[Nome] Giorgio Augusto Pasquali
[Cidade] Caxias do sul
[Estado] RS
[Versão] expression 1.6
[Motor] 1.6 8v flex
[Ano-modelo] 2008
[Quilometragem atual] 150.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 3
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 3
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] O estilo, pois sempre gostei de carros quadrados, poderia destacar como aspectos positivos, o espaço, o conforto, estabilidade ótima, anda bem firme, tanto faz se você está a 20 km/h ou próximo dos 200 km/h o carro continua firme, a durabilidade e robustez, a suspensão é ótima, macia, estável e durável. o carro é todo durável é um tanque de guerra, baixa manutenção, embreagem muito macia, e cambio com engates precisos e macios, ótimo freio de mão. o rádio original funciona muito bem mesmo em estradas esburacadas e mesmo quase 10 anos depois, os vidros elétricos funcionam muito bem, Já rodei 150 mil km e não baixa um pingo de óleo. Desembaçador traseiro, revestimento do porta malas, protetor do cárter e outros itens são de serie em todos os modelos
[Principais aspectos negativos] eu andava com um Santana 2.0 e fazia 9,5 na cidade e mais de 16 na estrada. o logan faz 8 na cidade, com bem menos potência que o Santana, anda menos e gasta mais, barulho do motor é horrível ( parece um fusca) a vedação não é boa, o que faz com que o barulho do motor invada o interior, até 3 mil giros o carro passa a impressão de ser fraco o motor só acorda depois dos 3,5 mil giros, ar condicionado fraco e barulhento só faz barulho e demora uma eternidade pra gelar além de sair um pouco de cheiro de mofo, direção hidráulica nem parece hidráulica é muito pesada, na hora de arrancar tem que acelerar um monte se não ele apaga,o freio é eficiente mas é duro, buzina de lambreta, o carro é flex, mas não funciona muito bem com álcool a lenta fica oscilando e se tiver com alcool e o ar ligado provavelmente vai apagar na hora da arrancada
[Defeitos apresentados] com 10 mil km a proteção do carter começou a fazer barulho, o que foi facilmente resolvido na concessionária com um simples aperto, as pastilhas de freio que vinham no carro eram duras demais e estragaram os discos com 20 mil km o que foi resolvido colocando pastilhas paralelas e não as originais o que resolveu o problema pro completo, atualmente o marcador da quantidade de combustível está impreciso mas o carro tem 10 anos de uso e mais de 150 mil km então tem que dar um desconto
[Concessionárias] gostei da Dr SUL aqui em Caxias, normalmente fui bem atendido, embora poderiam pegar mais leve no preço de peças e mão de obra
[Comentários adicionais] Carro bom, dificilmente você irá ter problemas, ele é durável e robusto, eu comprei 0km já rodei 10 anos e 150 mil km e ele nunca me deixou na mão
[Best Cars] Adoro o teste do leitor, nunca compro nenhum veículo sem passar aqui antes, acho ótimo esse espaço, ele já me livrou de pegar umas bombas por aí, sou muito grato!
[Data de publicação] 6/4/18
—
[Nome] Rodrigo Hitoshi Yamamoto
[Cidade] Jundiaí
[Estado] SP
[Versão] Privilège 1.6 16v
[Ano-modelo] 2009
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 60.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito
[Estilo] 1
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 2
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] O grande entreeixos aliado a suspensão bem calibrada proporciona ao Logan um conforto difícil de encontrar no segmento. Apesar de ser macia, a suspensão mantém o carro no lugar durante as curvas sem maiores sustos. Os bancos revestidos em veludo são muito confortáveis e macios. O motor 1.6 16v K4M da Renault é um caso a parte. Apesar de ser um pouco chocho nos primeiros RPMs, depois dos 3~4 mil o carro acorda repentinamente e acelera forte. É como se usasse turbocompressor, assustando o motorista muitas vezes. O consumo ficava entre 7 km/l com etanol e 9 km/l com gasolina.
[Principais aspectos negativos] Negativo, na minha opinião e para o meu gosto, é a posição de dirigir. Eu tenho 1,73m e não me sentia confortável em um carro que parece que foi projetado para pessoas de 1,90m. Voltei a dirigir um carro mais compacto. Outro ponto negativo é o ar condicionado. Quem foi o projetista inteligente que colocou o filtro de ar encostado com o condensador?? toda vez que você usa o ar o filtro inevitavelmente fica úmido, e dá aquele cheiro “gostoso” de mofo ao ambiente.
[Defeitos apresentados] Não conseguiram calibrar o motor K4M adequadamente para funcionar com etanol. A marcha lenta ficava muito inconstante, e ligando o ar condicionado o carro muitas vezes morria (somente com etanol). A injeção foi ajustada duas vezes na concessionária mas não surtiu efeito.
[Concessionárias] Nos dois anos que o carro ficou comigo levei à concessionária VALEC para as revisões programadas. Além de terem cobrado muito caro pelas revisões, na última cobraram uma limpeza de ar condicionado e nem sequer trocaram o filtro de ar da cabine. Sem contar que o carro voltou com objetos que não eram meus no porta malas, e pelo fato do carro ter ficado mais de 2 dias lá, acredito que o mesmo foi usado durante o período. Abri reclamação na renault do brasil mas não me deram retorno. Fiquei tão desgostoso da vida que troquei por um carro zero de outra marca. Posso ser apenas um consumidor, mas de um em um a marca perde muito mercado apesar de ter produtos interessantes.
[Best Cars Web Site] Melhor site de carros e de opinião de donos! com este enorme acervo de opiniões de proprietários temos base para futuras compras ou analisar se o problema é do projeto ou de nosso carro! ótimo!
[Data de publicação] 27/6/14
—
[Nome] Rafael
[Cidade] Florianópolis
[Estado] SC
[Versão] 1.6
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Boa estabilidade mesmo em condições de condução mais severa, conforto e bom espaço interno.
O 1.6 2013 tem um desempenho muito bom tanto na cidade quanto na estrada tem boa relação km/l e surpreende no alcool 7,2 na cidade com ar ligado, suspensão bem acertada assim como os freios, transmite sensação de muita segurança.. o carro só fica mais “leve” depois que passa dos 180 Km/h.
[Principais aspectos negativos] Relógio do painel atrasa, painel apresenta ruidos, isolamento acústico ruim.
[Defeitos apresentados] Relógio atrasa, computador de bordo não informa autonomia (quando entra na reserva) ou quanto vc rodou na reserva.
[Concessionárias] Não resolveu meu problema com o relógio e respondeu que todo carro é assim (mentiram).
