Parada e partida automáticas, câmbio Dualogic e um refresco
no visual preparam o modelo para enfrentar a nova concorrência
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação
Volkswagen Up de um lado, novo Ford Ka do outro, e de repente ficou clara a defasagem do Fiat Uno diante de concorrentes mais modernos. Como resposta, a fábrica de Betim, MG, apresenta seu modelo 2015 com visual renovado, interior mais agradável, opção de câmbio automatizado Dualogic e uma inovação técnica entre os carros fabricados no Brasil: o sistema automático de parada e partida do motor Start & Stop.
Ao lado da versão de entrada Vivace com motor de 1,0 litro, que não teve alterações e permanece com escolha entre três e cinco portas, a linha agora oferece as opções Attractive (que passa a ter aquela mesma cilindrada), a inédita Evolution 1,4-litro (única com o Start & Stop), Way (1,0 ou 1,4) e Sporting 1,4, todas com cinco portas — curiosamente nem mesmo a última, com apelo mais esportivo, obteve boa aceitação com a carroceria de três. Câmbio Dualogic está disponível apenas para o Way 1,4 e o Sporting (confira no quadro desta página os equipamentos e preços de cada versão).
As mudanças visuais do Uno foram discretas, a ponto de o carro parecer o mesmo à primeira vista — parece difícil redesenhar um estilo como esse, tão baseado no tema do quadrado com cantos arredondados. Na frente os faróis estão maiores (continuam com refletor único), a grade assume um perfil mais baixo e destaca mais o emblema Fiat e o para-choque ganha uma tomada de ar acima da placa de licença.
Frente redesenhada (apesar de lembrar muito a anterior), novas lanternas
traseiras e uma ampla mudança interna aparecem já no Uno Attractive
Atrás os retoques são pequenos: o para-choque teve a seção em preto integrada à parte inferior e as lanternas mudaram nos elementos internos, com vários quadrados espalhados. No caso do Sporting ambos os para-choques são diferenciados das demais versões e há saídas de escapamento centrais. De resto foram adotados outros retrovisores, rodas, palhetas do limpador de para-brisa e maçanetas dianteiras, que passam a trazer o miolo de fechadura.
O Start & Stop desliga o motor assim
que se para o carro em ponto-morto e
religa-o em apenas 0,4 segundo
Por dentro a Fiat buscou um aspecto superior com as novas formas de painel, volante, bancos e forros de porta e os plásticos de aspecto mais agradável, embora ainda simples. O rádio deu lugar a um maior, ladeado por novos difusores de ar, e os controles elétricos de vidros passam a ter comandos nas portas (antes vinham no painel e estavam restritos aos dianteiros) com função um-toque. Comandos de áudio e do computador de bordo no volante, sensores de estacionamento traseiros e retrovisores com ajuste elétrico são outros itens inéditos no Uno.
No quadro de instrumentos o marcador de nível de combustível passa a ser analógico (parece que os mostradores simples em LCD estão mesmo fadados a desaparecer, como já visto em outras marcas) e o conjunto melhora bastante em aparência, com direito a uma tela no velocímetro que serve ao computador de bordo, mensagens diversas (incluindo a de ativação e desativação da parada do motor) e exibição de velocidade.
Com visual “aventureiro”, o Uno Way agora pode ter câmbio Dualogic com
botões no console em vez de alavanca; oferece motores de 1,0 e 1,4 litro
O Uno ganhou ainda arquitetura eletrônica mais moderna, o que trouxe recursos como luzes de direção com função para mudança de faixa (piscam por cinco vezes com um toque leve na alavanca), sinalização para troca de marcha, indicadores de temperatura do motor e externa, alerta para lâmpadas queimadas, acionamento do pisca-alerta em caso de frenagem brusca e retrovisor direito que se reposiciona para baixo ao engatar a marcha à ré, a fim de mostrar a guia da calçada.
No caso do câmbio Dualogic (da mesma geração Plus já usada em outros modelos da Fiat), o Uno faz a estreia no Brasil do controle por botões no console central, sem alavanca, sendo as trocas manuais de marcha comandadas por alavancas junto ao volante. Os botões referem-se às posições A/M (seleção entre modos de uso automático e manual), D (drive, operação automática), N (ponto-morto), R (marcha à ré) e S (programa esportivo da caixa). Inspirado nos sistemas de superesportivos como os da Ferrari, o sistema é semelhante ao usado no 500 Abarth.
Por fim, o banco traseiro pode ser bipartido como opcional, caso em que há encosto de cabeça e cinto de três pontos também para o passageiro central, e seu mecanismo de rebatimento foi aprimorado para que se encaixe junto aos encostos dianteiros. Sem chegar a ser luxuoso, o interior das versões superiores do Uno ficou mais coerente aos novos tempos, em que carros muito espartanos enfim parecem ser rejeitados pelos brasileiros.
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Versões, equipamentos e preços
• Uno Attractive: R$ 31 mil com motor de 1,0 litro, agora o único disponível. Traz de série direção assistida, limpador e desembaçador do vidro traseiro. A ampla gama de opcionais inclui ar-condicionado, controles elétricos de vidros, travas e retrovisores, sensores de estacionamento na traseira, rádio com MP3 e conexões USB e auxiliar, interface Bluetooth para telefone celular, comando interno de porta-malas e tampa do tanque, banco traseiro bipartido e rodas de alumínio de 14 pol.
• Uno Way: R$ 31.490 com motor de 1,0 litro e R$ 35 mil com o 1,4. Acrescenta ao conteúdo do Attractive barras longitudinais no teto, faróis com máscara negra, grade dianteira em preto brilhante, retrovisores com luzes indicadoras de direção, moldura nas caixas de roda e conta-giros; oferece os mesmos opcionais. No caso de motor 1,4, vem ainda com apoio de pé esquerdo, comandos internos de tanque e porta-malas, computador de bordo, porta-objetos no teto, porta-óculos, controles elétricos de vidros dianteiros e travas e volante com regulagem de altura, além de poder receber o câmbio automatizado Dualogic com comandos no volante (R$ 2.980). Com todos os opcionais o 1,4 Dualogic supera R$ 47 mil.
• Uno Evolution 1,4: R$ 35 mil. Além da estreia da parada/partida automática, traz os conteúdos internos citados acima para o Way 1,4, mas sem o visual “aventureiro” ou a suspensão elevada. Retrovisores com luzes de direção, maçanetas e retrovisores na cor do carro também o equipam.
• Uno Sporting 1,4: R$ 36.650. Mantém os itens do Evolution (exceto parada/partida automática e rádio) somados a rodas de alumínio de 15 pol, faróis de neblina, para-choques com desenho exclusivo e dupla saída de escapamento central. O Dualogic também está disponível para ele por R$ 2.980. Completa, a versão automatizada passa de R$ 48 mil. Com exceção do Vivace, todas as versões são oferecidas apenas com cinco portas.
A Fiat oferece ainda pacotes de personalização aplicáveis a toda a linha. O Black & White vem com outro tecido nos bancos, maçanetas pretas, tapetes e detalhes em branco no volante e no quadro de instrumentos. O Dark & Grey traz adesivos no capô e na tampa traseira, luzes de direção nos retrovisores, faróis com máscara negra e grade, defletor traseiro e retrovisores na cor cinza fosco.
Acessórios da gama Mopar para aplicação em concessionária chegam a 120 itens, entre os quais central multimídia com tela sensível ao toque de 6,2 pol, câmera traseira para manobras com imagens no retrovisor interno, rádio que recebe aplicativos de um celular inteligente e rodas esportivas. Permanece a garantia de um ano sem limite de quilometragem, com 36 meses para componentes do motor e do câmbio.
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Único a trazer o sistema Start & Stop, o Uno Evolution de 1,4 litro tem preço e
conteúdo similares aos do Way, mas não oferece câmbio automatizado
Parada/partida e câmbio por botões
Os motores Fire Evo de 1,0 e 1,4 litro não têm novidades para 2015, mas o segundo — apenas quando aplicado à versão Evolution — ganha o sistema de parada e partida desenvolvido pela Bosch, usado pela primeira vez no mundo em um carro funcionando com álcool (embora os modelos flexíveis da BMW mantenham o dispositivo, ele se destina ao uso com gasolina e deixa de atuar quando a central eletrônica detecta alto teor de álcool no combustível).
O Start & Stop tem atuação toda automática, desligando o motor assim que se para o carro em ponto-morto e religando-o em apenas 0,4 segundo no momento em que se pisa no pedal de embreagem. Um símbolo mostra no painel quando o sistema está ativo. O motor é religado antes do uso do pedal da esquerda em paradas mais longas (acima de 165 segundos), quando o vácuo do servo-freio baixa, se há elevado consumo elétrico (faróis, desembaçador traseiro e outros itens) ou se o carro supera 3 km/h, como em aclives e declives.
O sistema não atua em certas condições, caso de motor frio (a fase de aquecimento é a mais prejudicial ao desgaste e às emissões poluentes) e de carga da bateria abaixo de 75%. Para evitar desconforto em dias quentes, caso se use o ar-condicionado o motor é religado após 60 segundos de inatividade — o sistema de refrigeração, como se sabe, deixa de atuar quando o motor é desligado, restando apenas algum ar frio residual. Um botão desativa o Start & Stop caso se queira manter o motor e o ar ligados todo o tempo.
