Novos hatch e sedã chegam juntos para ficar entre Etios e Corolla; faixa de preço deve ser de R$ 65 mil a R$ 85 mil
Início de junho, apresentação e início das vendas do Yaris, novo produto Toyota, posicionado em tamanho e preço entre o Etios e o Corolla. Na prática é concorrente com o também nipônico Honda Fit e seu sedã City – e disputará mercado com Fiat Argo/Cronos, VW Polo/Virtus, além de Chevrolet Onix/Prisma e Hyundai HB20/HB20S, líderes mirados, porém precocemente envelhecidos. O foco e a expansão neste segmento expõem a verdade: nosso mercado é formado por compradores de baixa renda automobilística.
Relativamente ao conjunto do Etios, mudança nas transmissões. Ao lado da manual com seis marchas, sai a automática de restritas quatro velocidades e, em seu lugar, nova caixa CVT – de polias variáveis, nova queridinha da indústria. Tese da separação de carrocerias para lançamento foi rejeitada: apresentação será de hatch e sedã. Preço? Médios R$ 75 mil – na prática, versões de entrada, com motor menor e transmissão manual a R$ 65 mil e versão de topo arranhando R$ 85 mil.
Sem sedãs, com SUVs e elétricos: a nova Ford
A pregação de Hackett embute promessas amplas, muito amplas, até as operações deficitárias na América Latina. Avisa tomar ações apropriadas para conduzir crescimento lucrativo e maximizar o retorno dos investimentos em longo prazo, para melhorar os pontos onde os negócios têm baixa performance. E comunica, se o retorno não surgir no horizonte, empresa mudará a mercados lucrativos.
Os pontos
Focar em produtos e segmentos vencedores, significando dizer, no mercado dos EUA, cortar carros baratos e seus lucros curtos. Daí 90% dos produtos serão bem rentáveis: a líder picape F-150, utilitários e veículos comerciais, sem investir no mercado de sedãs, de demanda declinante. Nos anos seguintes, o portfólio de automóveis focará apenas no Mustang e no Focus Active, versão “aventureira” a ser lançada próximo ano. Na prática significa acabar com os produtos à venda no país de base: Fiesta, Fusion (foto), C-Max e Taurus.
Terá compromisso com novos caminhos de propulsão e mobilidade, agregando tecnologia híbrida em produtos de altos lucros, como F-150, Mustang, Explorer, Escape e o esperado próximo lançamento de nicho, o Bronco. Em 2022 terá 16 veículos exclusivamente elétricos. Articular plataformas de mobilidade, e do negócio de carros autônomos.
Aqui
Os sinais e a decisão da matriz em cortar o problema foram expostos pela Coluna em 23/2, e aparentemente se adensaram com a recente assinatura, entre a fabricante e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, de pacto de garantia de empregos na grande e pioneira fábrica em São Bernardo do Campo, SP. O prazo sinaliza o não-investimento em novos produtos e o possível fechamento da unidade, resumindo a operação de fazer automóveis apenas em Camaçari, BA.
Investimento exibe planejamento para construir motores e transmissões manuais no Brasil, para uso doméstico e exportações — o tricilíndrico de 1,5 litro, aspirado, iniciou ser produzido em Taubaté, SP, para abastecer mercado interno e externo. Consequências industriais do não-investimento será a falta de novos produtos; o fim da produção de caminhões; redução no rol dos produtos importados, sem renovação para o Focus na Argentina e o fim do Fusion, no México.
Consultada, a Ford Brasil resume informações gabaritando-as apenas para o mercado norte-americano – EUA, Canadá, México. Mas o discurso de Jim Hackett foi mundialmente claro: sanar dificuldades, observar os lucros. Caso contrário, adeus.
Em resumo, ao comemorar 117 anos a empresa quer fugir do risco de naufrágio e renascer.
Roda a Roda
Caminho – Audi mostra isto no Salão de Pequim, ora em realização. Fez o primeiro SUV Limo, esticando a plataforma de um utilitário esporte Q5.
JAC T80 – Redesignado como T80, o SUV grande S7 vem ao Brasil pelo importador JAC. Sérgio Habib, titular do negócio, quer formar a maior linha de utilitários esporte no país e dobrar vendas a 8.000 unidades. Tem 7 lugares em 4,8 m de comprimento, maior no segmento; câmbio com dupla embreagem, motor de 2,0 litros, turbo, circa 200 cv e mais de 30 m.kgf de torque.
Trava – GM Argentina suspendeu produzir Cruze hatch e sedã, tipo freada para arrumação. Voltará a operar aos 7 de maio. Trava para vender estoque. GM fez grande promoção de vendas para limpar os pátios, mas ainda assim restou estoque grande, exigindo fechar a boca do forno, pois os balcões estão atulhados. No outro lado do mundo, na Coreia, empresa atravessa problemas e prejuízos.
Método – No tocar a produção, apesar de o produto ter origem coreana, prevalecem os métodos de administração norte-americana. Japoneses nunca teriam tal problema, pois não formam estoques, nem fazem liquidação ou grandes descontos desvalorizando o produto. Sua fabricação atende aos quantitativos de pré-venda e encomenda dos revendedores.
