Best Cars Web Site
Carros do Passado

No entanto, as coisas não melhoraram para a empresa. Piero foi forçado a vender a Villa Rivolta e mudar para instalações mais modestas na cidade de Varedo. Lá, acreditando que seus problemas de capacidade ociosa da fábrica estavam resolvidos, Piero até se arriscou em competições, financiando a entrada na Fórmula 1 de um jovem inglês chamado Frank Williams, criando com ele a equipe Iso-Marlboro.

O Iso Lele -- apelido da esposa de Piero -- foi uma proposta de sucessão para o Rivolta, com estilo de Marcello Gandini

Em meados de 1972, Piero Rivolta consolidou uma sociedade com Ivo Pera, um italiano que fizera fortuna nos Estados Unidos. Ele significava, na visão de Piero, dinheiro para novos desenvolvimentos, como o do superesportivo de motor central com que vinha sonhando há algum tempo, e que conhecemos hoje com o nome de Iso Rivolta Varedo. Infelizmente, por motivos que veremos mais adiante, a história desse carro acaba no protótipo apresentado no Salão de Turim de 1972.

Para desenvolvê-lo, Piero chamou de volta uma figura conhecida na empresa: Giotto Bizzarrini. Além do Varedo (com motor central traseiro e carroceria em fibra de vidro, duas especialidades de Bizzarrini na época), outro trabalho esperava o engenheiro no início de 1972: a substituição dos motores Chevrolet por propulsores Ford, que além de mais baratos, capitalizariam mais com a equipe de F1, que usava motores Ford Cosworth.

O último Iso, chamado Grifo CanAm e conhecido como “nariz longo”, saiu da fábrica em 1974

Mas de repente a crise do petróleo se agravou e ninguém mais comprava GTs equipados com gigantescos V8. A situação financeira da empresa se agravou. Ivo Pera praticamente tomou-a de Piero, colocando-o para fora do negócio fundado por seu pai, já no início de 1973. Com Piero, foi-se também Bizzarrini.

Pera, por alguns momentos em 1973, ainda tentou salvar a Iso. Conseguiu um acordo para usar motores Chrysler de 440 pol3 (7,2 litros), mais potentes que os Fords, e para fazer a modificação nos carros contratou outro velho conhecido nosso: Dallara. Trabalhando como consultor, este chegou finalizar o projeto e testar alguns protótipos, mas o motor Chrysler não era para acontecer.

A situação da pequena empresa de Varedo se tornava cada vez mais insustentável. Durante boa parte daquele ano fatídico, nenhum carro foi vendido. Na verdade, a marca perdera sua alma no momento em que Piero foi posto para fora.

O último projeto da Iso, o Varedo, ficou apenas no protótipo do Salão de Turim de 1972

O último carro saiu de Varedo em 1974, um belíssimo Grifo CanAm vermelho. Não fosse pela crise dos anos 70 e a presença do controverso Ivo Pera, talvez o jovem industrial tivesse uma chance de continuar com sua empresa familiar. Mas não foi o que ocorreu -- uma pena. Os silenciosos e confiáveis GTs de Rivolta eram o oposto perfeito aos nervosos e cansativos carros de Ferrari e Lamborghini.

Piero Rivolta tem hoje uma empresa de engenharia, a Rivolta Design, com escritório inclusive no Brasil. Destino: de uma forma ou outra, continua fazendo automóveis.

Carros do Passado - Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados