A VW caminhava para abolir os motores refrigerados a ar, portanto o do EA425 deveria ser arrefecido a água.
Devido ao peso do motor e as considerações de espaço interno, não poderia ser central nem traseiro. A Porsche, então, montou o motor na dianteira, mas
com transmissão na traseira, para uma distribuição de massas perfeita, 50/50%. Ligando o motor à transmissão, uma árvore de diâmetro reduzido, rodando sobre mancais por dentro de um tubo que tinha também função estrutural (tubo de torque). Um esquema mecânico tão eficiente que a empresa resolveu usá-lo também para o planejado sucessor do 911, o
928. |
Uma
revolução nas tradições da Porsche, dos quatro cilindros em linha
à refrigeração líquida, o 924 foi logo rejeitado pela crítica e
pelo público |
As prateleiras de peças da VW foram
"assaltadas". Usaram-se peças de vários carros, mas em uma combinação inteligente: suspensão dianteira McPherson e direção do Golf, suspensão traseira do
Fusca alemão (por braços semi-arrastados com barras de torção transversais, parecida com nossa
Variant II) e motor e câmbio do Passat, porém separados pelo tubo de torque. |
O carro seria
um Audi, não fosse o projeto abortado pela VW. Seu fraco desempenho
contribuía para a recusa dos "porschistas" em aceitá-lo |
924, o Porsche refrigerado a água
Mas a VW, ainda atrapalhada com a queda de vendas do Fusca e em dificuldades financeiras, acabou por desistir do novo
Audi com o projeto já bem adiantado. Como a Porsche precisava de um substituto para seu
914 de mecânica VW "a ar", acabou por comprar os direitos de produzir o carro que projetara. Seria fabricado nas instalações da Audi em
Neckarsulm, mas sob responsabilidade da Porsche. Nascia assim, em 1976, o 924. |
Um Porsche
mais espaçoso e prático que o 911, Um dos motivos pode ter sido este primeiro automóvel. Apesar de destinados a se transformar no futuro em um dos melhores carros-esporte já criados, o início da história dos Porsches
"quatro-em-linha" não foi nada positivo.
Tanto a crítica quanto o público repudiaram o carro em seu lançamento. Como se não bastasse o sacrilégio
do motor dianteiro de quatro cilindros em linha refrigerado a água, ainda exibia um desempenho medíocre em relação a seu preço, um câmbio com apenas quatro marchas, freios a tambor na traseira e modestos pneus Pirelli CN36 Cinturato em medida 175/70-14.
Continua |
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