Número de vítimas de acidentes veiculares só será reduzido nas próximas gerações: é o que concluo de um fórum sobre segurança
Geraldo Tite Simões, jornalista e instrutor de pilotagem dos cursos Speed Master e ABTRANS, volta a publicar uma coluna no Best Cars: Motite. Aspectos como segurança, mercado e dicas de pilotagem serão abordados com o bom humor já conhecido do colaborador, em periodicidade quinzenal. Acompanhe!
Esta é a conclusão depois de assistir a dois dias de apresentações no fórum Via Futuro, realizado em outubro em São Paulo, SP. Especialistas de várias áreas comprometidas com a segurança apresentaram teses e projetos que me levaram a confirmar tudo que escrevo já há duas décadas: não se muda o comportamento de uma sociedade apenas com conversa e multas, é preciso mexer na estrutura. E quando se fala da estrutura de um cidadão ela remete diretamente à escola.
Confesso que por muitos anos fui contrário à ideia de ministrar educação de trânsito nas escolas — e para dizer a verdade ainda não estou 100% convencido. Mas basta pôr os pés na rua para perceber que essa sociedade que está aí padece de uma doença muito grave e que nem pode mais ser curada. Por isso a esperança recai nas futuras gerações, desde que seja rápido, antes de ser contaminada.
Foram 37 painéis, com 10 minutos de duração cada, todos voltados para soluções de mobilidade urbana, redução de acidentes e projetos de futuro. Temas que variaram da redução da poluição e melhoria da qualidade de vida até a chegada dos carros autônomos, sem motorista, como forma de eliminar o erro humano. Uma verdadeira cruzada pela redução de vítimas.
E tudo quase caiu por terra quando o secretário de Transporte de São Paulo, Jilmar Tatto, ao abrir as solenidades, soltou uma pérola ao afirmar que o problema de trânsito em São Paulo são os carros. Desculpe a falta de tato — sem trocadilhos —, mas é a mesma coisa que afirmar que a culpa da falta de leitos em hospitais públicos é o excesso de pacientes ou que o problema de goteira no telhado é a chuva!
Como sempre se repete nesses eventos, somos bombardeados com uma sequência de dados estatísticos que daria para encher qualquer planilha de Excel. Tem de tudo: desde a velocidade x colisão frontal; com ou sem controles de estabilidade; vítimas a pé, de bicicleta, carro, moto, ônibus; faixa etária; por região; quantos receberam indenização, etc., etc., et cetera. Tem dado estatístico do que imaginar.
Mas só um convidado citou algo que parece esquecido pela maioria dos especialistas — justamente o único convidado que não era da área de trânsito, mas de comunicação, um publicitário. Ele começou a apresentação afirmando que trânsito é reflexo do comportamento. Puxa vida! Alguém acordou! O genial Walt Disney percebeu isso há apenas 65 anos, quando produziu o fantástico filme do Senhor Volante, o Pateta motorista (fácil de encontrar no Youtube), que vi na infância e nunca mais esqueci. O automóvel existe há mais de 100 anos e faz mais de 100 anos que se sabe disso!
Os motociclistas foram bombardeados de todos os lados, como sempre: parece que o sonho de todo prefeito é proibir a venda de motos
O trânsito e seus problemas não são resultado de um punhado de carros, motos, caminhões, bicicletas, etc., mas de gente! Pessoas que estão, temporariamente, motorizadas, mas que nasceram e morrerão pedestres. É esse o foco de qualquer campanha que tente arrefecer as consequências do trânsito: investir nas pessoas.
Sempre me surpreendo nestes eventos porque parece aquele jogo de empurra sem fim. O representante dos CFCs (centros de formação de condutores) afirma que as auto e moto-escolas cumprem o que determina a lei. O representante das polícias afirma que faz fiscalização. E os representantes dos Detrans afirmam que instalam radares, faixas, semáforos, etc. Os engenheiros de trânsito chamam para si a responsabilidade pela educação. Que me perdoem os engenheiros, mas educação é tarefa de pedagogo! E todo mundo aplica multa, defendendo que a multa é o mais eficiente instrumento de educação.
Os motociclistas foram bombardeados de todos os lados, como sempre. Toda vez saio desses eventos com a clara impressão que o sonho de todo prefeito é proibir a venda de motos. Quando envolve as secretarias de saúde nós apanhamos mais ainda. Só a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), por meio do presidente Marcos Fermanian, conseguiu tocar no tema “motos” de forma positiva, mostrando a evolução dos sistemas de segurança ativos como freios com sistema antitravamento (ABS) e combinados, além de explicar pela enésima vez que motos não poluem mais que carros.
