Toyota Etios: automático, mais potente e novo painel

Toyota Etios 2017

 

O Toyota Etios ganha motores mais potentes, novo quadro de instrumentos e opção de transmissão automática na linha 2017, que não traz mudanças visuais. A nova caixa de quatro marchas está disponível tanto para o motor de 1,3 litro (restrito ao hatch X) quanto ao 1,5 (hatch XS, XLS e Cross, sedã X, XS e XLS; a opção Platinum desaparece da linha). A transmissão manual passa a ter seis marchas.

O painel continua com instrumentos centrais, mas eles agora compõem um mostrador digital com velocímetro numérico e conta-giros em arco, o que deve resolver a leitura tão criticada no modelo desde 2012. Outras novidades são computador de bordo (de série em toda a linha) que permite inserir o valor pago pelo litro do combustível para cálculo de custos (a partir da versão XS), encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro, ancoragem de cadeiras de crianças Isofix, melhor isolamento acústico, suspensão e direção recalibradas e acionamento hidráulico da embreagem (caixa manual).

Ambos os motores agora são fabricados no Brasil, em Porto Feliz, SP, e receberam sistema VVT-i de variação de tempo de abertura das válvulas, o que melhorou seu desempenho. O 1,3 passa a produzir 88 cv e 12,3 m.kgf com gasolina e 98 cv/12,8 m.kgf com álcool, ou 8 cv a mais que antes. O 1,5 agora rende 102 cv/14 m.kgf e 107 cv/14,4 m.kgf, na ordem, ou 11 cv a mais que o antigo. A caixa automática não prevê mudanças manuais.

 

 

O Etios tem ainda novos equipamentos de série. A versão X ganhou computador de bordo, apoio de braço para motorista (somente na versão automática) e banco traseiro com encosto rebatível, mantendo direção com assistência elétrica, ar-condicionado, travamento de portas a distância e vidros com acionamento elétrico. A XS vem com sistema de áudio com MP3 e Bluetooth, controlador de velocidade (versão automática) e controles de áudio e do computador no volante.

Na XLS, além desses itens, estão presentes novas rodas de alumínio de 15 pol, sistema de áudio com tela tátil apto ao espelhamento de telefone, faróis de neblina, retrovisores externos com luzes de direção e acabamento dos bancos em padrão couro. A Cross segue os mesmos conteúdos, mas com caracterização visual “aventureira”.

 

 

Confira os preços do Etios 2017:

• hatch X 1,3 manual: R$ 44 mil
• hatch X 1,3 automático: R$ 47.490
• hatch XS 1,5 manual: R$ 49 mil
• hatch XS 1,5 automático: R$ 52.495
• hatch XLS 1,5 manual: R$ 53.895
• hatch XLS 1,5 automático: R$ 57.395
• hatch Cross 1,5 manual: R$ 57.395
• hatch Cross 1,5 automático: R$ 60.895

• sedã X 1,5 manual: R$ 48.495
• sedã X 1,5 automático: R$ 52 mil
• sedã XS 1,5 manual: R$ 51.695
• sedã XS 1,5 automático: R$ 55.195
• sedã XLS 1,5 manual: R$ 56.795
• sedã XLS 1,5 automático: R$ 60.295

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação

 

Sair da versão mobile