Fiat Uno, um “quadradinho” que desceu redondo

 

O Uno atual, se não é revolucionário como seu antecessor,
tem boa liquidez de mercado e aprovação pelos donos

Texto: Luiz Fernando Wernz – Fotos: divulgação

 

O Fiat Uno é um dos carros mais tradicionais do Brasil. Quando sua primeira geração foi lançada por aqui, em 1984, seu estilo causou opiniões muito divididas — era diferente de tudo que havia sido visto até então, com suas linhas retas, frente baixa e dimensões compactas, sem que isso prejudicasse o espaço interno. Desenhado por Giorgetto Giugiaro, o Uno era tão moderno para seu tempo que até hoje é vendido como Mille com a mesma forma básica.

Sua segunda geração foi lançada em maio de 2010, já como modelo 2011, dessa vez desenvolvida no Brasil. As linhas retas se mantiveram, mas suavizadas com cantos arredondados. De início foi lançada apenas a carroceria de cinco portas, disponível em três versões. A básica, chamada Vivace, era equipada apenas com motor de 1,0 litro; a intermediária era a Attractive, com motor de 1,4 litro; e a versão Way tinha como característica um visual mais “aventureiro” e podia receber motores de 1,0 e 1,4 litro, ambos da linha Fire.

O Uno Vivace tinha equipamentos de série bem escassos, contando apenas com vidros verdes, imobilizador de ignição, regulagem de inclinação do encosto do banco traseiro em duas posições, volante espumado, relógio, espelho no para-sol do passageiro, marcador de temperatura do motor e econômetro no painel. Os para-choques vinham sem pintura e a simplicidade da versão era destacada pelos cintos de segurança laterais traseiros, não retráteis, e pela luz interna só acesa ao abrir a porta do motorista. Ao menos todo o interior era revestido, sem exibir chapas das colunas ou das portas, como acontecia com as versões mais simples da primeira geração e do Palio.

 

 
O Uno Vivace vinha apenas com motor de 1,0 litro e escassos itens de série,
mas podia receber opcionais de conforto e segurança como os outros

 

A versão Attractive oferecia equipamentos adicionais como rodas de 14 pol (ainda de aço) com pneus de medida 175/65, cintos dianteiros com regulagem de altura e laterais traseiros retráteis, conta-giros, alças de teto na traseira, espelho também no para-sol do motorista, console do teto com espelho convexo para monitoramento dos passageiros do banco traseiro, aplique de tecido nas portas, tampas do tanque de combustível e do porta-malas com acionamento interno, console central mais longo, lavador/limpador e desembaçador do vidro traseiro, volante com ajuste de altura e para-choques pintados na cor do carro.

 

Ao contrário de outras versões esportivas de carros nacionais, o Uno Sporting tinha suspensão mais firme e rebaixada em 20 mm

 

O Uno Way, quando equipado com motor 1,0-litro, acrescentava ao pacote do Vivace itens externos em preto fosco (como molduras nos para-lamas e nas portas), faróis com máscara negra, lanternas traseiras com seções em tom fumê, barras longitudinais no teto, apliques prateados nos para-choques, suspensão elevada, rodas de 14 pol com pneus 175/65, revestimento interno exclusivo e conta-giros. Com motor 1,4, os pneus passavam à medida 175/70 e os demais equipamentos de série eram os mesmos da versão Attractive.

Todo Uno podia receber opcionais como ar-condicionado (ou apenas aquecimento), direção com assistência hidráulica, vidros dianteiros e travas com acionamento elétrico, freios com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de força entre os eixos (EBD) e bolsas infláveis frontais. Às versões com motor de 1,4-litro se incluíam também faróis de neblina, rodas de alumínio, terceiro encosto de cabeça no banco traseiro, rádio/toca-CD com MP3 em duas versões (uma com interface Bluetooth para telefone celular e conexões USB e para MP3), volante com revestimento de couro, ajuste de altura do banco do motorista e o exclusivo para-brisa térmico, que contava com uma discreta resistência interna que facilitava seu desembaçamento em dias úmidos.

 

 
No simples Vivace, nem a luz interna era acionada pela porta do passageiro

 

Outros diversos equipamentos eram oferecidos pela rede de concessionárias, como alarme antifurto, acendedor de cigarros, pedais e manopla do câmbio esportivos, porta-óculos, sensores de estacionamento traseiros e várias opções de adesivos decorativos para a carroceria e de apliques para a seção central do painel.

