Fim de uma era: Mitsubishi encerra o Lancer Evolution

Mitsubishi Lancer Evolution Final 01

 

Com a Final Edition, ou edição final, a Mitsubishi anuncia o encerramento da produção do Lancer Evolution X, a décima série da versão de alto desempenho do sedã médio. Limitada a 1.000 unidades e oferecida apenas no Japão, a edição vem com ingredientes selecionados como rodas BBS, amortecedores Bilstein, molas Eibach e freios Brembo, além de bancos Recaro de couro preto com costuras em vermelho. Não há alterações no motor turbo de 2,0 litros, que produz potência de 295 cv e torque de 41,4 m.kgf. Infelizmente não se concretizou o que anunciava em janeiro o Evolution X Final Concept, no evento Tokyo Auto Salon, com motor preparado para 480 cv. A Final Edition pode vir em branco, preto, cinza, azul e vermelho, sempre com câmbio manual.

 

 

O Lancer Evolution foi lançado em 1992 com a mecânica do Galant VR-4, incluindo motor de 250 cv e tração integral. As versões II (1994), III (1995), IV (1996), V (1998), VI (1999), VII (2001), VIII (2003), IX (2005) e X (a mais longeva, em produção desde 2007) elevaram seu desempenho e trouxeram novos recursos como controle de estabilidade, variação do tempo de válvulas, vetorização de torque e câmbio automatizado de dupla embreagem. Por suas últimas declarações, de 2014, a Mitsubishi não pretende lançar um sucessor com motor a gasolina, sendo possível que o faça com propulsão elétrica.

Confira as fotos da edição final e de cada fase da linha Evolution.

 

Final Edition

 

Evolution, desde o início

Texto da equipe – Fotos: divulgação

 

Sair da versão mobile