O Monte Carlo também dispunha da versão SS, mas seu topo de linha era o 454 LS5, ficando o LS6 exclusivo do Chevelle. Como sempre, através
do COPO (os pedidos especiais) era possível burlar essa limitação: o concessionário Dick Harrel encomendou 10 unidades com o lendário LS6, fazendo alguns dos mais raros
muscle-cars de todos os tempos. |
O começo do
fim dos "carros musculosos": em 1971 o Chevelle perdia dois
dos faróis e muitos dos cavalos, devido à adoção de catalisador e
à menor taxa de compressão |
![]() |
A queda
O ano de 1971 foi um dos piores para a industria automobilística americana. A poluição nos grandes centros tornava-se preocupante e o governo tomava decisões drásticas. As companhias de seguro estavam muito descontentes com a "febre" dos
muscle-cars, carros de centenas de cavalos sob o capô, mas com freios e suspensão subdimensionados, que não raro resultavam em graves acidentes. |
![]() |
Em 1972 a
versão SS tornava-se um mero pacote de opcionais para qualquer
Chevelle V8, como este Malibu Sport Coupe, que de "esporte"
tinha muito pouco |
O L48 oferecia 270 cv com um carburador
quadrijet, 30 a menos que seu antecessor. O antigo "396" aposentava as versões L34, L78 e L89 e ganhava a Turbo Jet 400, ou LS3, com 300 cv e 55,3 m.kgf (400 libras-pé, daí o
número no nome). O LS5 era mantido e ganhava 5 cv. Os faróis passavam a ser apenas dois, como no Monte Carlo, e como opcionais existiam faixas na carroceria e o
cowl induction hood. Os LS3 e LS5 traziam a inscrição 454 abaixo dos logotipos
SS, como forma de destacar o motor de cilindrada maior. Um triste sinal dos tempos. |
Mesmo
descontada a substituição dos valores brutos pelos líquidos, a
potência do
Mesmo que se desconte a alteração, eram tempos tristes para os fãs dos
muscle-cars. O Chevelle L65 350 tinha míseros 165 cv líquidos; o LS3 402, 240 cv; e o LS5 454, 270 cv. A vertiginosa queda na potência e o torque disponível a baixos regimes evidenciava o escapamento
"amarrado". |
Carros do Passado - Página principal - e-mail © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |