O Berlinetta Boxer nas ruas
Colocado no mercado apenas em 1973, seu nome foi definido como 365 GT4 BB. O primeiro número representava a cilindrada unitária, 365 cm3 (a mesma lógica seria aplicada, nos anos 90, no 456 GT, com um V12 de 5,5 litros); GT era naturalmente Gran Turismo; 4, o número de árvores de comando de válvulas; e BB, a sigla de Berlinetta Boxer, nome com o qual ficaria mais conhecido.
Berlinetta (pequeno sedã; berlina é sedã) é como os italianos chamam seus cupês de dois lugares, enquanto
boxer foi explicado acima. |
Foi o primeiro
Ferrari com motor central de 12 cilindros, mas não em V como era
usual. O estilo retilíneo e os faróis escamoteáveis conferiam ar
agressivo ao 365 GT4 BB |
![]() |
À parte a disposição dos cilindros, não havia muito de especial no propulsor. Como outros supercarros da época, trazia duplo comando de válvulas nos cabeçotes (mas acionados a correia dentada e não a corrente, como no V12 do "Daytona") e quatro carburadores Weber (40 de corpo triplo). O bloco era fabricado em Silumin, uma liga de alumínio, e curiosamente não se adotara lubrificação com
cárter seco como no V12. |
![]() |
Não fosse
pelos cilindros opostos, um motor semelhante ao de outros Ferraris:
duplo comando nos cabeçotes, quatro carburadores Weber, 4,4 litros |
Essa escolha foi tomada durante o desenvolvimento do motor, já que o primeiro protótipo havia chegado a 385 cv de potência e a uma velocidade máxima de 302 km/h. Já a versão de produção, embora com desempenho entre os melhores da época, não superava 280 km/h. A aceleração de 0 a 100 km/h era feita em 5,3 s, segundo o fabricante, mas testes da imprensa apontavam um tempo acima de 7 s, diferença atribuída a uma embreagem incapaz de lidar com o torque disponível. Não raro as tentativas eram seguidas de forte cheiro de embreagem superaquecida.
Continua |
|
Carros do Passado - Página principal - e-mail © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |