Ford Ka (segunda geração)

[Nome] ALBERTO VIEIRA RIBEIRO
[Cidade] IBIUNA
[Estado] SP

[Versão] 1.0 8V
[Ano-modelo] 2009
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 2
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] pequeno,ágil facil de estacionar seguro e manutenção baratos

[Principais aspectos negativos] consumo um pouco alto(principalmente com etanol),ruídos internos em pisos irregulares

[Defeitos apresentados] infiltração do lado do passageiro(resolvido com uma película) direção estralando,defeito na injeção eletrônica,maçaneta do lado do motorista quebrou facilmente.

[Comentários adicionais] carro bom e ágil mais poderia ser mais economico pois se comparado com o celta por exemplo o ka é um beberrão.De resto é um carrinho muito bom

[Data de publicação] 11/1/13

[Nome] Rafael Pereira
[Cidade] Brasília
[Estado] DF

[Versão] Sport 1.6
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 3
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] O desempenho é de longe o grande atrativo do Ka Sport. Não apenas o motor 1.6 puxa o carro como ele merece, como também o acerto de suspensão e as dimensões reduzidas do veículo contribuem para uma condução extremamente ágil, leve e prazerosa. A posição de dirigir é agradável (e acredite, existe a sensação de espaço na frente).

O câmbio, por sua vez, possui engates bem diretos, apesar de um pouco longos a meu ver, mas estou comparando com o que considero a referência no segmento, que é o câmbio da VW. A direção é muito direta, é possível controlar o carro com grande precisão em qualquer velocidade, sendo possível sentir o comportamento sobresterçante do Ka em sua plenitude. O consumo me surpreendeu, chegando a dar 16 km/L na gasolina (em Brasília).

Em resumo, é uma experiência de condução muito prazerosa. De resto, acho o veículo muito bonito dentro da proposta, agora que ele finalmente ficou parecido com um Ford (o anterior não tinha cara de nada). Não sou muito de luxos em carro – gosto de dirigir mesmo – mas admito que alguns recursos como o alarme que abaixa os vidros e o ar-condicionado vêm a calhar eventualmente. O porta-malas me serve muito bem, e a visibilidade como um todo é excelente. Faz muita falta um marcador de temperatura no painel.

[Principais aspectos negativos] O acabamento interno faz jus ao segmento de entrada – é horrível. Os únicos materiais que aparentam qualidade são o volante (com airbag, vindo do modelo original de 96) e a tampa do airbag do passageiro (vinda do modelo europeu após a reforma no começo dos anos 2000). Todos os outros plásticos são de baixa qualidade, e alguns já são grande fonte de ruído antes mesmo dos 10 mil km (especialmente o retrovisor e o acabamento da porta esquerda). O sistema de som MyConnection só presta por ficar bonito no painel – não existe separação real entre pastas ao rodar arquivos MP3, ele não lê alguns pendrives e o CD player pula algumas faixas. De quebra, ele não guarda alguns comandos como o Random, que deve ser ativado sempre que ligo o som. O carro não oferece ABS em nenhuma versão, as chapas de carroceria possuem vãos muito grandes – fruto de um projeto “gambiarra”, e não é possível comprar o carro sem as faixas decorativas. Tirei-as na concessionárias, mas não ficou 100%. O carro não gosta de gasolina, sendo necessário usar etanol eventualmente para evitar pré-detonação. Hoje em dia, só uso etanol. Falta regulagem de altura dos faróis, ao andar com passageiros no banco traseiro o farol vira um míssel laser na cara do motorista que vem no outro sentido. O vidro do carona não baixa 100%, fica um pequeno pedacinho pra fora.

[Defeitos apresentados] Ruídos internos consideráveis, e em uma ocasião a luz de inspeção ficou acesa por 2 dias, sumindo em seguida.

[Concessionárias] Usei somente para manter a garantia. Fizeram o serviço necessário, mas não corrigiram pequenos problemas que apontei (ruídos internos e vidro direito), e atrasaram sem deixar tempo para lavar o carro. Ele estava meio sujo, mas quando me entregaram parecia que ele tinha subido o Pikes Peak. Tive que levar novamente outro dia, e aparentemente o carro foi lavado com um desses materiais meio corrosivos (Solupan, correto?). Concessionária Ford Colorado.

[Comentários adicionais] Sou adepto de carros usados (já tive três), mas por motivos diversos parti para um zero. Olhei alguns carros – fui maltratado em várias concessionárias pela minha cara de “não comprador de carro” – e a própria compra do Ka foi um pouquinho complicada. Você deve ter lido os defeitos que apontei, e os pequenos “perrengues” de concessionária, mas no fim das contas a experiência de conduzir o Ka é tão agradável que todos esses detalhes caem por terra. Não sou “piloto”, somente entusiasta de carros, dirijo tranquilo boa parte do tempo com eventuais momentos hoonigan (sempre com segurança!), e garanto que o Ka me diverte como poucos carros que já dirigi. Quem convive comigo gosta dos detalhes do carro, da “cara esportiva” dele. Eu não me importo, acho até que é muita pose pra um Ford Ka, mas a experiência de dirigir é tão agradável que tudo isso vale a pena.

O carro fica sempre na minha mão, a condução é agil, é possível sentir uma sinergia entre condutor e automóvel. Num mundo em que todos os carros desse segmentos estão ficando “altinhos e confortáveis”, o Ka é deselegante, como um adolescente rebelde que não é tão “hardcore” assim, mas que consegue ter personalidade.

Acredito que ele seja um dos últimos carros com o espírito dos pequenos europeus dos anos 90, como o 106 e o Fiesta. Leve, pequeno, meio capenga, mas gostoso de dirigir. Obviamente ele está defasado em relação a essa enxurrada de lançamentos, mas quando vejo todo o conforto desses modelos, cheios das tecnologias, e comparo com a dureza da suspensão do Ka e de como nos divertimos, vejo que fiz uma boa escolha. Não vou dizer que você deve comprar esse carro ou não, mas se você gosta de dirigir, experimente o carro e pese o seu test-drive junto de suas outras necessidades. Acima de tudo, escolha um carro que lhe agrade!

[Best Cars Web Site] Já falei várias vezes e repito: Best Cars é autoridade em automóvel. Alto nível de “tecnicismo”, ênfase no bom uso do vocabulário automotivo, opiniões sobre o que realmente importa e uma imparcialidade inquestionável. Enquanto outras revistas ficam apontando o quanto seus vizinhos vão se impressionar com os novos cromados, O BCWS fala de suspensão, fala de detalhes do motor, fala de carro de verdade. Se você está lendo essa opinião, garanto que está num ótimo website. Vejo o BCWS como parte da piece-de-resistance dos apaixonados por carro. Continuem com o excelente trabalho!

[Data de publicação] 1/11/12

 

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