[Comentários adicionais] Sinto falta de recursos no computador de bordo, quando entra na reserva não avisa autonomia estimada, não informa quanto vc rodou na reserva, e o relógio atrasa.
[Best Cars Web Site] Muito bom site, serviço informativo confiável já que as impressões não são apenas de testes e sim de pessoas que convivem com os veículos.
[Data de publicação] 14/11/13
—
[Nome] Edicarlos
[Cidade] Salvador
[Estado] BA
[Versão] Expression 1.6
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 60.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Espaço interno excelente, econômico (no trânsito engarrafado 11.7 com gasolina e 14.5 em rodovia a 120 h/h. Freios muito bons, boa posição e visão da pista, conjunto mecânico muito bom, nos 60.000 que rodei não deu problemas, inclusive fiz duas viagens de mais de 1.000 km com tranquilidade. Compraria outro sem pensar duas vezes.
[Principais aspectos negativos] O Design poderia ser melhor mas não acho o carro feio. A buzina parece de moto e não combina com o tamanho do carro rsrs, os falantes que vem de fábrica são ruins, troquei os 4 por uns bravox de boa qualidade
[Defeitos apresentados] Apresentou problemas no aparelho de som que fui obrigado a trocar por outro igual (infelizmente) devido a compatibilidade com o comando de som do volante. Também tive problemas com o controle da chave mas após espera de uns 2 meses a concessionária trocou na garantia.
[Concessionárias] Não tive problemas com a concessionária Eurovia aqui de Salvador, os funcionários sempre foram atenciosos em todas as revisões e não houve “empurroterapia”. Nota 8.
[Comentários adicionais] Muito satisfeito com o carrão, custo benefício espetacular. Seguro barato, econômico, bom motor, etc etc
[Best Cars Web Site] O melhor site sobre carros, visito sempre e confio muito na seriedade dessa seção.
[Data de publicação] 23/8/13
—
[Nome] Rodrigo José Bernardes
[Cidade] Curitiba
[Estado] PR
[Versão] Expression 1.6
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 2
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 3
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Espaço, conforto de rodagem, robustez, confiabilidade. Suspensão excelente! Apta à nossa buraqueira e muito confortável, sem prejudicar a estabilidade. Tudo por preço de compacto popular. Os aspectos positivos poderiam ser resumidos num só: custo x benefício.
[Principais aspectos negativos] Só dois: o design (feio, quadradão e esquisito), e a posição de dirigir muito elevada (lembra uma van, muitos considerariam uma qualidade, mas eu não).
[Defeitos apresentados] Só um barulhinho na trava do capô, resolvida na revisão de 10 mil km.
[Concessionárias] Uso a Globo Alto da XV, e estou satisfeito. Atendem com hora marcada e cobram só o preço da tabela do site da fábrica. Única mancada: não viram que as pastilhas estavam no fim na revisão de 20 mil km e as pinças danificaram o disco. Porém resolveram rapidamente e sem custo (trocaram discos e pinças e não me cobraram nada).
[Comentários adicionais] Excelente opção para quem quer espaço e conforto para a família mas não tem $$ para chegar nas categorias superiores. Confortável, confiável e barato de manter. Porém o design tosco do leste europeu tira um pouco o encanto. Ao acordar pela manhã e abrir a porta da garagem, não vem aquele sorriso espontâneo no rosto…
[Best Cars Web Site] Uma das melhores fontes de informação. Imparcial e preza pela riqueza e precisão nas informações. Acompanho desde os primórdios, no final dos anos 90.
[Data de publicação] 23/8/13
—
[Nome] Eugênio Back
[Cidade] Palhoça
[Estado] SC
[Versão] Exprecion
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Custo benefício, confiabilidade, artigos de série e o espaço interno.
[Principais aspectos negativos] Só a acústica que deixa a desejar. Quando se anda a 100 por hora, mesmo com o carro fechado, parece que está aberto por causa do ruído externo. Tbm há o problema já mencionado aqui do aquecimento que chega ao abitáculo, principalmente na parte da frente. Acredito que seja a chapa de metal muito fina.Não esquecendo da buzina que totalmente ultrapassada e o sobe e desce dos vidros que poderia ser no controle!
[Defeitos apresentados] Nenhum
[Concessionárias] Estamos chegando ao período da primeira revisão, e desde o pré venda sempre foram muito atenciosos. Vamos aguardar a revisão para ver se não começam a famosa enpurroterapia.
[Comentários adicionais] Na época da escolha estava em dúvida entre Logan e Siena. Mas quando vi o logan, foi amor a primeira vista e não me arrependo da compra! Sei que não estamos falando de sedans de luxo, mas pela faixa de preço do logan, ele vem muito bem equipado.cCom certesa recomendo!
[Best Cars Web Site] Parabéns a todos os que cuidam dessa seção, pq é muito importante na hora de decidir qual carro adquirir. E mantenham sempre esse importante canal de opinião e notícias automotivas!
[Data de publicação] 26/7/13
—
[Nome] Tadeu Buzato
[Cidade] Niterói
[Estado] RJ
[Versão] 1.6 8v
[Ano-modelo] 2008
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 1
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Consumo, custo benefício, valor de compra.
[Principais aspectos negativos] Aparência muito ultrapassada, mas acredito que o modelo novo que chega em dezembro melhorará.
[Defeitos apresentados] Sem defeitos graves até o momento, mas todas as revisões preventivas foram realizadas.
[Concessionárias] Tenho utilizado a Dinisa em Colubandê,nunca cumprem horário de entrega, e a lavagem é uma porcaria.
[Comentários adicionais] Nunca imaginei ter um Renault, este é o meu segundo, e só estou aguardando o novo modelo do Logan para trocar o meu por um zero km.
[Best Cars Web Site] Não há como comprar um veículo sem antes consultar esta ferramenta.
[Data de publicação] 26/7/13
—
[Nome] Guilherme Eichhorn
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[Versão] EXPRESSION 1.6 8V
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Espaço, capacidade de bagagem, conforto, o rádio, robustez e principalmente o custo-benefício. Pelo que se paga por ele não encontramos carro que chegue perto do que ele oferece. Qualquer carro melhor temos que pagar pelo menos mais R$7.000,00.
[Principais aspectos negativos] Acabamento e nível de ruído. O design é antiquado, mas tem personalidade. Ninguém precisa olhar as plaquetas para saber que carro é. O desempenho está no limite do aceitável.
[Defeitos apresentados] Nenhum até agora.
[Concessionárias] Só usei duas vezes. Uma na entrega, muito bem feita. A outra na revisão de 10000km, também muito bem atendido. Ambas na rede Azzurra-RJ.
