Espaço interno, quatro portas e motor de 2,0 litros são seus trunfos sobre Strada e Saveiro; desempenho da versão 1,6 não satisfaz
Avaliação: Edison Ragassi – Texto: E. Ragassi e Fabrício Samahá – Fotos: divulgação
Até a reabertura do mercado nacional aos carros importados, em 1990, os brasileiros conheciam picapes de dois tamanhos: pequeno, as derivadas de automóveis com estrutura monobloco (na época, Chevrolet Chevy 500, Fiat Fiorino, Ford Pampa e Volkswagen Saveiro), e grande, as de padrão norte-americano com carroceria sobre chassi (então, Chevrolet Série 10/20 e Ford F-1000). Foi com marcas japonesas como Mazda, Mitsubishi, Nissan e Toyota, seguidas por Chevrolet S-10 e Ford Ranger, que conhecemos as picapes de médio porte, também com chassi separado.
Depois de 25 anos, o tradicional tamanho grande está quase extinto por aqui (restou apenas a Ram 2500) e as picapes médias cresceram para ocupar seu espaço, o que abriu lugar para um segmento intermediário. Essa classe, a que se pode chamar de médio-pequena, é inaugurada pela Renault com a Duster Oroch (pronuncia-se como se não houvesse o “h”) e terá a companhia da Fiat Toro, prevista para o começo do próximo ano, ambas com monobloco derivado de utilitários esporte — o Duster no caso da marca francesa, o Jeep Renegade no caso da italiana.
Pouco maior que Strada e Saveiro, a Oroch é um Duster até as portas traseiras; dali em diante mede 36 cm a mais em comprimento
Primeira picape da marca no Brasil, embora não em âmbito mundial (veja quadro abaixo), a Oroch chega ao mercado em duas versões de acabamento, Expression e Dynamique (veja os equipamentos e preços), e com dois motores já conhecidos do Duster, associados por enquanto a câmbios manuais e tração dianteira. As opções de caixa automática e tração nas quatro rodas estão nos planos para uma segunda fase, talvez no próximo ano. Motor a diesel, previsto para a Toro, não deve vir: implicaria aumentar a capacidade de carga em 50% para pelo menos 1.000 kg.
A Renault foi além e adotou suspensão traseira independente multibraço em toda a linha: a Oroch é a primeira picape nacional com tal solução
Tanto pelo tamanho quanto pela faixa de preço, a picape da Renault ocupará um espaço pouco acima das pequenas Fiat Strada e VW Saveiro — as únicas da classe com opção de cabine dupla, com três portas na primeira e apenas duas na segunda —, mas bem abaixo de médias como Chevrolet S10 e Toyota Hilux (veja tabela comparativa abaixo). Comparada ao SUV de que se originou, a Oroch mede 36 centímetros a mais em comprimento (4,69 metros) e 15 cm a mais na distância entre eixos (2,83 m). A capacidade volumétrica da caçamba (683 litros) e a carga útil (650 kg) são similares às da Strada.
A ideia por trás da Oroch parece simples: retira-se a parte traseira da carroceria do Duster, substituída por uma caçamba, e aumenta-se a distância entre eixos para ampliar o espaço para carga. Mas a Renault foi além, tomando medidas como a adoção de suspensão traseira independente multibraço em toda a linha — no SUV, apenas a versão 4WD tem esse conceito no lugar do eixo de torção —, o que faz dela a primeira picape nacional com tal solução. Assoalho e parte traseira da cabine receberam reforços estruturais em relação aos do modelo de origem e os pneus de igual medida são mais reforçados, segundo a fábrica. O vão livre do solo ficou em 206 mm.
Tudo similar ao Duster por dentro, mas o banco traseiro fica pouco mais avançado; o passageiro central dispõe de cinto de três pontos
O desenho é igual ao do Duster até as portas traseiras, após as quais surge o alongamento entre eixos, disfarçado pela moldura plástica nas caixas de roda (o adereço no para-choque dianteiro com faróis auxiliares é acessório). Os para-lamas traseiros largos terminam em lanternas inéditas. A tampa da caçamba, que suporta até 80 kg quando aberta, é trancada por chave e não traz a placa de licença, o que permite instalar um extensor em 60 cm oferecido como acessório. O estepe fica sob a caçamba, com acesso que requer uso da chave.
Também por dentro a Oroch repete o utilitário esporte, como no painel de instrumentos, painéis de portas e bancos, mas o de trás foi posicionado mais à frente para favorecer o espaço para carga. Encosto de cabeça e cinto de três pontos também para o passageiro central (o segundo item não equipa o próprio Duster) e amplas portas com vidros descendentes com controles elétricos diferenciam a picape Renault das pequenas de cabine dupla.
