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O carro do presidente |
Lançado
como JK 2000 e renomeado 2150, o sedã da FNM |
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Juscelino Kubitschek, presidente da República entre 31/1/1956 e
31/1/1961, foi sem dúvida um grande incentivador da fabricação de
automóveis no Brasil. Foi quem criou em 16 de maio de 1956 o Geia, Grupo
Executivo da Indústria Automobilística, parte de seu projeto de fazer o
País crescer "50 anos em cinco". Nada mais justo, portanto, que ser
homenageado pelo carro nacional mais moderno lançado durante seu
governo: o FNM 2000 JK. |
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O Alfa Romeo 2000 italiano, lançado em 1957: linhas elegantes e motor de duplo comando e 105 cv |
A
marca italiana havia lançado no Salão de Turim de 1957 o sedã 2000,
para ocupar um segmento logo acima do
Giulietta e do já antigo 1900. Deste último ele aproveitava a
plataforma, embora com maior distância entre eixos, e a base para o
motor de 2,0 litros e duplo comando de válvulas, que fornecia potência
(líquida) de 105 cv. O câmbio de cinco marchas tinha a alavanca na
coluna de direção. |
Evolução: o 2600 chegava cinco anos depois com um seis-cilindros de 130 cv, freios a disco na frente e algumas mudanças de estilo |
Um
nacional atualizado
A versão brasileira do Alfa 2000, o FNM JK, viria ocupar uma posição de
destaque no segmento de luxo, pois a indústria nacional até então só
oferecia modelos já ultrapassados em seus países de origem, como o
Aero-Willys e o
Simca Chambord. Em 21 de abril de 1960, dia da
inauguração de Brasília, era apresentado o Alfa Romeo brasileiro. No
início o carro era apenas montado, com componentes vindos da Itália, no
distrito de Xerém — erguido no município de Duque de Caxias, RJ
praticamente em função da FNM. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 16/9/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |