Picape Punto, Omega furgão e outras estranhas versões

Para eventos ou aplicações especiais, carros que conhecemos bem ganharam derivações inusitadas

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

Você com certeza conhece o Volkswagen Polo, o Honda Civic e o Ford Focus. Mas já viu Polo conversível, Civic picape ou Focus furgão?

Essas estranhas versões foram feitas para salões e eventos, em geral em exemplar único. Às vezes nascem da própria fábrica; em outros casos, vêm de empresas especializadas. Vamos conhecer algumas.

BMW M3 picape
A BMW até hoje não produz picapes, mas fez uma do M3 em 1986. O cupê teve a traseira recortada para levar equipamentos e peças da divisão Motorsport, trabalho que desempenhou por 26 anos. Outra picape M3 surgiu em 2011 com igual finalidade. A BMW fez até uma brincadeira de Dia da Mentira, colocando-a no circuito alemão de Nürburgring para que a imprensa achasse que seria fabricada.

Chevrolet Omega furgão
A Holden, braço australiano da General Motors, fez sucesso entre os surfistas nos anos 70 com os panel vans — furgões fechados derivados de automóveis — como o Sandman, derivado do sedã Kingswood. A ideia foi reeditada no conceito de mesmo nome, em 2000, com base na picape Ute de série. Esta era derivada do sedã Commodore, vendido como Chevrolet Omega no Brasil. O Omega furgão tinha decoração alegre, grandes rodas, suporte para pranchas no teto e uma cama no espaço traseiro.

Fiat Brava picape
Para chamar atenção aos hatches Brava e Bravo, no Salão de Turim de 1995, a Fiat italiana cedeu os carros a estúdios que criaram propostas de estilo variadas. Uma das mais estranhas era essa picape de cabine dupla, o Coggiola Sentiero, repleta de molduras plásticas e com quatro lanternas circulares do Coupé da marca. Uma espécie de avó da Toro, mas bem menos elegante.

Fiat Punto picape-conversível
O Fiat Grande Punto italiano, similar a nosso Punto, ganhou dupla função pelo estúdio Fioravanti. O conceito Skill de 2006 combinava teto removível e caçamba, ou seja, podia servir como conversível ou picape. Curto como o carro original, ele fazia lembrar a primeira picape Fiat 147 brasileira.

Ford Fiesta picape
Sim, o Fiesta teve versão picape no Brasil, a Courier (existiu outra na África do Sul, a Bantam, enquanto os europeus tiveram o furgão Courier). Mas o Ghia Fiesta Bebop, conceito de 1990, era uma picape diferente por manter as dimensões do hatch original, assim como o Skill do trecho acima. Capô do Fiesta RS e estrutura de caçamba davam um ar esportivo à Bebop.

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Ford Focus furgão
Em outros mercados o primeiro Focus teve versões que não vimos aqui, como perua e o cupê norte-americano, mas furgão? Sim. O conceito Focus Made in Detroit apareceu em 2000 no evento de carros preparados Sema Show com formato de perua fechada e visual esportivo, incluindo rodas de 18 polegadas.

Ford Ka Beauty
O Ka de segunda geração rendeu duas versões conceituais para o Salão de São Paulo de 2008: Beauty and The Beast, ou a bela e a fera. O Beauty (em verde) era o mais inusitado: um modelo aberto ao estilo speedster com dois lugares, para-brisa e vidros laterais de perfil baixo. Mais convencional, o Beast inspirou o Ka Sport de 2012.

Honda Civic picape
Outro esportivo que rendeu uma picape foi o Civic Type R. O braço inglês da Honda fez o utilitário em 2018, mantendo até o aerofólio traseiro, que se movia para dar acesso à caçamba. Que tal levar dois cortadores de grama Honda de 0 a 100 km/h em 6 segundos?

Papamóveis
Depois que o Papa João Paulo II sofreu um atentado, em 1981, os carros usados pelos pontífices passaram a ter uma cabine alta com vidros blindados na parte traseira, para que sejam visto pelas multidões em segurança. Foram assim o Range Rover de 1984 (à esquerda), que serviu ao mesmo Papa, e o Mercedes-Benz Classe M de 2012 (à direita), adotado para Francisco. A marca alemã, aliás, fornece carros ao Vaticado desde 1930.

Volkswagen Kombi a turbina
Um projeto de 1972 aplicou uma turbina a gás, como as de aviões, a uma Kombi. O projeto GT-70 da Volkswagen tinha a turbina na traseira, com transmissão automática, e podia acelerar de 0 a 100 km/h em bons 15 segundos com gasolina ou diesel. A ideia foi abandonada pelo custo (duas vezes e meia o do motor original), mas o protótipo ainda está no museu da marca.

Volkswagen Polo conversível
A Volkswagen nunca ofereceu um Polo conversível, mesmo no exterior, embora a parceira Karmann tenha revelado um GTI de conceito (em cima) no Salão de Frankfurt de 2007. Antes disso, no Brasil, um exemplar único foi feito em 2003 sobre o sedã de quatro portas (embaixo). Sem teto, o carro foi usado para transportar o então presidente Luís Inácio Lula da Silva em evento na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, durante o aniversário de 50 anos da empresa.

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