A versão "de produção" deste carro apareceu um ano depois, como 350 GT, com carroceria da Touring, de Milão. Parece que Ferruccio não ficou muito contente com o episódio do motor e com o estúdio Bertone... Mas voltaria a contratá-los. Quanto ao 350
GT, embora fosse um carro muito bom, realmente superior aos Ferraris da época, consta que a empresa perdia quase 2.000 dólares por
unidade vendida. Ferruccio exigia que seu carro fosse mais barato que os Ferraris, mas não deixava ninguém economizar na qualidade. |
O primeiro
Lamborghini de produção, o 350 GT, era derivado do protótipo GTV.
Embora bom automóvel, trazia prejuízo de US$ 2.000 por unidade |
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O
Miura Naqueles dias, tudo na Lamborghini era decidido por três pessoas: Lamborghini, Dallara e Stanzani. Tudo em conversas informais de três entusiastas, numa prática que hoje tem o nome de
brainstorming. Os três viviam bolando novos carros e às vezes eles aconteciam. Foi a fase áurea da empresa, e durou até o lançamento do Countach em 1974. |
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O último
modelo da série: o 400 GT 2+2, com dois lugares de emergência na
traseira, faróis duplos e motor de 4,0 litros |
É difícil tentar explicar o que foi o Lamborghini Miura em seu lançamento. Ferraris usavam molas semi-elíticas (iguais às de carroça) e eixos rígidos traseiros. Somente carros de competição eram tão avançados. E o estilo do bicho... Para muitos, nunca mais houve carro que combinasse suavidade e agressividade como ele. |
A tecnologia e
o desenho do Miura causavam espanto e euforia ao ser lançado.
Ferruccio gostava de acelerá-lo e de encher com o ronco do V12 o
famoso cassino de Mônaco |
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O último Miura, modelo SV, tinha 385 cv e pesava apenas 1.200 kg. Chegava a 280 km/h. Após dirigi-lo, um entusiasta invariavelmente saía suando, tremendo sob o efeito da adrenalina, quase moído pela vibração e barulho, mas louco para dar outra volta. Por isso, podemos entender o famoso ator Nicolas
Cage, dono do mais caro Miura já vendido (um dos três SVs existentes, que pertenceu ao
Xá da Pérsia), que já disse: "Quem precisa de cocaína quando se tem um Miura na garagem? Um vício autodestrutivo só já basta." |
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