Segurança em três pilares
Algumas declarações que anotei no meu caderninho:
• Segurança de trânsito deve se apoiar em três pilares: fiscalização, infraestrutura e educação.
• Hoje se trabalha um terceiro conceito de segurança: além de ativa e passiva, entra em cena a segurança inteligente, que são os sistemas eletrônicos que “pensam” pelo motorista e corrigem alguma besteira.
• Substituir os radares por medidores de velocidade média reduz enormemente as colisões traseiras. Radares geram ondas de congestionamentos e choques.
• 27% dos municípios brasileiros respondem por 75% das vítimas fatais. Onde tem mais gente morre mais gente.
• Bicicleta virou moda — ops, desculpe, necessidade!
• Finalmente foi proibido usar tinta preta para “remover” as sinalizações horizontais (as faixas). Obrigatório uso de material antiderrapante nessas sinalizações (vitória dos motociclistas).
• 25% dos acidentes com carros poderiam ser evitados se o veículo tivesse controle eletrônico de estabilidade.
• Há 40 anos, 41% das mortes eram causadas por colisões frontais. Hoje o ponto mais vulnerável são as colisões laterais, que respondem por 27% das mortes. A colisão frontal causa 25% dos óbitos. O uso disseminado de bolsas infláveis frontais e a maior resistência dos carros a esse tipo de colisão são determinantes.
• O seguro DPVAT arrecada R$ 8,5 bilhões, mas paga R$ 4,4 bilhões de indenizações. Bela receita… A boa notícia é que se reduziram as indenizações por mortes, mas aumentaram as por invalidez permanentes. A má notícia é que o número de fraudes e tentativas de fraudes aumentou muito. Tem 20% de inadimplência, que no Nordeste chega a 50%.
• As motos representam 25% da frota circulante de veículos, mas respondem por 75% das indenizações do DPVAT. E não há planos de se criar um perfil de usuário, por isso o bom motociclista continuará pagando a conta pelos maus.
• Aquele papo de que o Brasil tinha meta de redução de 50% nas mortes no trânsito era mentira. Nunca houve essa meta — quem a estabeleceu foi a ONU, mas o Brasil nunca disse que concordava. Mas a partir deste fórum houve o acordo velado de atingir essa meta. Agora sim, está valendo, por isso essa paranoia com a redução de velocidade.
Ninguém pensou em como enquadrar o ciclomotor dentro dos modais de transporte, bagunça que gerou um caos no Norte e no Nordeste
• Finalmente foi aprovada a construção das escolas públicas de trânsito, visando a educar as futuras gerações.
• Dos acidentes de trânsito no Brasil, 35% têm desdobramentos criminais.
• Ninguém pensou em como enquadrar o ciclomotor dentro dos modais de transporte, bagunça que gerou um caos nas cidades do Norte e do Nordeste. Hoje, enfim, ele foi considerado “motocicleta” e terá de ser emplacado e pilotado com capacete e habilitação.
• Todo transporte público começa com um pedestre, que sai de casa e vai até algum ponto. Portanto o modal de transporte mais usado no Brasil são os pés — 30% de todo deslocamento feito no Brasil é a pé.
• A bicicleta é um modal de transporte que merece toda atenção e incentivo. Só precisa alguns ajustes de ciclovias para que permitam o compartilhamento de modais.
• Caiu por terra o mito de que São Paulo não é uma cidade amigável com ciclistas por causa da topografia. Cidades com uma topografia muito pior, como São Francisco (EUA) e Madrid (Espanha), conseguiram aumentar o uso das bicicletas adotando o compartilhamento de modais. Um deles é permitir que ônibus, metrô, bondes e trens transportem bicicletas. Em São Paulo os motoristas da Uber já adotaram o engate para bicicleta em seus carros.
• Apenas dois jornalistas especializados em motos estiveram presentes no evento: eu (também representando minhas escolas ABTRANS e Speed Master) e a Suzane Carvalho (também instrutora de pilotagem). A assessoria de imprensa nos avisou do evento somente na véspera.
E assim terminou mais um fórum de trânsito e mobilidade, com a certeza de que essa geração que aí está é incorrigível e temos de investir no futuro. Ou, como mostrou o representante da Volvo, deveremos ter carros autônomos em breve. Se o maior responsável pelos acidentes de trânsito é o elemento humano, basta desaparecer com ele que acabam os problemas… Simples e funcional!
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A coluna expressa as opiniões do colunista e não as do Best Cars
Fotos: Geraldo Tite Simões