consumo, suavidade de funcionamento e durabilidade de um motor é influenciada, entre diversos fatores, pela relação entre o diâmetro dos cilindros e o curso dos pistões. Quando o curso é maior que o diâmetro, como no Escort atual, tem-se um motor de curso longo ou subquadrado. Essa característica proporciona funcionamento suave e bom torque em baixas rotações, além de permitir combustão mais completa, pois o percurso da frente de chama no momento da queima é menor e as perdas de calor diminuem -- com benefícios ao consumo e emissões de poluentes.

O caso oposto, diâmetro maior que o curso, configura um motor de curso curto ou superquadrado. É a solução preferida em propulsores esportivos, pois permite um motor mais baixo, virabrequim mais leve e compacto, bielas mais curtas e leves e mais espaço para as válvulas na câmara de combustão, além de menor velocidade média dos pistões para um mesmo regime de rotações. Disso resultam maior potência em altos regimes, facilidade para subir de giros e tendência a maior durabilidade nessas condições de uso. É o caso do motor de 1,6 litro da Fiat e da maioria dos propulsores de 1 litro, exceto o do Gol.

Compromisso intermediário pode ser obtido com diâmetro e curso iguais ou equivalentes, no chamado motor quadrado: é o caso do 2-litros da GM e de outras marcas, como Peugeot e Citroën, com 86 mm em ambas as medidas. Nos modelos deste comparativo, porém, a configuração mais esportiva do Escort -- duplo comando e 16 válvulas -- fez toda a diferença, contrariando um pouco a regra do curso curto, médio e longo.

 


FICHA TÉCNICA

Astra GLS Escort GLX
MOTOR - Transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 8 válvulas. Injeção multiponto sequencial. MOTOR - Transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 16 válvulas. Injeção multiponto sequencial.
Diâmetro e curso: 86 x 86 mm. Cilindrada: 1.998 cm3. Taxa de compressão: 9,2:1. Diâmetro e curso: 80,6 x 88 mm. Cilindrada: 1.796 cm3. Taxa de compressão: 9,8:1.
Potência máxima: 112 cv a 5.200 rpm. Torque máximo: 17,3 mkgf a 2.400 rpm. Potência máxima: 115 cv a 5.750 rpm. Torque máximo: 16,3 mkgf a 4.500 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor. FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência eletroidráulica; diâmetro de giro, 10,8 m. DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson, com estabilizador; traseira, eixo de torção e mola helicoidal. SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson, com estabilizador; traseira, eixo de torção e mola helicoidal.
RODAS - 5,5 x 14 pol., de alumínio; pneus, 185/65 R 14 H. RODAS - 5,5 x 14 pol., de aço estampado; pneus, 185/65 R 14 H.
DIMENSÕES - comprimento, 4,111 m; largura, 1,709 m; altura, 1,431 m; entre-eixos, 2,614 m; capacidade do tanque, 52 l; porta-malas, 370 l; peso, 1.110 kg. DIMENSÕES - comprimento, 4,136 m; largura, 1,700 m; altura, 1,440 m; entre-eixos, 2,525 m; capacidade do tanque, 64 l; porta-malas, 380 l; peso, 1.195 kg.


DESEMPENHO E CONSUMO

Astra GLS Escort GLX
Velocidade máxima 188 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,6 s
Consumo em cidade 9,7 km/l
Consumo em estrada 15,1 km/l
Velocidade máxima 196 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,8 s
Consumo em cidade 10,3 km/l
Consumo em estrada 14,7 km/l

(dados dos fabricantes)

 


DADOS DOS CARROS AVALIADOS

Astra GLS Escort GLX

Ano-modelo, 1999; quilometragem inicial, 2.218 km; quilometragem final, 3.013 km; pneus, Goodyear GPS2.

Ano-modelo, 1999; quilometragem inicial, 4.534 km; quilometragem final, 5.019 km; pneus, Firestone Firehawk 660.


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