Para-choques diferenciados e rodas de 15 pol com criativo desenho são
elementos do Sporting, que adota o vermelho para dar tempero ao interior
O sistema de partida foi todo revisto, incluindo a bateria, e a atuação depende de uma série de parâmetros, checados em instantes: porta do motorista e capô fechados, cinto do motorista afivelado, motor já aquecido, câmbio em ponto-morto, pedal de freio acionado, carro parado e se a velocidade superou 7 km/h por mais de dois segundos. O fabricante anuncia economia de “até 20%” em combustível, que só se obtém em condições específicas, com muito tempo parado e pouco em movimento. No ciclo-padrão de consumo urbano do Inmetro a redução é de 3%. Nada impediria aplicar o sistema a um carro com câmbio Dualogic, mas a fábrica optou por não oferecer tal combinação por enquanto.
O câmbio Dualogic reafirmou estar em um
bom estágio de calibração, com trocas
relativamente suaves e respostas corretas
À parte o Start & Stop, a Fiat reviu a estrutura do Uno, o que traz perspectiva de melhores resultados em testes de colisão (e em acidentes reais, claro), e reprojetou um dos coxins de fixação do motor e o isolamento acústico da carroceria para reduzir os níveis de ruído e vibração. O chamado índice de articulação, que mede a facilidade com que se pode conversar a bordo, melhorou em 20% de acordo com a fábrica — medida mais que necessária diante do desconforto notado no modelo anterior.
A avaliação do Uno 2015 pela imprensa compreendeu dois percursos em Buenos Aires, na Argentina, um com o Evolution (para analisar o Start & Stop) e outro que fizemos com um Way 1,4 Dualogic. O primeiro trajeto, breve, foi em avenida com numerosos semáforos para se verificar o sistema em ação. E ele funciona muito bem, com partidas rápidas o bastante para não pegar ninguém desprevenido quando o verde se acender. Com ar-condicionado acionado o motor religou só após um minuto, mesmo levando o comando ao frio máximo durante a parada, mas não houve desconforto pela temperatura ambiente de 20°C. Certamente seria diferente em uma tarde de sol no Rio de Janeiro…
Estrutura revista e opção de cinto de três pontos para o passageiro do meio
ampliaram a segurança; no Dualogic, botões acionam posições e modos
No trajeto com o Way, de cerca de 15 km por ruas e avenidas da capital argentina, o câmbio Dualogic deixou impressões positivas, reafirmando estar em bom estágio de calibração, como já notado em outros modelos da marca. Tanto em modo normal quanto em esportivo, as trocas são relativamente suaves — dentro do que se consegue com um automatizado monoembreagem — e a caixa responde bem aos pedidos do motorista para reduzir ou subir marchas. Os botões são simples de usar, mas a Fiat bem poderia ter reduzido o console que os aloja para aproveitar a ausência de alavanca.
O desempenho desse Uno é apropriado para um carro voltado ao uso urbano, com parcela importante da potência disponível desde baixas rotações, mas a aspereza característica desse motor ainda está longe de ser eliminada, mesmo que se perceba um nível de ruído mais adequado. No restante é um Fiat bem conhecido, com espaço apenas razoável para quatro adultos, comandos leves e relativo conforto para dirigir.
O refresco na aparência e, sobretudo, os ganhos aplicados ao interior parecem suficientes para o Uno se manter competitivo diante dos novos oponentes. A inovação do Start & Stop bem poderia ser estendida a mais versões, mas é uma boa iniciativa de qualquer forma, assim como oferecer a comodidade do câmbio Dualogic ao modelo. Onde a Fiat poderia ter ousado mais é nos preços: com a inevitável adição de opcionais, o Uno fica um tanto próximo do Ka e do Up em valores e permanece sem alguns conteúdos que o primeiro traz na versão de topo.
Mais Avaliações |
Ficha técnica
Attractive 1,0 |
Evolution 1,4 |
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Motor | ||
Posição | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Comando de válvulas | no cabeçote | |
Válvulas por cilindro | 2 | 2, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 70 x 64,9 mm | 72 x 84 mm |
Cilindrada | 999 cm³ | 1.368 cm³ |
Taxa de compressão | 12,15:1 | 12,35:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima (gas./álc.) | 73/75 cv a 6.250 rpm | 85/88 cv a 5.750 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 9,5/9,9 m.kgf a 3.850 rpm | 12,4/12,5 m.kgf a 3.500 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de câmbio e marchas | manual, 5 | |
Tração | dianteira | |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | |
Traseiros | a tambor | |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | hidráulica | |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 13 pol | 5,5 x 14 pol |
Pneus | 165/70 R 13 | 175/65 R 14 |
Dimensões | ||
Comprimento | 3,81 m | |
Largura | 1,656 m | |
Altura | 1,48 m | |
Entre-eixos | 2,376 m | |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 48 l | |
Compartimento de bagagem | 280 l | |
Peso em ordem de marcha | 955 kg | 990 kg |
Desempenho | ||
Velocidade máxima (gas./álc.) | 151/153 km/h | 170/172 km/h |
Acel. 0 a 100 km/h (gas./álc.) | 14,7/13,8 s | 11,1/10,8 s |
Dados do fabricante; consumo não disponível |