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Carros do Passado

O Berlinetta Boxer nas ruas   Colocado no mercado apenas em 1973, seu nome foi definido como 365 GT4 BB. O primeiro número representava a cilindrada unitária, 365 cm3 (a mesma lógica seria aplicada, nos anos 90, no 456 GT, com um V12 de 5,5 litros); GT era naturalmente Gran Turismo; 4, o número de árvores de comando de válvulas; e BB, a sigla de Berlinetta Boxer, nome com o qual ficaria mais conhecido. Berlinetta (pequeno sedã; berlina é sedã) é como os italianos chamam seus cupês de dois lugares, enquanto boxer foi explicado acima.

Foi o primeiro Ferrari com motor central de 12 cilindros, mas não em V como era usual. O estilo retilíneo e os faróis escamoteáveis conferiam ar agressivo ao 365 GT4 BB

À parte a disposição dos cilindros, não havia muito de especial no propulsor. Como outros supercarros da época, trazia duplo comando de válvulas nos cabeçotes (mas acionados a correia dentada e não a corrente, como no V12 do "Daytona") e quatro carburadores Weber (40 de corpo triplo). O bloco era fabricado em Silumin, uma liga de alumínio, e curiosamente não se adotara lubrificação com cárter seco como no V12.

Os pistões e bielas eram os mesmos de seu antecessor, assim como os 4.390 cm3 de cilindrada. Em relação a ele, a potência subia ligeiramente, de 357 para 365 cv, e era atingida -- assim como o torque máximo de 43 m.kgf -- a um regime inferior, tornando o "BB" mais fácil e agradável de dirigir.

Não fosse pelos cilindros opostos, um motor semelhante ao de outros Ferraris: duplo comando nos cabeçotes, quatro carburadores Weber, 4,4 litros

Essa escolha foi tomada durante o desenvolvimento do motor, já que o primeiro protótipo havia chegado a 385 cv de potência e a uma velocidade máxima de 302 km/h. Já a versão de produção, embora com desempenho entre os melhores da época, não superava 280 km/h. A aceleração de 0 a 100 km/h era feita em 5,3 s, segundo o fabricante, mas testes da imprensa apontavam um tempo acima de 7 s, diferença atribuída a uma embreagem incapaz de lidar com o torque disponível. Não raro as tentativas eram seguidas de forte cheiro de embreagem superaquecida. Continua

Em escala
A série Berlinetta Boxer foi reproduzida em miniatura por diversas empresas. A BBurago produziu o 512 BB de competição em Daytona em escalas 1/24 e 1/43 (foto abaixo), e a Kyosho, em 1/18 (também o 365 GT4 BB, foto acima).

A Brumm fez um 512 BB LM, versão para a 24 Horas de Le Mans, em 1/43 para celebrar seu 20°. aniversário, em 1992. A Solido oferecia duas versões do 512 BB que competiu na prova francesa em 1978, das equipes Chinetti e Pozzi.

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