Em dezembro de 2010 a Fiat lançou a versão Sporting. Baseada na Attractive, oferecia um pacote composto por rodas de alumínio de 15 pol exclusivas, defletores dianteiros e de teto, saias laterais e traseira, ponteira do escapamento cromada com dupla saída, molduras pretas nos arcos dos para-lamas, faróis com máscara negra e lanternas traseiras com seções em fumê. Além do estilo esportivo, a versão contava também com direção assistida, computador de bordo, configurador de funções, controle elétrico dos vidros dianteiros (com função um-toque apenas para o motorista) e das travas das portas, volante revestido em couro e faróis de neblina.

O restante do conteúdo era o mesmo, com opção por bolsas infláveis frontais, freios com ABS e EBD, ar-condicionado, para-brisa térmico e os dois modelos de rádio. Ao contrário de outras versões esportivas de carros nacionais, o Uno Sporting tinha suspensão mais firme e rebaixada em 20 mm, coxins hidráulicos para sustentação do motor (com melhor isolamento de vibrações), pneus de medida maior (185/60) e diferencial mais curto. Mas os diferenciais técnicos se limitavam aí. O motor era o mesmo 1,4-litro oferecido também no Attractive e no Way.

 

 
Acabamento mais elaborado e motor de 1,4 litro diferenciavam o Attractive; como todo
Uno, ele surgiu em 2010 apenas com cinco portas e recebeu a versão de três no ano seguinte

 

Se a sensação de esportividade não ficava muito clara pelo desempenho, a decoração do interior tentava reforçar esse lado, com bancos com revestimento exclusivo e costuras em tom alaranjado, também usado nos puxadores das portas, no aro ao redor do velocímetro, nos botões dos comandos de ventilação e na costura do couro que forrava o volante. Havia ainda a opção para que a seção central dos bancos e parte do aro do volante usassem o mesmo tom.

 

“Confortável para motorista e passageiros; muito gostoso de dirigir, tanto na estrada quanto no caótico trânsito urbano”

 

O ano de 2011 foi marcado pelo lançamento da carroceria de três portas para todas as versões, em fevereiro, sem diferenças nos pacotes de equipamentos de série e opcionais com relação à carroceria de cinco portas. Mas em outubro vinha uma nova versão do Uno, a Economy, com diferenças que visavam à eficiência e a economia de combustível. Equipada apenas com motor 1,4-litro, ela contava com pneus de baixa resistência à rolagem, modificações na central da injeção eletrônica, diferencial mais longo e altura em relação ao solo reduzida em 10 mm para melhor aerodinâmica.

Os equipamentos se assemelhavam ao da versão Attractive com a ausência de alguns equipamentos, como a regulagem de altura do volante e o comando interno dos retrovisores, mas estavam disponíveis como opcionais ar-condicionado, direção assistida e vidros e travas elétricos. Oo volante vinha revestido em couro de dois tons de cinza e os bancos tinham revestimento em tons e tecidos diferenciados. Na linha 2013 do Uno, a versão Attractive foi substituída pela Economy 1,4.

Próxima parte

 

 

 
Molduras de para-lamas em preto, suspensão mais alta e pneus maiores eram
elementos do Uno Way, disponível com o motor Fire Evo em suas duas cilindradas

 

“Jovial e gostoso de dirigir”

De acordo com a pesquisa realizada no Teste do Leitor, o Uno satisfaz a maioria de seus proprietários pela condução confortável e pelo estilo, que parece ter atingido em cheio seu principal público-alvo.

“Carro atual, estiloso, tem um ‘ar’ jovial. Motor moderno, com bons níveis de ruído e bem elástico. Já viajei com quatro adultos no carro e me surpreendi com a disposição do motor! Subi a Serra do Mar entre 90 e 100 km/h apenas mantendo o giro do motor, utilizando bem o câmbio. Confortável para motorista e passageiros. Sua suspensão é firme, nem dura e nem mole, elevada em relação aos concorrentes. Muito gostoso de dirigir, tanto na estrada quanto no caótico trânsito urbano. Bancos do passageiro e do motorista bem macios”, destaca Diogo Santiago Bomtorim, de Curitiba, PR, dono de um Uno Way 1,0 2012.

Quem também elogia é Guilherme Dias, de Londrina, PR: “Apesar de não ser um esportivo como o estilo mostra, a ideia casou bem com o carro. Estou muito satisfeito com o custo-benefício do Uno. As modificações na suspensão e no câmbio o deixaram mais ágil que um Uno comum. O dono só tem que lembrar que não é um Punto T-Jet e ser feliz. Até porque custa a metade, não?”. Ele tem um Sporting 1,4 2012.

 

  
Mesmo que o motor 1,4-litro com 88 cv não fosse esportivo, o visual com anexos
aerodinâmicos e rodas de 15 pol deixava o Uno Sporting ao gosto do público jovem

 

“Carro com visual supermoderno de linha única e diferente do que vemos nos concorrentes. Ótimo espaço interno para o porte do carro. Condução muito gostosa, excelente visibilidade, boa estabilidade, ágil no trânsito urbano, bom câmbio, direção precisa e freios eficientes. Para um modelo 1.0 a Fiat acertou em tudo, pois vamos querer mais o que de um carro popular?”, destaca Fábio Godinho Soares, que roda pelo Rio de Janeiro, RJ, a bordo de um Uno Vivace 1,0 2011.

 

“Ele é muito mal-construído: ruídos por todo lado e apertaram as portas, criando uma reentrância na moldura com um desnível absurdo”

 

Entre os aspectos negativos, merecem destaque o espaço interno e a visibilidade — curioso é que são itens sempre elogiados na primeira geração, o Mille. No mais, problemas com a qualidade dos materiais de acabamento interno e relações de marchas muito curtas nas versões 1,0-litro são outros pontos de reclamação dos proprietários.

“Acho que a quinta marcha poderia ser mais longa para permitir rodarmos a 120 km/h numa rotação mais baixa e com menor ruído. Espaço para os passageiros traseiros deveria ser maior. No retrovisor esquerdo, falta curso para regular conforme minha posição. A qualidade dos botões do ar-condicionado é duvidosa e a visibilidade fica comprometida por conta da grande largura da coluna frontal”, queixa-se Leandro Federsoni, de São Bernardo do Campo, SP, dono de um Uno Way 1,0 2011.

 

 
A cor laranja foi empregada em detalhes internos do Sporting e, como opção, ele podia
usá-la ainda mais; a suspensão vinha mais firme e baixa que nas demais versões

 

Alessandra Goulart Macan Gazzoni, de Araranguá, SC, é enfática: “O principal aspecto negativo é a economia de custo de produção em um veículo de entrada. Ao optar pela versão Attractive completa (pelo ótimo desconto oferecido), percebi detalhes injustificáveis, como as vedações simples das borrachas das portas (deixam poeira sobre a lataria das soleiras e pinga quando abre a porta se molhada) em vez de duplas como do antigo Palio ELX, falta de computador de bordo, encostos de braço das portas não ergonômicos, recirculador de ar que faz um leve zunido acima de 80 km/h. Faltou também a luz no porta-malas”. Ela possui um Uno Attractive 1,4 2011.

Outros aspectos negativos são destacados por Júlio César Chaves Câmara, de Salvador, BA, dono de um Uno Way 1,0 2011: “Apesar do projeto do carro ser bom, ele é muito mal-construído. Ruídos por todo lado, chapa do cárter que folga toda hora, tecido do banco desfiando. Para resolver um problema de infiltração nas portas, fizeram algo típico de oficina de esquina: apertaram as portas de todos os modelos produzidos, criando uma reentrância na moldura com um desnível absurdo. E o pior é que não resolveu o problema, agora estão colocando enchimento nas borrachas. O consumo não condiz com a potência do motor, é alto: mataram o que o antigo Uno tinha de melhor”.

Alguns problemas relatados merecem destaque, como os ocorridos no Uno Vivace 1,0 2011 de Patrícia Nogueira Santos, de Campinas, SP: “Ruídos internos: tubulações das saídas de ar rangendo muito, chave de seta com folga e vibrando muito, estalos no banco traseiro e portas traseiras batendo em piso irregular. Ficou uma péssima impressão quanto ao processo de montagem do veículo. O motor bate pino quando usa gasolina. Excessivo reflexo no quadro de instrumentos pelo acabamento da coluna de direção. Será que dono de carro popular é pouco exigente e não repara em nada? Pelo que dá de retorno, o carro é caro, pois é pouco equipado de série, sendo tudo opcional”.

 

 
Alterações em pneus, câmbio e injeção, além de um econômetro no painel (à direita),
buscavam reduzir o consumo do Uno Economy, mas a Fiat não informou seus números

 

Ainda foram relatados defeitos na caixa de direção hidráulica, barulhos nas pastilhas de freio, quebra do comando de direcionamento do ar, quebra do porta-objetos da porta, alarme de fábrica ineficiente, ruídos na suspensão, infiltração de água pelas portas dianteiras e quebra do acionamento interno do bocal do tanque.

O índice de satisfação dos donos com o Uno está bem situado em sua categoria. Com 62,5% de proprietários muito satisfeitos no Teste do Leitor, ele supera o Peugeot 207 (59,1%, incluindo hatch, SW e Passion), o Chevrolet Prisma (58,7%), o VW Gol com motor de 1,0 litro (54,5%), o Ford Ka (51,9% na atual geração) e o VW Fox 1,0-litro (33,3%), embora fique abaixo do Renault Sandero (72,1%). Esses são os modelos do segmento de pequenos que o Guia de Compra analisou em sua nova fase, desde o ano passado.

Já a rede de concessionárias da Fiat, com 34,4% de donos de Uno muito satisfeitos, fica em melhor condição que a da VW (25,6% na pesquisa do Gol e 21,6% na do Fox), mas abaixo das redes Renault (51,2%), Peugeot (45,5%), Ford (38,4%) e Chevrolet (36,7%).

Os modelos usados do novo Uno são boa compra para quem precisa de um carro recente e acessível, com baixo consumo e fácil revenda. Prefira unidades com mais opcionais incorporados, pois a diferença de valor no mercado de usados é pouca e o conforto vale a pena.

Veja opiniões de proprietários Opine sobre seu carro

 

Custos de manutenção

Concessionária Mercado paralelo
Disco de freio (par) R$ 205 R$ 55
Pastilhas de freio dianteiras (par) R$ 110 R$ 75
Amortecedores (jogo de 4) R$ 610 R$ 640
Pneus (Pirelli Cinturato P4, 165/70 R 13, cada) R$ 210
Para-lama dianteiro (cada) R$ 235 R$ 180
Para-choque dianteiro R$ 460 R$ 115
Farol (cada) R$ 330 R$ 105
Mão de obra (hora) R$ 170
Preços médios para Uno Vivace 1,0 Flex cinco-portas 2011, obtidos pelo Sistema Audatex (concessionária) e lojas de autopeças, em pesquisa em agosto de 2012; não envolvem instalação e pintura quando cabível

 

Cotações de seguro

Custo médio Franquia média
  • Uno Vivace 1,0 Flex 5-portas 2011
Alto risco R$ 7.960 R$ 2.160
Médio risco R$ 1.830 R$ 2.020
Baixo risco R$ 1.170 R$ 1.870
  • Uno Way 1,4 Flex 5-portas 2011
Alto risco R$ 8.650 R$ 2.160
Médio risco R$ 1.995 R$ 2.020
Baixo risco R$ 1.290 R$ 1.870
  • Uno Sporting 1,4 Flex 5-portas 2011
Alto risco R$ 8.880 R$ 2.145
Médio risco R$ 2.035 R$ 2.000
Baixo risco R$ 1.315 R$ 1.855
Custos médios obtidos em pesquisa da Depto Corretora de Seguros em agosto de 2012; conheça os perfis

 

Satisfação dos proprietários

Com o carro Com as concessionárias
Muito satisfeito 62,5% 34,4%
Parcialmente satisfeito 31,3% 31,3%
Insatisfeito 6,2% 21,9%
Não utilizo 12,4%
Estatística obtida no Teste do Leitor com 32 proprietários até agosto de 2012

 

Compare as versões

Motorização Comb. Potência Torque Veloc. máxima
1,0 Flex gas. 73 cv 9,5 m.kgf 149 km/h
álc. 75 cv 9,9 m.kgf 151 km/h
1,4 Flex (Economy) gas. 85 cv 12,4 m.kgf 170 km/h
álc. 88 cv 12,5 m.kgf 172 km/h
1,4 Flex (Attractive) gas. 85 cv 12,4 m.kgf 170 km/h
álc. 88 cv 12,5 m.kgf 172 km/h
1,4 Flex (Way) gas. 85 cv 12,4 m.kgf 165 km/h
álc. 88 cv 12,5 m.kgf 167 km/h
1,4 Flex (Sporting) gas. 85 cv 12,4 m.kgf 170 km/h
álc. 88 cv 12,5 m.kgf 172 km/h
Motorização Comb. Acel. 0 a 100 km/h Consumo em cidade Consumo em estrada
1,0 Flex gas. 16,8 s 15,6 km/l 20,1 km/l
álc. 15,8 s 10,5 km/l 12,9 km/l
1,4 Flex (Economy) gas. 11,1 s ND ND
álc. 10,8 s ND ND
1,4 Flex (Attractive) gas. 11,1 s 14,7 km/l 19,4 km/l
álc. 10,8 s 10,3 km/l 12,8 km/l
1,4 Flex (Way) gas. 11,8 s 13,2 km/l 17,7 km/l
álc. 11,5 s 9,1 km/l 12,2 km/l
1,4 Flex (Sporting) gas. 11,5 s 13,2 km/l 17,7 km/l
álc. 11,2 s 9,1 km/l 12,2 km/l
Dados do fabricante; ND = não disponível

 

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