Transmissão variável opera bem e preço da versão manual foi mantido, mas ruído do motor é inconveniente
Texto: Fabrício Samahá e Sérgio Galvão – Avaliação: S. Galvão – Fotos: divulgação
Demorou, mas a JAC Motors passa a oferecer no Brasil uma transmissão automática, de início restrita a seu modelo mais recente no mercado nacional, o utilitário esporte compacto T5. A caixa de variação contínua (CVT) chega ao mesmo preço da manual em condição promocional, que a empresa não informa por quanto tempo será mantida: R$ 70 mil com um pacote de equipamentos bem recheado, descrito no quadro abaixo.
Enquanto a condição perdurar, o T5 está entre os SUVs mais acessíveis do mercado com caixa automática: custa mais que os antigos Chery Tiggo 2,0 (R$ 60 mil) e Hyundai Tucson GLS 2,0 (R$ 66.900), mas fica abaixo de Peugeot 2008 Allure 1,6 (R$ 76.090), Ford Ecosport SE 1,6 (R$ 77.650) e Renault Duster Dynamique 2,0 (R$ 83.540). Os badalados Honda HR-V e Jeep Renegade são ainda mais caros. De certo modo, consiste em alternativa a hatches como Renault Sandero Stepway 1,6 (R$ 61.470 com caixa automatizada) e a minivan Citroën Aircross Live 1,6 (R$ 64.690).
O motor de 1,5 litro e quatro válvulas por cilindro mantém os valores de potência e torque do manual: 125 cv e 15,5 m.kgf com gasolina, 127 cv e 15,7 m.kgf com álcool. Além do logotipo CVT na tampa traseira sob o nome do modelo, apenas o acréscimo de controlador de velocidade e a alavanca seletora com trajeto sinuoso identifica a nova versão do T5, que usa transmissão da belga Punch Powertrain.
Aparência é a mesma do T5 manual, lançado em fevereiro, assim como o preço promocional; CVT pode simular seis marchas em modo manual
À esquerda da posição D está a S, que aciona o programa esportivo da CVT e mantém o motor em rotações mais altas, tanto para aumentar a agilidade de respostas quanto para obter freio-motor, como em declives acentuados. Em S pode-se mover a alavanca para frente para subir “marchas” e para trás para reduzir. “Marchas” assim, entre aspas, porque uma CVT não as tem no sentido tradicional: são na verdade seis relações obtidas por pontos de parada das polias variadoras.
A transmissão opera com a suavidade típica da CVT, mas sofre com as respostas do motor: para obter agilidade é necessário pisar fundo e elevar bastante as rotações
Em operação manual a caixa passa à próxima “marcha” a 6.200 rpm, pouco acima da rotação de potência máxima. Em teoria, confirmada pela experiência com outros modelos, esse arranjo manual acaba por piorar a aceleração porque afasta o motor de seu regime de melhor desempenho, mas muitos motoristas preferem tal sensação ao ruído constante do modo automático. A JAC informa aceleração de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos, ante 10,8 s do manual, e pequena perda em velocidade máxima, de 194 para 192 km/h. Não foi divulgado o consumo pelos padrões Inmetro.
Ao volante do T5 CVT
A avaliação do T5 manual, em fevereiro, havia demonstrado bom equilíbrio entre comportamento dinâmico e conforto de marcha, desempenho adequado em alta rotação e qualidade de construção superior à média da marca — e bem situada na categoria e na faixa de preço —, assim como limitações em torque em baixa rotação, visibilidade e autonomia com o tanque restrito a 45 litros. Em regra, tudo isso vale também para a versão CVT.
Espaço e acabamento do T5 estão bem situados na categoria; bancos de couro e sistema de áudio com tela de 8 pol compõem o pacote superior
A transmissão opera bem, com a suavidade típica desse tipo de caixa, mas sofre com as respostas insatisfatórias do motor em rotações baixas e médias: em rodovia, ganhos de velocidade são lentos. Para obter agilidade do T5 é necessário pisar fundo e deixar a CVT elevar bastante as rotações, até acima de 5.000 rpm, condição em que o nível de ruído do motor supera o aceitável. Curiosamente a rotação a 120 km/h com a caixa na relação mais longa disponível, 3.100 rpm, supera em 200 rpm a da versão manual do T5, que é particularmente longa — o mais comum é a versão automática girar menos.
Pelo conteúdo de série e a sensação geral de boa qualidade, percebida até nos vãos de carroceria regulares, o T5 CVT mostra-se uma válida alternativa diante de Ecosport e 2008, entre outros. Ficaria melhor com um motor mais disposto em baixas rotações, mas essa limitação é frequente na categoria e muitos compradores parecem aceitá-la. E a JAC parece estar no caminho certo ao escolher a CVT, sem apelar para soluções ultrapassadas como a caixa automática de quatro marchas ainda usada por vários concorrentes.
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Preço e equipamentos
• T5 CVT (R$ 70 mil): alarme antifurto, ar-condicionado automático, assistente de saída em rampa, banco do motorista com ajuste de altura, bancos revestidos em couro, banco traseiro bipartido 60/40, câmera traseira de manobras, cintos de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes, computador de bordo, controlador de velocidade, controle elétrico de vidros/travas/retrovisores, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis com regulagem elétrica de altura e acendimento automático, faróis de neblina e luz traseira, fixação de cadeira infantil em padrão Isofix, freios com sistema antitravamento (ABS) e assistência adicional em emergência, monitor de pressão dos pneus, rodas de alumínio de 16 pol, sensores de estacionamento traseiros, sistema de áudio com tela de 8 pol, volante ajustável em altura.
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 75 x 84,8 mm |
Cilindrada | 1.499 cm³ |
Taxa de compressão | 10:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 125/127 cv a 6.000 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 15,5/15,7 m.kgf a 4.000 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa | automática de variação contínua |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 16 pol |
Pneus | 205/55 R 16 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,325 m |
Largura | 1,765 m |
Altura | 1,66 m |
Entre-eixos | 2,56 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 45 l |
Compartimento de bagagem | 600 l (até o teto) |
Peso em ordem de marcha | 1.220 kg |
Desempenho | |
Velocidade máxima | 192 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 12,3 s |
Dados do fabricante; consumo não disponível |