[Comentários adicionais] Um excelente carro para quem sabe dar valor ao dinheiro e/ou não tem vaidades com a aparência do carro. Tem todos os elementos necessários para uma boa condução, tanto para trabalho, quanto para viagens.
[Best Cars Web Site] Muito bom e útil. Confiável e indispensável para decidir sobre a aquisição de um carro que não se conhece ainda.
[Data de publicação] 28/6/13
—
[Nome] Ruy Villani
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] O melhor custo benefício que encontrei
[Principais aspectos negativos] Poderia ser um pouco mais silencioso. Mesmo assim, satisfatorio
[Defeitos apresentados] Parece brincadeira, mas apenas a luz interna do porta-luvas.
[Concessionárias] Ainda não tive a chance de utilizar, no entanto posso dizer que venda e pós venda são satisfatórias.
[Comentários adicionais] Melhor do que a encomenda. Esse carro me surpreendeu positivamente desde o primeiro minuto.
[Best Cars Web Site] Site delicioso. Sempre visito em especial as seções relativas a opinião dos proprietários (que já me foi muito útil) e Carros do Passado, por ser um aficcionado pelo tema.
[Data de publicação] 28/6/13
—
[Nome] THIAGO
[Cidade] ANAPOLIS
[Estado] GO
[Versão] EXPRESSION
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] espaço interno fantástico, boa posição de dirigir, estabilidade excelente,
[Principais aspectos negativos] O isolamento acústico do carro é crítico! Acima dos 80/90 km/h, mesmo com vidros fechados e ar ligado, só da pra conversar dentro do carro nos gritos!
[Defeitos apresentados] não, a mecânica é de confiança.
[Concessionárias] revisões caras.
[Comentários adicionais] foi uma decisão muito acertada a compra do carro, apesar dos aspectos negativos, as vezes me sinto dirigindo um sedã médio.
[Best Cars Web Site] ótima ferramento de ajuda na hora da compra do carro.
[Data de publicação] 31/5/13
—
[Nome] Marcelo
[Cidade] carapicuiba
[Estado] SP
[Versão] expression 1.6 8v manual
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Excelente espaco interno e de bagagem.
[Principais aspectos negativos] design “quadradao”, nivel de ruido interno em alta velocidade
Mau posicionamento do MEDIA NAV, pois bate muito reflexo e dificulta a visao
[Defeitos apresentados] assim que sai da consecionaria a bateria arriou, mas foi substituida de imediato.
[Concessionárias] Excelente atendimento e explicacoes no ato da retirada
[Comentários adicionais] um bom custo beneficil
[Data de publicação] 31/5/13
[Nome] Nilton Luis Rodrigues
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Versão] 1.6 Expression
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Imbatível no quesito custo benefício, um carro com espaço interno e de bagagem comparável aos grandes sedans custando próximo a $35 mil na versão 1.6. O motor 1.6 8v (deveria-se ter mantido a opção pelo 16v com câmbio manual) agrada pelo bom torque em baixas rotações, apresentando desempenho suficiente para o porte e a proposta do carro, mas não se mostra disposto em rotações mais altas. Câmbio macio, de engates fáceis e com um bom escalonamento para um sedan familiar, com 4.a e 5.a mais longas reduzindo consumo e nível de ruídos (já atingi 12,1 km/l no álcool em viagem, excelente pra um 1.6!). Boa posição de dirigir, apesar de por ser levemente elevada exigir uma pequena adaptação. Bom acabamento geral para um veículo nesta faixa de preço, sem rebarbas ou mal encaixados, bom pacote de opcionais nesta versão: (ar+direção+vidros+travas+comput.+reg. alt. banco e volante+faróis de neblina+aviso portas abertas) trazem um bom conforto geral. Painel de instrumentos com fácil visualização e centralizando luzes dos opcionais em uso (exceto ar-condicionado) facilita bem a vida do motorista. Iluminação externa bem eficiente, raramente necessitando de uso do facho alto do farol.
[Principais aspectos negativos] Em estilo o Logan já nasceu “antigo”, e apesar das boas alterações de 2010, hoje pede mais que um retoque, um reestudo (já existente), o acerto da suspensão prima mais pelo conforto, em manobras bruscas inclina mais que o agradável, apesar de manter-se estável, o que contribui para esta sensação é a direção que poderia ter um peso maior acima de 100km/h. O motor poderia ter um funcionamento – principalmente em marcha lenta – mais silencioso. A circulação de ar causa um pequeno aquecimento no ar que chega a cabine, e o mesmo aquecimento – devido possivelmente as forrações mais finas – invade parte do assoalho e base do console (em dias de verão, ambos chegam a incomodar). Algumas economias exageradas como falta de conduítes automotivos e os botões dos vidros sem iluminação causam má impressão. Limpador de parabrisas muito lento, mesmo em sua última velocidade, dificultando muito a visibilidade em chuvas um pouco mais forte (importante item de segurança a ser revisto!!!) outro item de segurança que merece uma atenção são os discos sólidos de freio. (troquem por ventilados com urgência!)
[Defeitos apresentados] Desalinhamento de um dos coxins do motor (causando grande passagem de vibração do motor para o carro), ventilador (interno) ruidoso e uma das mangueiras de água apresentando um corte superficial. Todos resolvidos em 1 dia na concessionária.
[Concessionárias] Precisei utilizar 2 vezes, sendo uma delas devido a demora no recebimento da peça (mangueira), sem o devido agendamento, mesmo assim, fui bem atendido e o prazo prometido de entrega do carro cumprido, por enquanto, satisfez.
[Comentários adicionais] Esta versão com câmbio manual, merecia a opção do motor 1.6 16v (mesmo do Megane)e duplo air-bag (ambos exclusivos da versão automática, bem mais cara). Exceção feita ao Fiesta Street (carroceria antiga) não tem concorrentes diretos no que se refere a espaço/custo. Para quem se ofende com o visual com jeito “anos 80” de ser, é sem dúvida uma interessante opção, trazendo como “bônus” os 3 anos de garantia.
[Best Cars Web Site] Há muito tempo conheço o BCWS, é sem dúvida a mais confiável fonte de conhecimento automobilístico nacional, por isso mesmo, tornou-se referência. Só gostaria de mais comparativos, e testes completos.
[Data de publicação] 3/5/13
—
[Nome] Ricardo Alexandre dos Santos
[Cidade] Itajaí
[Estado] SC
[Versão] Expression 1.6
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 2
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Espaço interno ótimo (todos viajam sem apertos), porta-malas cavernoso, desempenho, conforto dos bancos, sistema de som completo com bluetooth.
[Principais aspectos negativos] Design antiquado, freios subdimensionados, consumo alto, acabamento ruim (plásticos se arranham com facilidade, portas com som oco ao fechar), ar condicionado demora a gelar.
[Defeitos apresentados] Luz do reservatório de gasolina se acendeu sem motivo. Alavanca de câmbio vibra em ponto morto.
[Concessionárias] Atendimento sofrível para comprar o carro, ainda não usei para revisões.
[Comentários adicionais] É a melhor opção de carro 1.6 pelo preço pedido.
[Best Cars Web Site] Ótima fonte de informação.
[Data de publicação] 3/5/13
—
[Nome] Vanderlei
[Cidade] Betim
[Estado] MG
[Versão] 1.6 8V Flex
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] A dirigibilidade e o campo de visão são muito bons em relação ao tamanho do veículo , principalmente se comparado a alguns compactos como o novo uno .A suavidade das novas linhas deixou o veículo um pouco mais atraente do que sua primeira versão , além de algums itens melhorados como o comando elétrico dos vidros que passou do painel para as portas , além disto o motor 1.6 8v é bem valente e não deixa nada a desejar aos concorrentes sedãs do seguimento , além do que o espaço interno é exelente , quem já teve a oportunidade de viajar em um siena entre dois adultos no banco traseiro jamais poderá reclamar deste sedã que tem o menor custo benefício comparado a outros modelos com os mesmos opcionais .
[Principais aspectos negativos] A chapa utilizada na carroceria é muito fina e amassa com certa facilidade , causando deformidades na lataria , o sistema de molas na tampa do porta-malas é fraco e dependendo da posição do veículo , este não se sustém , o que poderia ser resolvido com a substituição de pequenos amortecedores , e os vidros elétricos poderiam fechar automaticamente com o acionamento da trava elétrica ao desligar o veículo .
[Defeitos apresentados] Adiquiri o veículo semi novo com 35.000km , e ainda não tive surpresas .
[Comentários adicionais] Aguardo as novidades e futuras melhorias .
[Best Cars Web Site] Achei legal o site , e espero poder participar mais .
[Data de publicação] 22/3/13
—
[Nome] William Fabiano Vieira Maia
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[Versão] expression 1.6 8V
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Motor, espaço interno, conforto, consumo, bom desempenho, boa potência disponível desde as faixas de rotação mais baixas, apesar de ser simples o acabamento é bom, sem plásticos rangindo. O meu carro é completo, com ABS e AIR-BAGS. Ótimo custo benefício.
[Principais aspectos negativos] Sem aspectos negativos.
[Defeitos apresentados] Sem defeitos até então. Tenho desde zero.
[Concessionárias] Não achei muito boa, a rede SPACE, que utilizei para a revisão dos 10.000 km. São muito atenciosos para vender, mais o serviço de revisão não é bom. Além de ter de deixar o carro para pegar no outro dia, ainda entregaram o carro todo sujo. Não me senti seguro de usar novamente. Não sei se cumpriram todo o plano de revisão ou se somente trocaram óleo e filtro. Na Chevrolet (carro de minha Esposa) levei na DIG e a revisão foi feita em 40 min com a loja bem cheia. Vou tentar outra rede na próxima revisão.
[Comentários adicionais] O carro é excelente, econômico e anda bem inclusive nas subidas de serra. Já vi relatos aqui de pessoas que dizem que o carro é fraco, mas se souber usar o câmbio e respeitar o período dos primeiros mil quilômetros ele fica bem “solto”. A quinta marcha é bem longa, porém a quarta e a terceira São as marchas que dão fôlego bom ao carro. Fiz uma viagem recentemente e subir a serra das araras de quarta sem esforço nenhum entre 90 e 110 km/h.Nessa mesma viagem fiz 16km/l de média com gasolina. Na cidade a média fica entre 10 e 11,5 km/l, depende do trânsito.
[Best Cars Web Site] Boa seção, permite conhecer as experiências de cada um e ajuda muito na hora de trocar de carro.
[Data de publicação] 8/2/13
—
[Nome] Lincoln
[Cidade] Rio Grande Da Serra
[Estado] SP
[Versão] 1.0 16V
[Ano-modelo] 2008
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 1
[Posição de dirigir] 2
[Instrumentos] –
[Itens de conveniência] 1
[Espaço interno] 1
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 1
[Desempenho] 1
[Consumo] 2
[Câmbio] 2
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 1
[Principais aspectos positivos] QUANDO ENCONTRAR ALGUM EU POSTO.
[Principais aspectos negativos] Todos possiveis.
[Defeitos apresentados] 1 -Borrachas de vedação das portas e porta malas saem sozinhas,
2- Tapeçaria: Todos os carpetes parecem que foram simplesmente colocados ai e pronto, todos soltos, se vc puxar saem inteirinho na mão,
3- A ponta do mudador de marcha simplesmente rachou na mão, e olhe que quem utiliza o carro é só minha esposa,
4- A trava do porta malas volta e meia solta o parafuso do fechadura, ai é necessario remover o banco traseiro e com muito custo entrar por ai e desparafusar a fechadura para conseguir abrir e arrumar posteriormente.
5- O protetor de carter, acho que chama assim, aquela chapa debaixo do carro debaixo do motor, vive soltando o parafuso e fica aquele barulho horrivel de lata batendo, ai só apertando novamente.
6- O marcador de combustivel parou de funcionar, andei lendo por ai e mais alguns felizes proprietarios desta aberração tambem ja tiverem o mesmo problema, tanque cheio, não marca nenhum traço e a luz da reserva continua acessa.
7- O parafuso do quebra sol conforme vc vai andando ele simplesmente solta, ai fica la o quebra sol solto solto.
8-Interior completamente fragil, vc percebe que é um acabamento muito mal feito, da a imprensão que vai realmente desmontar a qualquer momento.
[Concessionárias] Loja e pessoal bacana
[Comentários adicionais] Não comprem um Logan, de verdade compensa comprar um carro usado mais antigo mas com um acabamento de verdade, carro um lixo, mal feito, um verdadeiro serviço de porco da Renault, Ja tive um Chevrolet Classic, carro bom, Tempra, acabento de verdade, Hyundai Atos muito melhor, Tenho um Classico Galaxie 500 1978 V8 302, isso sim é carro de verdade.
[Best Cars Web Site] Muito importante poder ajudar e alertar as pessoas.
[Data de publicação] 8/2/13
—
[Nome] eliel anderson aguiar alves
[Cidade] araquari
[Estado] SC
[Versão] expression 1.0 16v
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 3
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Excelente carro, a renault acertou nele, eu sai de um celta e me impressionei com o conforto, economia, espaço e um acabamento superior, são motores de comportamento completamente diferentes, o celta com cambio curto e torque em baixa, o logan vai de contrario a isto, porém percebi que em carro é melhor torque em alta, anda a 120km/h sem suar enquanto o celta berrava e bebia ao mesmo tempo, a posição de dirigir mais alta e ampla, ainda conta com regulagem de altura é muito melhor que a do finado celta, dentro da cidade o computador de bordo aponta de 13 á 13,5 km/l, o celta nao fazia isso nem na estrada com o pé leve…Enfim, ja dirigi scenic e tem semelhança de direção, ou seja, consegue ter conforto e estabilidade em um só, faróis muito bons também, vi varios dizendo sobre barulho interno, mas pra mim parece silencioso, talvez porque o celta fosse bem pior nesse quesito e eu estivesse acostumado com ele.
[Principais aspectos negativos] Poderia ter vidros elétricos nas quatro portas, muito plástico mas nao tem barulho neles. Realmente o torque em baixa rotação é minimo, mas depois que consegue subir tá tudo ótimo.
[Defeitos apresentados] não.
[Concessionárias] ainda nao utilizei, mas irei utilizar alguma vez para ver como se saem, ja trabalhei com concessionaria e sei todos os truques deles.
[Comentários adicionais] se estiver em duvida, acredite que vale a apena, mas antes faça um test-drive porque apesar de todas as qualidades gosto é gosto, não é?
[Best Cars Web Site] sempre leio quando me interesso em um veiculo, muito util e espero que sempre tenha depoimentos verdadeiros aqui.
[Data de publicação] 8/2/13
[Nome] Henrique Luis de Campos Guimaraes
[Cidade] Aracaju
[Estado] SE
[Versão] Privilege 1.6 16V
[Ano-modelo] 2008
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 2
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] -Motor, muito ágil e econômico;
-Espaço interno, 5 pessoas vão confortáveis;
-Porta malas,
-Baixo custo de manuteção, quebra pouco e as peças são baratas;
-Seguro barato;
-Estabilidade;
-Nunca me deixou na mão
[Principais aspectos negativos] -Design de gosto duvidoso;
-Desvalorização na revenda, pelos menos aqui em Aracaju, estou tendo dificuldades para vende-lo (set/2012);
-Visibilidade ruim na traseira, sensor de estacionamento é esencial, deveria ser item de série.
[Defeitos apresentados] -Foi preciso trocar os coxins(?) de direção (R$ 75,00).
-Barulho no banco do motorista, levei num capoteiro e foi apenas desempenar o trilho, na época eu pesava 105 kg.
-Carga de gás no ar condicionado, feita sem custo, na garantia.
[Concessionárias] -Aqui o atendimento é bom.
-Porém a revisão do 80.000 é uma facada, troca-se correias e polias, ficou em 2000,00, deveria ter feito o orçamento na autorizada e trocado as peças na paralela, porém o motor, em termos de desempenho e consumo, parece cada vez melhor.
-Houve uma pequena batida na traseira e teve que ser trocada a tampa do porta malas. Não gostei do serviço da autorizada, me arrependo de não usar a oficina indicada pelo seguro.
[Comentários adicionais] Recomendo, falam muito mal do acabamento, mas em 5 anos com o carro, coisas comuns como peças quebrando, soltando, batendo não aconteceu. Pena que não fabrica mais com este motor, a não ser a versão automática.
Gostei muito! o motor é show, manutenção barata, apesar da dificuldade que estou passando para vende-lo. Comprei um Duster 4×4.
[Best Cars Web Site] Ótimo site sobre carros.
[Data de publicação] 21/9/12
—
[Nome] Richard Heinrich Sturm
[Cidade] Curitiba
[Estado] PR
[Versão] Expression 1.6
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] bom desempenho, consumo de 11,5Km/l na cidade, faróis eficientes, espaço e conforto de sobra, porta malas mais que suficiente, visibilidade muito boa que ajuda muito em manobras devido ao tamanho do carro e tem o Seguro mais barato do Brasil
[Principais aspectos negativos] falta iluminação nos botões dos vidros elétricos
[Defeitos apresentados] ainda não utilizamos a garantia de 3 anos, a primeira revisão é somente com 10 mil Km
[Comentários adicionais] ótimo custo x benefício, ficamos apreensivos na tomada de decisão mas optamos em ser racionais e não emotivos (design), e creio que acertamos pois precisamos do carro no dia a dia e não para mostrar para os vizinhos.
[Best Cars Web Site] ótimo site com boas referências e reportagens
[Data de publicação] 21/9/12
—
[Nome] Marcus Tadeu de Freitas Ferreira
[Cidade] Fortaleza
[Estado] CE
[E-mail] não publicado a pedido
[Versão] 1.0 16V
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3
[Principais aspectos positivos] Porta malas amplo, vizão excelente, bastante espaçoso.
[Principais aspectos negativos] Barulho interno do motor.
[Defeitos apresentados] Ignição. Corte total de combustível ao ponto de sair duas vezes de reboque r outra falha do marcardor de combustível.Felizmente o problema foi solucionado pela concessionária.
Obs: Tudo isso aconteceu com 2 anos de uso.
[Concessionárias] O atendimento sempre foi muito bom, não tenho o que reclamar.
[Comentários adicionais] Tirando os pequenos problemas, o carro é muito bom. Dentre os carros populares 0 km que comprei, sem dúvida o Logan foi o melhor até hoje. Tive carro novo, da (1)Volkswagen, (1)Fiat,(1)Ford e (2) Chevrolet, o Renault é imbatível, sem dúvida o melhor de todos.
[Best Cars Web Site] Muito boa esta seção, pois pude ver a satisfação e reclamação de outros proprietários de diversas marcas.
[Data de publicação] 16/6/12
—
[Nome] Marcio Eimar do Carmo Xavier
[Cidade] Belo Horizonte
[Estado] MG
[E-mail] marcioexavier1970@yahoo.com.br
[Versão] Expression 1.6 8v
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] O carro parece um “burrinho de carga”! Forte e robusto, seu motor responde rápidamente às retomadas e parece que consegue subir até em parede.Com um conjunto mecânico firme e confiável ele confirma a alcunha de “carro honesto”, feito para quem espera um carro de bom custo/benefício. Após longa pesquisa tive que seguir a máxima popular: na dúvida compre um carro da marca e modelo que os taxistas estão usando. Fiz isso e me dei bem.
[Principais aspectos negativos] Acabamento interno de puro plástico que não chega a ser feio, más…
[Defeitos apresentados] Nenhum defeito.
[Comentários adicionais] Para quem quer adiquirir um veículo relativamente barato, não visado pelos ladrões e robusto esse é o carro.
[Best Cars Web Site] Sempre que preciso saber a respeito de algum modelo de veículo corro para o BCWS e aprecio a opinião dos donos. É um verdadeiro centro de pesquisa direta ao consumidor.
[Data de publicação] 16/6/12
—
[Nome] Claudio
[Cidade] Contagem
[Estado] MG
[E-mail] não publicado a pedido
[Versão] 1.6 Hi Flex
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito
[Estilo] 2
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 2
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Espaço Interno, porta malas, consumo …
[Principais aspectos negativos] Desingn, freios fracos, desleixo na montagem, absorção excessiva barulho exteno e barulho do motor.
[Defeitos apresentados] 1000 KM Falha na aceleração e mal cheiro ar condicionado.
3000 novamente após reparo falha aceleração e continua o mal cheiro do ar condicionado.
7000 ilfiltração de água no porta malas.
10000 ilfiltração continua após reparo
11000 ilfitração novamente apareceu e foi corrigida.
[Concessionárias] Em Belo Horizonte e região metropolitana não existe uma concessionária que tenha um pós venda adequado. Mal atendimento, promessas não cumpridas, prazos não cumpridos, péssimo atendimento de alguns funcionários, principalmente por telefone.
[Comentários adicionais] Custo benefício bom.
[Best Cars Web Site] site bom, mas deveria ser mais difulgado.
[Data de publicação] 16/6/12
—
[Nome] erich nonato da silva
[Cidade] belo horizonte
[Estado] MG
[E-mail] não publicado a pedido
[Versão] Privilege 1.6 16v
[Ano-modelo] 2008
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 1
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 2
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] É um ótimo carro. O meu era a versão topo de linha e tinha bancos de veludo, air bag duplo, motor 1.6 16v (o mesmo usado no megane), vidros travas e etc…, rodas aro 15. Rodei bastante com o carro e ele nunca estragou. O carro é um tanque de guerra. Boa altura do solo, suspensão excelente, o motor nem se diga. Consumo na estrada em torno de 15 km/l s/ ac e 14 com ar. Na cidade em torno de 10, sempre na gasolina. Vendi o carro mas até me arrependo um pouco pois foi o único carro que nunca me deu dor de cabeça. Espaço interno digno de sedã grande. Cabem tres pessoas atrás melhor que no vectra elite.
[Principais aspectos negativos] Além de feio pra caramba, o ponto negativo é o freio que realmente é subdimensionado para o carro. os controles do vidro elétrico são ridículos e os puxadores de porta sem sentido.
[Defeitos apresentados] nenhum
[Comentários adicionais] pode comprar sem medo. Excelente carro para família
[Best Cars Web Site] Best car é o melhor site.
[Data de publicação] 19/5/12
—
[Nome] Marcus Tadeu de Freitas Ferreira
[Cidade] Fortaleza
[Estado] CE
[E-mail] não publicado a pedido
[Versão] Expression 1.0 16 V
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Espaço interno/porta-malas amplo.
[Principais aspectos negativos] barulho interno do motor e destravmento das portas no meio do painel.
[Defeitos apresentados] Filtro kanisten
[Best Cars Web Site] Informações sempre ricas, sobre cada modelo, proporcionando bastante detalhe para todos.
[Data de publicação] 19/5/12
—
[Nome] Marcelo de Carvalho Poletti
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[E-mail] marcelodecp@gmail.com
[Versão] 1.0 16v
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 3
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Grande espaço interno acomodando cinco passageiros adultos. Boa estabilidade , econômico em média de 11 Kms/L na cidade e até 17 Kms/L na estrada com gasolina.
[Principais aspectos negativos] A Renault não sabe pintar os Logans e Sandeiros com o Prata Etoile! Afirmo isto pois meu carro e todos os modelos pintados com a referida cor tem nuances na pintura. Verifiquei isso na Azzurra da Abolição RJ junto ao gerente da Concessionária. Os tetos , caput dianteiro e traseiros apresentam o fluxo de tinta, que não estão sobrepostos, causando o problema. Sem falar que os para-choques não igualam em tom com o restante do carro. Lembro que não é somente o meu carro e sim TODOS os carros pintados de Prata Etoile. Fiz reclamação a Renault , enviei a foto de meu carro e me informaram que não havia problemas em minha pintura. Acredito que o gerente de pintura Renault Brasil e todos os seus funcionários estejam com problemas de visão e em breve a Renault vai substituir estes funcionários. Pena que fui eu um felizardo
[Defeitos apresentados] Apresentou problemas de barulho no banco do motorista corrigido na concessionária Azzurra.
Boa mecânica, porém ruidosa.
[Concessionárias] Concessionária me atendeu com respeito, porém limitada com relação ao problema relacionado sobre a pintura de meu carro. Pois a mesma tinha outros prata para vender com o mesmo problema.
[Comentários adicionais] O carro não tem isolamento acústico adequado, possui o mínimo de isolamento. Coloquei isolamentos nas partes que transmite ruídos do motor / caixa de marchas e ficou muito bom.
Renault aprenda a Pintar o Prata Etoile!
[Best Cars Web Site] Site sério e de referências sobre automóveis nacionais. Excelente!
[Data de publicação] 25/2/12
—
[Nome] CLAUDIO ZOPENCO
[Cidade] FRANCA
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido
[Versão] 1.6 AUTENTIQUE
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 25.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 3
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] –
[Principais aspectos positivos] Espaço Interno, Manutenção Barata, Porta-malas, Sensação de estar dirigindo um Sedã Médio
[Principais aspectos negativos] Acabamento ( Mas coloquei Banco de Couro e deu outro aspecto no Carro)
[Defeitos apresentados] Nenhum, até agora apenas troquei as pastilhas de freio.
[Comentários adicionais] Custo Beneficio incomparavel, jamais trocaria por outro sedan pequeno. O dia que trocar darei um up-grade para um sedã medio.
[Best Cars Web Site] Otimo e imparcial
[Data de publicação] 25/2/12
—
[Nome] Eduardo Meyerewicz Costa
[Cidade] Belo Horizonte
[Estado] MG
[E-mail] edurapala@gmail.com
[Versão] 1.0
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 3
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Excelente carro, o melhor custo benefício que eu já vi, pesquisei muito antes de escolher entre Siena, Voyage, Fiesta sedan e o Logan ganhou em disparada, espaço interno incomparável, pois tenho 1,85 m de altura e me sinto muito confortável, muito econômico obtendo médias acima de 13 km/l na cidade e 17 km/l em estrada, porta malas enorme, a suspensão é perfeita dando muito estabilidade em curvas, vários acessórios de conforto com preço de carro popular, peças de reposição paralelas de boa qualidade e preços baixos, bom acabamento, o carro não dá grilo.
[Principais aspectos negativos] Baixo valor de revenda, falta um sistema de um toque e anti esmagamento para os vidros elétricos, o 1.0 16v é fraco em subidas, não dá para trocar de marcha subindo, (mas a subida uma hora vai acabar) motor um pouco barulhento (um bom sistema de som resolve esse problema) não encontrei um problema que possa condenar o carro, apenas desinformação, preconceito e tradicionalismo (VW, FIAT, GM e FORD) de algumas pessoas paradas no tempo.
[Defeitos apresentados] Apenas um barulho que parecia vir do painel, mas era a antena do teto que estava mal atarraxada e ficava vibrando, transferindo o barulho para o interior do carro, resolvido facilmente com um aperto, com a mão mesmo.
[Concessionárias] Até agora nada a reclamar das concessionárias.
[Comentários adicionais] Não dá para comparar com carros de seguimento superior, muito mais caros, pois o carro foi feito para ser barato, algumas pessoas reclamam de alguns itens, talvez comparado a carros de luxo, mas se for comparado com carros na mesma faixa de preço, vão ver que tenho razão (é o melhor custo benefício atualmente).
[Best Cars Web Site] É o melhor meio de informações sobre veículo, pois alem de fazer reportagens muito bem feitas, utiliza a opinião de proprietários que não são especialistas em automóveis e transmitem uma real impressão de seus veículos.
[Data de publicação] 25/2/12
—
[Nome] Ronaldo Vieira Hagberg
[Cidade] CERRO LARGO
[Estado] RS
[E-mail] não publicado a pedido
[Versão] Expressio 1.0 16v
[Ano-modelo] 2008
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 3
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Para a cilindrada até que não é ruim, mas sente o peso do veículo, ainda mais carregado e com ar ligado mas compensa no consumo, que em viagem andando em média a 120km/h faz 14km/l. Acabamento simples porém justo, sem barulhos. O espaço é fenomenal, sendo até maior que o vectra 1998 que tive anteriormente. O porta-malas é bom, porém a “boca” é pequena, dificultando a entrada de malas grandes e objetos maiores.
[Principais aspectos negativos] Desempenho com AC ligado,banco traseiro fixo.
[Defeitos apresentados] Marcador de combustível impreciso.
[Concessionárias] Atendimento dentro das expectativas.
[Comentários adicionais] Excelente custo-benefício.
[Best Cars Web Site] Ótima fonte de pesquisa.
[Data de publicação] 25/2/12
—
[Nome] Peterson Farina
[Cidade] Umuarama
[Estado] PR
[E-mail] petersonfa@gmail.com
[Versão] Expression 1.6 8V
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Foi uma Gratíssima Surpresa jamais compraria um, eu achava muito feio. Na minha região só se compra VW, FIAT ou GM, qualquer outra marca não vende. Fui comprar um GOL com os mesmos itens, me pediram 50.000 (isso mesmo, cinquenta mil reais), no CNPJ ou RURAL não melhorava muita coisa 5%. Abriram um concessionária Renault, paguei 36.800 no Logan comecei bem. Prata, computador de bordo, air bag, ABS, volante de couro, ar, direção, vidros, rodas 15 (por 36 mil..não existe).
É imponente, respeita todos os ocupantes, até os com mais de 1,80m. Você tem prazer de dirigir (mesmo conforto de um GM), volante com regulagem de altura, controle do som no volante. Sempre que eu comprava um carro novo me sentia roubado, dessa vez me senti valorizado. Sou muito metódico, pesquisei muito para comprar o carro, à exaustão, confiem, tudo apontava para o Logan. Todo mundo fala mal do meu carro porque ele é feio, mas é muito gostoso dar carona a amigos que pagaram os olhos da cara em Vectras, corolas, Civics, e observar a expressão de desgosto quando vêem o Logan por dentro, e a embruhada no estomago quando falo que paguei bem menos da metade por um carro que oferece bem mais que o deles. Hoje, com mais de 20.000 Km rodados é só alegria, não me deu trabalho algum revisões baratas (eu pagava bem mais caro nas revisões do VW gol, que era novo também, e nas do meu Ka anterior nem se fala). Na estrada é um tanque de guerra, firme, seguro, econômico. Se você é como eu, dá valor a seu dinheiro, quer respeito, quer um carro (e não um objeto de ostentação) considere essa opção, sem preconceitos – 3 anos de garantia. Uma última coisa, apesar de ser mais barato, ele é bem melhor do que o Sandero, menos ruido, parece ser mais caprichado por dentro.
[Principais aspectos negativos] O rádio original poderia ser melhor (a versão 2012 corrigiu isso). A falta da centralina, os vidros não sobem quando se aciona o alarme (R$ 120,00 para colocar). Nem considero como negativos, nem o Civic vem com centralina.
[Defeitos apresentados] A trava da porta apresentou um problema aos 15.000, foi substituida, não paguei um centavo.
[Concessionárias] A Renault Granvel Umuarama está de parabéns. Me trata como gente.
[Best Cars Web Site] Me ajudou muito na escolha.
[Data de publicação] 28/1/12
—
[Nome] Delbão Alencar
[Cidade] Recife
[Estado] PE
[E-mail] dsaf.alencar@bol.com.br
[Versão] Expression 1.6 top de linha
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 1
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 2
[Principais aspectos positivos] Meu carro é o Top de linha, com todos os opcionais. Os bancos são muito confortáveis juntamente com a suspensão macia, bem ao meu gosto, sendo a posição de dirigir muito boa inclusive para viagens. O painel de instrumentos é completo e funcional, além de perfeitamente visível em qualquer situação, Vem equipado com o travamento automático das portas quando o carro entra em movimento, faróis de neblina, vidros elétricos nas quatro portas, espelhos com comando elétrico, freios ABS, duplo air bag, som, sensor de ré e rodas de liga leve aro 15 polegadas. O motor 1.6 8v permite um desempenho correto para um sedan familiar, tanto no anda/para das cidades quanto nas altas velocidades das estradas, sendo que estou fazendo média de 11,0 KM/L na cidade e de 13,8 KM/L na estrada, sempre com gasolina e ar ligado. Trata-se de um carro bem gostoso de dirigir, com um câmbio que é macio e tem engates excelentes, e por fim, os seus freios são os melhores de todos os carros que eu já conheci.
[Principais aspectos negativos] O ponto fraco do carro continua sendo o seu elevado nível de ruídos, mesmo após as melhorias que a fábrica diz ter feito nessa área. Mesmo num carro top de linha como o meu, há muitos rangidos, vibrações, coisas soltas batendo internamente, tanto nas portas como, principalmente, no painel. A parede corta-fogo continua exposta, sem nenhum revestimento, assim como o túnel interno na parte inferior ao console tem grande área de chapa nua, sem qualquer tratamento. Materiais pobres e de aspecto grosseiro, como o carpete fino e áspero e o teto que parece de papelão. Desde seu lançamento em 2007, a Renault parou no tempo, pois os concorrentes lançados no final de 2011, Nissan Versa e, principalmente, GM Cobalt, dão um verdadeiro banho no meu Logan. Pena que comprei o meu em julho/2011.
[Defeitos apresentados] 3ª luz de freio solta, pois veio faltando um parafuso; forro do banco motorista enrugado; estalos na dianteira devido a folga no sub-chassi e na fixação do estabilizador; pintura com variação de tonalidade em toda a extensão do carro; muito ruído no painel e nas portas. Bem ou mal, todos os problemas foram resolvidos, exceto os ruídos.
[Concessionárias] Recife tem apenas uma concessionária Renault, que é a EUROVIA, e aqui nesta cidade não há concorrência na marca.
Quando reclamei das variações de tonalidades da pintura de cor prata etoile, a concessionária tentou me convencer de que o problema era uma variação normal de produção em grande escala, disseram que a Renault não acataria esta reclamação, e até me mostraram vários outros Logans e Sanderos da mesma cor, todos com o mesmo problema, embora em menor intensidade. Recorri à fábrica, com a ajuda de fotos, e ela determinou que o carro tinha que ser inteiramente repintado, o que foi feito. A repintura ficou apenas razoável, apresentando algumas pequenas diferenças de brilho e tonalidade, semanas depois.
No episódio dos ruídos, foi a mesma coisa, com a concessionária afirmando: 1) os ruídos são os “normais” do carro 2) é o air-bag que está com um pouco de “folga normal” 3) é o cd-player da Renault que tem barulho mesmo. Novamente recorri à fábrica, explicando que o carro não era assim nos primeiros meses de uso e está com apenas 4500km rodados, mas desta vez ela recusou o atendimento e concordou que o carro foi mesmo projetado com ruídos, e que não há mais nada a fazer. Eu que me vire sozinho para eliminar a chacoalheira.
A EUROVIA está sempre super-lotada de clientes, com atendimento agendado entre 10 e 15 dias de antecedência, e o atendimento é sempre apressado e superficial, estando claramente subdimensionada para o tamanho do mercado.
[Comentários adicionais] Episódios como estes do meu carro, no meu entender, marcam o início da decadência da Renault no Brasil. Este é o meu segundo Logan, pois tive um outro 2008 da versão Privilege que também teve problemas, mas que foram todos resolvidos, inclusive os que não estavam cobertos pela garantia, o que foi determinante para a minha permanência na marca. Uma seriedade e profissionalismo que hoje já não existem mais.
Isto tudo ocorre no momento em que, tanto o mercado automobilístico como a Renault, vivem o melhor momento de suas histórias no Brasil, mas nosso carro é ruim, além de caríssimo pelos padrões comparativos internacionais, pois as fábricas daqui só estão preocupadas em abarrotar seus bolsos com o nosso dinheiro. Adeus Renault.
[Best Cars Web Site] O melhor e mais independente site automobilístico que existe. Um abraço a todos vocês!
[Data de publicação] 28/1/12
—
[Nome] Waldney A.Torres
[Cidade] rio de janeiro
[Estado] RJ
[E-mail] não publicado a pedido
[Versão] 1.6
[Ano-modelo] 2008
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 25.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Espaço interno, porta malas e relação custo benefício
[Principais aspectos negativos] Lataria extremamente frágil e ruido do motor em velocidades superiores a 100 km/h
[Defeitos apresentados] Marcador de gasolina
[Concessionárias] Nenhum problema
[Comentários adicionais] Poderiam melhorar a qualidade da lataria e diminuir o barulho do motor na cabine
[Best Cars Web Site] ótima seção, gostei
[Data de publicação] 28/1/12
—
[Nome] Roberto Antonio Modena
[Cidade] Caxias do Sul
[Estado] RS
[E-mail] não publicado a pedido
[Versão] 1.6
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito
[Estilo] 3
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Com motor 1.6 anda muito bem, tem bom torque o que dá segurança em ultrapassagens
[Principais aspectos negativos] Acabamentos plásticos deprimentes, em dias frios range tudo
[Defeitos apresentados] Sim, muito estranho por sinal, quando estava em baixa velocidade em dias quentes e com faróis ligados o sensor da temperatura (barrinhas digital) subia até o máximo. Várias vezes parei o carro e abri o capô para olhar e nada, apagava os faróis e a temperatura descia imediatamente. Descobri ser um defeito próprio do Logan e botei um cabo negativo auxiliar. Nunca mais subiu a temperatura, tudo normal até agora.
[Concessionárias] Só faço revisões, no prazo e sempre fui bem atendido
[Comentários adicionais] Excelente carro, robusto de mecânica e suspensão, muito espaçoso, porta malas é gigante.
[Best Cars Web Site] Como sempre leitura obrigatória
[Data de publicação] 5/11/11
—
[Nome] César Fonseca Ramalho
[Cidade] Brasilia
[Estado] DF
[E-mail] não publicado a pedido
[Versão] Espression 1.6
[Ano-modelo] 2009
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 2
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Espaço interno, porta-malas, resistência: passo por uma estrada de terra com buracos todos os dias e ele aguenta muito bem. Motor muito bom, econômico. A renault não divulga mas ele tem 8 encaixes para parafusos de rack no teto, com boa bitola abaixo da borracha, fica perfeito o engate. Deveriam vender o rack de alumínio também. Painel sem ruídos.
[Principais aspectos negativos] O estilo incomoda um pouco. Deveria rebater o banco, como no Sandero. Poderiam ter feito uma versão Cross.
[Defeitos apresentados] As pastilhas tive de trocar de novo, duram 20.000Km, não sei se é a média. O câmbio teve alguns problemas de engate da 1ª e 2ª marchas mas nas últimas revisões resolveram o problema. Poucos defeitos, muito bom o carro.
[Concessionárias] Muito bem atendido na Premier de Brasilia.
[Comentários adicionais] Um carro com bom desempenho, resistente, econômico e espaçoso.
[Best Cars Web Site] O melhor site sobre veículos do Brasil. Parabéns!
[Data de publicação] 5/11/11