Muito cedo no desenvolvimento do 959, a Porsche descobriu que o carro não seria competitivo no Grupo B da FIA, sobretudo porque ficaria muito pesado. Os carros de sucesso
da categoria eram menores e mais leves, e seus pequenos quatro-cilindros turbinados geravam potências astronômicas. De qualquer forma, o Grupo B acabou antes de o 959 ser lançado, devido a uma série de trágicos acidentes
(saiba mais).
Isso não impediu a Porsche de provar seu novo carro em competições. Já em 1984, inscreveu no famoso rali Paris-Dakar alguns 911 4x4, na verdade "mulas" de desenvolvimento do sistema
PSK. Para sua surpresa, conquistou os dois primeiros lugares!
No ano seguinte, trouxe uma série de 959 equipados com motores 911 sem turbo (230 cv), mas uma série de
acidentes azarados fizeram com que
nenhum deles
terminasse a prova. Em 1986, versões definitivas dos carros,
produzindo 400 cv, dominaram a prova terminando em primeiro e
segundo novamente.
Houve também uma versão de competição em asfalto, o 961 (à
direita na foto), apesar de o Grupo B ser uma categoria quase
restrita a ralis. |
O carro, com um motor do 962 de competição (do qual derivou o 959), produzia 640 cv e pesava 1.100 kg.
Na 24 horas de Le Mans em 1986, conquistou excelente sétimo lugar na classificação geral.
Na categoria em que foi enquadrado, IMSA-GTX, foi o primeiro colocado -- mas era o único inscrito... No ano seguinte, o mesmo carro foi inscrito na prova francesa, mas não conseguiu terminá-la -- e assim acabavam as incursões do 959 pelas competições esportivas.
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