Fiat Toro: opinião dos donos aponta os altos e baixos

Picape agrada pelo conforto, o estilo e o comportamento; críticas incluem acabamento e torque do menor motor

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

A Fiat Toro foi um daqueles carros que chegam para mudar o mercado. Pela primeira vez, o comprador de picapes podia associar características de automóvel — estrutura monobloco, suspensão traseira independente — a elementos apreciados nesses utilitários, como motor a diesel e tração nas quatro rodas. Some-se a isso o belo desenho e bons atributos de conforto, e o sucesso estava garantido.

Depois de quatro anos no mercado, há muitas Toros usadas à venda. Elas são uma boa compra? O que pensam seus proprietários? Quais os pontos mais elogiados e criticados, os defeitos mais frequentes e a satisfação com o carro e a rede de concessionárias da Fiat? Todas as respostas estão nesse Guia de Compra, baseado na opinião dos donos que participaram do Teste do Leitor.

 

A versão Endurance, lançada para 2019, é hoje a mais barata da linha Toro; o modelo 2020 ganhou central de áudio com tela maior, atendendo a muitos pedidos

 

A Toro foi lançada em 2016 em versões Freedom (com opção pelo pacote Opening Edition) e Volcano. A Freedom podia ter motor flexível de 1,75 litro (até 139 cv), com transmissão automática de seis marchas e tração dianteira, ou motor turbodiesel de 2,0 litros e 170 cv, com caixa manual de seis marchas e tração dianteira ou integral sob demanda (acionamento automático da tração traseira). A Volcano era a única a combinar motor turbodiesel, tração 4×4 e caixa automática de nove marchas.

 

 

No fim do ano era adicionada a Freedom com motor flexível de 2,4 litros (até 186 cv) e caixa automática de nove marchas, só com tração dianteira. A linha 2018 recebia motor 1,75 revisto, enquanto a Freedom podia vir com o pacote de equipamentos Road e o motor turbodiesel com tração 4×4 e caixa automática. A edição Blackjack, com acabamentos em preto, estreava com motor 2,4. O modelo 2019 trazia mais versões: a de entrada Endurance, só com motor flexível, e a luxuosa Ranch com bancos de couro marrom, sempre 4×4 a diesel. A Freedom ganhava equipamentos e o motor 2,4 mudava da Freedom para a Volcano. Não havia mais versão a diesel com caixa manual.

 

Parte da linha desde o início, a Toro Freedom já ofereceu todos os motores e transmissões da picape; o modelo 2020 das fotos inclui o pacote decorativo S-Design

 

Por fim, a linha 2020 trazia a versão Ultra com cobertura rígida de caçamba, também 4×4 turbodiesel. A Endurance agora oferecia opção de caixa manual para o motor flexível e de caixa automática com motor a diesel, e a Freedom podia ter o pacote visual S-Design.

 

No conjunto, 61% dos proprietários disseram-se muito satisfeitos com a Toro, índice apenas razoável no universo das pesquisas feitas com automóveis

 

Você pensa que o estilo da Toro é seu atributo mais lembrado pelos donos? Errou: o elogio mais frequente é o conforto ao dirigir (citado por 61%), com destaque ao rodar mais suave que o de outras picapes — mesmo na versão a diesel, de maior capacidade de carga. O desenho está em segundo lugar (33%), empatado com a estabilidade e o desempenho dos motores turbodiesel e 2,4-litros. Na sequência aparecem menções ao consumo do turbodiesel e ao nível de ruído de várias versões (28% cada item), itens de conveniência e posição de dirigir (22% cada) e segurança (17%).

O ponto negativo mais comentado da Toro foi reparado na linha 2020: a central de áudio oferecida até 2019, com tela pequena e sem interface para celular, reclamada por 33% dos participantes. Logo atrás estão o acabamento, que vários dizem estar em desacordo ao preço da picape, e o consumo dos motores flexíveis (28% cada quesito). O torque do motor 1,75 foi criticado por 22% dos donos, dentro do universo que inclui as várias versões. Quatro pontos aparecem empatados com 17% de citações: aceleração inicial do motor turbodiesel, capota marítima que deixa entrar água na caçamba, espaço no banco traseiro e qualidade de áudio do sistema.

 

A topo de linha Volcano (modelo 2017 nas fotos) sempre ofereceu o motor turbodiesel com caixa automática; hoje pode vir também com o flexível de 2,4 litros

 

Que defeito mais incomoda os proprietários de Toro? São os ruídos internos, em geral em portas e seus forros, apontados por 28% na pesquisa. Outros problemas foram raros, citados por dois donos ou 11%: defeitos de motor, parte elétrica, dificuldade de partida e falha na tampa da caçamba.

 

 

No conjunto, 61% dos proprietários disseram estar muito satisfeitos com a Toro, um índice apenas razoável no universo das pesquisas feitas até aqui com automóveis (ainda não fizemos a análise de outras picapes). A rede de concessionárias da Fiat é que tem deixado muito a desejar, ao deixar muito satisfeitos apenas 33% dos participantes.

Mais Guias de Compra

 

Satisfação com o carro

Muito satisfeitos 61%
Parcialmente satisfeitos 28%
Insatisfeitos 11%
Pesquisa com 18 donos

 

Satisfação com a rede de concessionárias

Muito satisfeitos 33%
Parcialmente satisfeitos 56%
Insatisfeitos 11%
Não usam 0
Pesquisa com 18donos

 

 

Ficha técnica

Toro 1,75 flexível Toro 2,0 turbodiesel
Motor
Posição transversal transversal
Cilindros 4 em linha 4 em linha
Comando de válvulas no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo 4
Diâmetro e curso 80,5 x 85,8 mm 83 x 90,4 mm
Cilindrada 1.747 cm³ 1.956 cm³
Taxa de compressão 12,5:1 16,5:1
Alimentação injeção multiponto sequencial injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 135/139 cv a 5.750 rpm* 170 cv a 3.750 rpm
Torque máximo 18,8/19,3 m.kgf a 3.750 rpm* 35,7 m.kgf a 1.750 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas manual, 5 ou automática, 6 manual, 6, ou automática, 9
Tração dianteira dianteira ou integral
Freios
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a tambor a tambor
Antitravamento (ABS) sim sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência elétrica elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 16 pol 17 pol
Pneus 215/65 R 16 225/65 R 17
Dimensões
Comprimento 4,915 m 4,915 m
Largura 1,844 m 1,844 m
Altura 1,68 m 1,743 m
Entre-eixos 2,99 m 2,99 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 60 l 60 l
Caçamba 820 l 820 l
Capacidade de carga 650 kg 1.000 kg
Peso em ordem de marcha 1.619 kg 1.871 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima 172/175 km/h* 188 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,8/12,2 s* 10,0 s
Consumo em cidade 9,5/6,4 km/l* 10,0 km/l
Consumo em rodovia 11,2/7,8 km/l* 12,6 km/l
Dados do fabricante; *gasolina/álcool; desempenho e consumo da versão flexível com caixa automática; consumo conforme padrões do Inmetro

 

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