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O espírito de Chapman Priorizando
a leveza e a estabilidade à potência, o |
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O inglês Anthony Colin Bruce Chapman (nome cujas iniciais aparecem no emblema da Lotus), nascido em 1928, construía carros de competição desde 1948.
Quatro anos depois fundara em 1952 a Lotus Engineering Co., responsável por diversas primazias, como a suspensão traseira seguindo o conceito McPherson -- por isso chamada de
Chapman strut quando aplicada a esse eixo --, a estrutura monobloco em material composto e a suspensão ativa. O primeiro carro com
efeito-solo também era um Lotus. |
Silver Car, o
Esprit conceitual apresentado no Salão de Turim de 1972: poucas
diferenças para o modelo de série, como o pára-brisa mais inclinado
e com um único limpador |
Das pistas para as ruas foi um passo: em 1957 surgia o Mark 7 ou Lotus
Seven, no ano seguinte o Elite, cinco anos depois o Elan, em 1966 o Europa. No Salão de Turim de novembro de 1972 um jovem projetista, de nome Giorgio Giugiaro, apresentava no estande de sua ItalDesign, fundada quatro anos antes, mais um carro-conceito.
De formas retilíneas e agressivas, sua marca registrada, era baseado em um chassi de Europa alongado. Chamava-se simplesmente Silver Car, ou carro prateado. |
Em junho de
1976, o primeiro Esprit: carroceria plástica, chassi espinha-dorsal,
baixo peso para um esportivo |
O projeto M70 foi liderado por Mike Kimberley e Tony Rudd. Dois anos depois rodava um protótipo e, no Salão de Paris de 1974, era
exposta a primeira unidade de pré-série, sendo considerada a estrela do evento. A produção seriada começava em junho de 1976, com as linhas angulosas praticamente inalteradas desde o desenho original -- embora o pára-brisa fosse menos inclinado e tivesse apenas um limpador, em vez de dois. |
As suspensões
independentes davam ao Esprit notável comportamento dinâmico, seu
trunfo na disputa com esportivos de cilindrada e potência bem
superiores |
A carroceria de plástico reforçado com fibra-de-vidro vestia um chassi do tipo espinha dorsal, de aço, com o motor entreeixos e suspensão independente nas quatro rodas -- a dianteira com braços sobrepostos, a traseira com braço semi-arrastado. O compartimento de passageiros estava dentro de uma "célula de sobrevivência".
Continua |
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