O luxo americano O
Aero-Willys e suas versões Itamaraty e Executivo |
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A Willys
nasceu em 1907, com a compra da Overland Automobile
Company -- sediada em Indianópolis, Indiana, nos Estados
Unidos -- por John North Willys, bem-sucedido empresário
e presidente da American Motor Car Sales, representante
de diversas marcas de automóveis. |
Depois de afetada pela crise mundial dos anos 30, a Willys apresentou nos EUA, em 1940, o utilitário General Purpose -- que ganharia o mundo com a transcrição fonética das iniciais GP, ou seja, Jeep |
Surgia então seu
primeiro automóvel, um pequeno quatro-cilindros. Em 1909
lançava outros dois carros, ambos de seis cilindros e
grandes dimensões, que não obtiveram muito êxito
comercial. Dessa forma, a Willys concentrava sua produção
nos modelos de quatro cilindros. A crise por que passou
nos anos 20 fez com que a Willys Corporation adquirisse
um terço da ações da Willys Overland Company. Em 1929,
John North Willys deixava a companhia e o mundo automobilístico. No inicio da década de 30 a empresa era afetada também pela crise mundial. Sua produção resumia-se a apenas um modelo, chamado de 77, que conseguiu dar fôlego à Willys até o início da Segunda Guerra Mundial. Em 1940 era apresentado o General Purpose Vehicle, veículo para uso geral, destinado às forças armadas do exército norte-americano. O General Purpose ficou conhecido anos mais tarde como Jeep, transcrição fonética em inglês das iniciais da expressão -- GP. |
Em 1952 surgia a ampla linha Aero, composta pelo Lark (foto), Wing, Ace e Eagle em diversas versões de carroceria: serviriam de base para o Aero nacional |
Anos
depois do fim da Segunda Guerra, em 1948, Clyde Paton, ex-engenheiro-chefe
da Packard, e Phil Wright davam início ao projeto
daquilo que seria o futuro Aero-Willys. Paton tentou
antes vender seu projeto para a Nash e a Packard, mas
ambas recusaram e mais tarde ele o ofereceu para a Willys,
sendo aceito. O projeto do Aero teve início em 1950 -- a
denominação devia-se a sua estrutura monobloco,
comparada aos mais modernos aviões a jato, que recebiam
a denominação de aero frame. |
O modelo cupê Bermuda não chegou ao Brasil, mas sua frente foi utilizada no sedã produzido em São Bernardo do Campo, SP |
Mas de ano em ano as
vendas vinham caindo. O consumidor norte-americano, como
se sabe, gosta de automóveis grandes e para os padrões
locais o Aero era considerado compacto. Os modelos foram
fabricados até 1955, quando estavam reduzidos aos
modelos Custom de quatro portas e Bermuda de duas portas.
Durante os três anos em que foram produzidos, foram
feitos 92.046 Aeros. A Willys chega ao Brasil A Willys Overland do Brasil S.A. foi fundada em 26 de abril de 1952, em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Iniciou atividades em 1954 com a montagem do Jeep Willys, que aqui recebeu o nome de Jeep Universal. Esse modelo logo se destacou por sua robustez e valentia, já que as estradas na época eram precárias -- isso quando havia estrada. Em 31 de janeiro de 1958 era produzido o primeiro motor a gasolina para carros de passeio. |
Capô e porta-malas mais baixos que os pára-lamas, ampla área envidraçada, perfil aerodinâmico: o desenho do Aero-Willys era bem atual em seu lançamento, em 1960 |
Com a política
de incentivo dado pelo governo, a Willys e a Renault
firmaram contrato para a fabricação do Dauphine, de
grande sucesso no mercado francês. Em 1960, com quatro
anos de existência, a industria automobilística
nacional ainda contava com poucos modelos. Entre os mais
baratos destacavam-se o Volkswagen Sedan (o Fusca) e o próprio Dauphine. O segmento
de carros de luxo o segmento era composto pelo Simca
Chambord e o FNM JK, uma cópia do Alfa
Romeo 2000 italiano. |
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