O encerramento da produção do cupê gerou outro fato curioso. Com o moderno
DB7 já disponível, os últimos 10 chassis do Virage estavam encalhados sem encomendas. A empresa criou então em 1994 uma série limitadíssima, a Virage Limited Edition, em cor verde-escura, com rodas exclusivas de 18 pol de aro e modificações no motor para gerar mais 20 cv. |
Como levar
família e bagagem em um Aston Martin? Simples: adquirindo ou
transformando o cupê em uma perua Shooting Brake, que teve até uma
versão de 600 cv! |
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Shooting
Brake e Vantage Outra derivação do Virage aparecia em 1992 como opção aos que gostariam de mais espaço no banco traseiro e no porta-malas: a Shooting Brake, uma perua vendida como transformação ou como veículo pronto, que se tornava o Aston mais caro oferecido até então. Embora os DB5, DB6 e DBS já tivessem sido convertidos em peruas no passado, esta era a primeira desenvolvida pelo próprio Works Service da empresa. A combinação da frente agressiva do cupê a uma traseira quase utilitária
era, de qualquer modo, discutível. |
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Frente e
traseira remodeladas, motor com dois compressores e o mesmo requinte
tradicional da marca: o novo Vantage chegava em 1992. Na foto a
versão V600, a mais potente já oferecida de fábrica, com 600 cv e
82,9 m.kgf |
Era um dos ingleses mais rápidos jamais produzidos e o Aston mais veloz até então: a potência chegava a 550 cv a 6.500 rpm e o torque máximo a 76 m.kgf (ou 550 libras-pé, coincidindo com o valor da potência) a 4.000 rpm, permitindo velocidade máxima de 300 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,6 s. Como pesava 1.990 kg, precisava de freios à altura: os discos dianteiros eram ventilados,
com 362 mm de diâmetro e pinças de quatro pistões da famosa AP Racing. |
No interior do
Vantage Le Mans de 1999, couro e alumínio em doses generosas
garantiam ar mais moderno e esportivo que nas outras versões,
repletas de madeira |
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Para os engenheiros da Aston, contudo, nem mesmo os 550 cv do Vantage eram o bastante: um V8 ainda mais bravo, o V600, foi então oferecido a partir de 1998. Recebia um resfriador de ar
(intercooler) adicional, compressores com maior pressão e sistema de escapamento refeito. Com potência ampliada para 600 cv e o torque para absurdos 82,9 m.kgf (600 libras-pé, para nova coincidência...), bastavam 4 s para levar o pesado cupê de duas toneladas de 0 a 100
km/h. A velocidade máxima chegava a 322 km/h, quase a mesma de um Lamborghini
Diablo. Continua |
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