Os motores de 1,6 e 2,0 litros trazem as revisões lançadas no Duster 2016, que favoreceram o torque em baixa rotação e aumentaram a potência do segundo. Os câmbios manuais, de cinco marchas para o 1,6 e de seis marchas no 2,0, também vieram do utilitário esporte. No cinco-marchas, quarta e quinta estão mais curtas (8% no caso desta última) e o diferencial é o mesmo, enquanto no seis-marchas as relações repetem as do Duster de tração dianteira, mas com diferencial encurtado em 7,5%, o que afeta todas elas. À velocidade de 120 km/h na última marcha, o motor 1,6 gira a 3.750 rpm, e o 2,0-litros, a 3.150 rpm (calculadas).
Próxima parte |
Um degrau acima
De um lado, as picapes pequenas que oferecem cabine dupla; de outro, duas representantes do segmento de médias; no centro, a Duster Oroch, que vem se colocar como opção intermediária. A comparação dos principais dados revela que a novidade da Renault fica um degrau acima das pequenas em termos de preço, tamanho, peso, volume de caçamba, cilindrada e potência, mas não supera a Strada em capacidade de carga ou volume útil do compartimento.
Fiat Strada Adventure | VW Saveiro Cross | Renault Duster Oroch Dynamique | Chevrolet S10 Advantage | Toyota Hilux SR | |
Preço básico | R$ 67.110 | R$ 68.290 | R$ 70.790 | R$ 81.900 | R$ 104.750 |
Comprimento | 4,47 m | 4,51 m | 4,69 m | 5,35 m | 5,26 m |
Largura | 1,74 m | 1,73 m | 1,82 m | 1,88 m | 1,84 m |
Entre-eixos | 2,75 m | 2,75 m | 2,83 m | 3,10 m | 3,09 m |
Caçamba | 680 l | 580 l | 683 l | 1.061 kg | ND |
Capacidade de carga | 650 kg | 607 kg | 650 kg | 944 kg | 775 kg |
Peso | 1.258 kg | 1.133 kg | 1.346 kg | 1.806 kg | 1.685 kg |
Cilindrada | 1.747 cm³ | 1.598 cm³ | 1.998 cm³ | 2.405 cm³ | 2.694 cm³ |
Potência (gas./álc.) | 130/132 cv | 110/120 cv | 143/148 cv | 141/147 cv | 158/163 cv |
Torque (gas./álc.) | 18,4/18,9 m.kgf | 15,8/16,8 m.kgf | 20,2/20,9 m.kgf | 22,3/24,1 m.kgf | 25,0 m.kgf |
Câmbio e marchas | manual, 5 | manual, 5 | manual, 6 | manual, 5 | autom., 4 |
Tração | dianteira | dianteira | dianteira | traseira | traseira |
Dados dos fabricantes para versões de cabine dupla com motor flexível; ND = não disponível |
Primeira picape? Só no Brasil
“A primeira picape da história da Renault” é como o fabricante anuncia a Oroch. No Brasil, certamente, mas não lá fora. Entre 1950 e 1957 a marca francesa produziu a Colorale (à esquerda), derivada do sedã médio de mesmo nome, com motores de 2,0 e 2,4 litros (ambos de quatro cilindros em linha), tração traseira e até versão com tração nas quatro rodas.
Mais recente é a Logan Pickup, projeto da marca romena Dacia a partir do sedã de primeira geração. Foi feita entre 2007 e 2012 e ganhou até o logotipo Nissan ao ser fabricada e vendida como NP 200 na África do Sul. Contudo, apesar de cotada para produção no Brasil alguns anos atrás, não foi oferecida como um produto Renault — e por isso não entra na conta.
Próxima parte |
Motores e câmbios vêm do Duster, mas a suspensão traseira da Oroch é independente multibraço, mesmo com tração só dianteira
Ao volante
Na apresentação à imprensa, no Rio de Janeiro, RJ, a Renault estabeleceu um percurso de avaliação urbano, seguido de trecho com subidas e curvas, os quais percorremos com ambas as versões de motores. Em termos de espaço interno a picape ficou bem interessante: ampla, oferece boa acomodação para as pernas no banco traseiro e espaço vertical maior que nos modelos pequenos. O motorista acomoda-se bem e o painel tem correta visualização dos instrumentos, mas a tela do sistema multimídia fica muito baixa, inconveniente já conhecido. O acabamento simples, apesar dos bancos de couro opcionais, também não causa surpresa a quem já conhece o Duster.