Método – Para abordar o Mercosul, iniciou pelo pequeno mercado uruguaio, mas por abordagem ofensiva: mandou veículos de estoque, fora de produção, no caso os Ibiza geração 4, acompanhados de Toledo – lançado em 2012 -, e Leon, atualizado em 2016. O abaixo do Equador continua colônia.
Sulamericanismo – No Uruguai a obrigatoriedade de veículos conter ancoragem Isofix para cadeiras de crianças, vigindo a partir deste mês, foi adiada para 2019. Medida havia sido acordada dentro das regras do Mercosul, mas questões paralelas e não-técnicas decidiram pela postergação.
Por quê? – Mercado limitado, conta com unidades de estoque remanescente, querendo aproveitar a não obrigatoriedade até o último momento. Daí, por pressão dos importadores e distribuidores, o governo uruguaio postergou a vigência – protegeu comerciantes, desprotegeu os pequenos passageiros.
Tendência – Marrom e Bronze, cores terrosas, serão de aparente demanda no mercado. Ford aposta nisto, aplicando um certo Marrom Trancoso Metálico à versão Storm do Ecosport e a protótipo do Ka Freestyle. Adília Afonso, olhar supervisor de Design da empresa na América do Sul, ex-especialista em interiores, justifica mescla de associações dos tons à natureza, seriedade, maturidade, segurança e prosperidade material. E mandou o fornecedor aplicar punhado extra de partículas de pérolas para iluminar.
Expansão – Jaguar Land Rover transformou filial brasileira em matriz para ações na América Latina. A partir de São Paulo coordena mercados do México e toda a América do Sul. Á frente, Frédéric Droin, presidente da operação Brasil.
Pelo ar – Renault e a gigante tecnológica SAP fizeram acordo: analisar característica dos compradores e a eles oferecer carros da marca e formas comerciais. É o K Commerce. A informática e a internet mudaram a vida – e mudarão as relações com os revendedores.
Relevo – Mercedes inaugurará próximos dias pista de testes para caminhões. Fica em parte da fazenda adquirida para implantar a fábrica de automóveis em Iracemápolis, SP. Anda na contramão. Ford e GM, pioneiras com este importante equipamento e seus laboratórios, muito reduziram seu uso.
Cuidado – Luciano “Xirú Doido” Braga atingiu 1,5 milhão de quilômetros rodados em seu caminhão VW 24.250 com motor Cummins diesel. Segredo, cuidado de dono para o uso; trabalhar na faixa de rotações definida pelo fabricante; manutenção em oficina autorizada; troca de óleo na quilometragem correta. E sorte. Crê, atingirá 2 milhões. Merece ganhar motor novo.
Gente – Claudio Demaria, engenheiro, espécie de bruxo-mór na Fiat, transferência. Itália, para formular nova geração de produtos para Europa, Oriente Médio e África. Dentre outras façanhas acertou usada plataforma para ser base para sucesso e lucro de Jeeps Renegade e Compass, Fiats Toro e 500X. Merece uma estátua. Márcio Henrique Tonani, também engenheiro, assume o posto. Desafio. / Antoine Gaston-Breton, francês, aumento de responsabilidades. Antes geria marketing da Peugeot, incorporou DS e Citroën. Nesta substitui o português Nuno Coutinho, de volta à Europa. / Wilson Bricio, Presidente do Grupo ZF para América do Sul e CEO da ZF do Brasil. Acumulação. /Gabriel El-Bredy, ex-jornalista, carreira. Deixou relacionamento com a imprensa na Jaguar Land Rover, tornado interface com importadores e distribuidores da marca na América Latina. / Alberto César Otazú, jovem kartista, recorde. 60a vitória em dois anos e dois meses de carreira, 10 neste ano.
Espaço patrocinado
Cronos, a Fiat no bom caminho
Bem formulado esteticamente, com a maestria de Peter Fassbender, seu designer-chefe, 28 anos de Fiat e 16 de Fiat Brasil, o Cronos inaugura um caminho de estilo, envelhecendo os concorrentes e bem sucedendo os carros da marca. Mais que novo sedã, espelha e traduz a revolução tecnológica e de qualidade imposta à Fiat por sua gestão anterior. Hoje os métodos de construção, montagem, finalização estão mais próximos da Alemanha que da Itália, e isto é perceptível desde o som da batida do fechamento das portas. Cronos e seu parceiro Argos demonstram o grande ganho de qualidade.
Design sugerindo esportividade, harmônico entre frente, laterais e traseira, detalhes como o medidor de pressão de pneus em todas as versões, opções de motores 1,3 e 1,8-litro, câmbio manual, automatizado ou automático permitem amplo leque de configurações e preços. O Fiat Cronos sedimenta o caminho iniciado de ganho de qualidade e individualidade aberto pelo Argo.
A coluna expressa as opiniões do colunista e não as do Best Cars