Bem mais ágil é a Oroch de 2,0 litros, parecida com o Duster, com acelerações e retomadas convincentes, apesar do peso adicional ao do SUV
Em desempenho, a versão 1,6 parece um tanto pesada ao sair, desenvolve velocidade de maneira lenta e perde fôlego quando enfrenta uma subida. É pouco motor para 1,3 tonelada (vazia) ou quase duas quando carregada, sendo a picape 90 kg mais pesada que o Duster de mesmo motor. O resultado é precisar-se recorrer com frequência a altas rotações, nas quais o nível de ruído se torna incômodo. A fábrica divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos e velocidade máxima de 164 km/h com álcool, valores discretos, coerentes com as sensações ao dirigir.
Bom acerto de suspensão e desempenho convincente com motor de 2,0 litros: resta esperar a resposta da concorrência, a Fiat Toro
Bem mais ágil é a Oroch de 2,0 litros, parecida com o Duster em termos de desempenho, com bom arranque, acelerações e retomadas convincentes, apesar do peso adicional (nesse caso, 70 kg sobre o SUV). O câmbio de seis marchas contribui, pois facilita manter o motor em regimes de boa agilidade. Os dados do fabricante apontam máxima de 186 km/h e 0-100 em 9,7 segundos, marcas que fazem dela uma das picapes flexíveis mais rápidas do mercado. Pelos padrões do Inmetro a versão mais potente obtém quase o mesmo consumo da outra (entre 0,1 e 0,4 km/l a menos), de modo que nossa recomendação pela 2,0 é clara.
Em ambas, o câmbio tem trocas macias e o acerto de suspensão ficou bom: a picape é estável em curvas e relativamente confortável. Nota-se nas duas opções apenas a traseira “pular” um pouco em situações de asfalto ondulado, algo comum em calibrações mais firmes para o transporte de carga.
Quanto êxito espera a Duster Oroch? A proposta de oferecer mais espaço e motor superior ao dos modelos pequenos, sem se afastar muito deles em termos de preço, parece apta a cair no gosto dos brasileiros. Resta saber o que a Fiat prepara em sua Toro para responder à criação de uma subcategoria no mercado pela estreante Renault.
Mais Avaliações |
Versões, equipamentos e preços
• Expression 1,6 (R$ 62.290): vem de série com alarme perimétrico, ar-condicionado, banco do motorista e volante com regulagem de altura, bolsas infláveis frontais, comando de áudio no volante, controle elétrico de vidros e travas, direção assistida hidráulica, freios antitravamento (ABS) com assistência adicional em emergência e distribuição eletrônica, indicador para troca de marcha, protetor de caçamba, rádio/CD com MP3, entrada USB e interface Bluetooth, rodas de alumínio de 16 polegadas e travamento a distância. Opcionais: faróis de neblina e retrovisores com regulagem elétrica.
• Dynamique 1,6 (R$ 66.790) e 2,0 (R$ 70.790): adicionam ajuste elétrico dos retrovisores, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, faróis de neblina, rodas escuras, sensores de estacionamento traseiros, sistema Media Nav Evolution com navegador e volante de couro. No caso de motor 2,0, vem com câmbio de seis marchas. Opcional: bancos de couro.
A linha de acessórios inclui extensor de caçamba em 60 cm, suporte de bicicleta para caçamba, barra de teto transversal, protetor frontal com faróis adicionais, alargadores de para-lamas, grade de proteção do vidro traseiro, capota marítima para caçamba, estribos, apoio de braço central, caixa para caçamba, toca-DVDs portátil e câmera traseira de manobras.
Ficha técnica
Dynamique 1,6 | Dynamique 2,0 | |
Motor | ||
Posição | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | |
Válvulas por cilindro | 4 | |
Diâmetro e curso | 79,5 x 80,5 mm | 82,7 x 93 mm |
Cilindrada | 1.598 cm³ | 1.998 cm³ |
Taxa de compressão | ND | 11,2:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima (gas./álc.) | 110/115 cv a 5.750 rpm | 143/148 cv a 5.750 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 15,1/15,9 m.kgf a 3.750 rpm | 20,2/20,9 m.kgf a 4.000 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de câmbio e marchas | manual, 5 | manual, 6 |
Tração | dianteira | |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | |
Traseiros | a tambor | |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | hidráulica | |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 16 pol | |
Pneus | 215/65 R 16 | |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,693 m | |
Largura | 1,821 m | |
Altura | 1,695 m | |
Entre-eixos | 2,829 m | |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 50 l | |
Caçamba | 683 l | |
Peso em ordem de marcha | 1.292 kg | 1.346 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | ||
Velocidade máxima | 160/164 km/h | 178/186 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 14,3/13,2 s | 10,6/9,7 s |
Consumo em cidade | 9,6/6,6 km/l | 9,2/6,4 km/l |
Consumo em rodovia | 10,9/7,5 km/l | 10,8/7,3 km/l |
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível |