Pois o que aconteceu foi um novo fracasso. Os estreantes MK II quebraram o câmbio e os outros, versão
antiga com motor Cobra, tiveram problemas no câmbio e no cabeçote. Mas mostraram ser extremamente velozes. |
O Ford J já
existia na Le Mans de 1966, mas a marca correu apenas com o GT 40 Mark
II. Aqui, Graham Hill e Alan Mann à frente do Ferrari 330 P3 de Mike
Parkes e Ludovico Scarfiotti |
E finalmente veio a vitória na prova de longa distância francesa -- mas não com o J. Oito carros Mark II foram inscritos e
conseguiram as três primeiras colocações. Os pilotos Bruce McLaren e Chris Amon saborearam a tão esperada vitória na 24
Horas, fato que se repetiria em 1967, 1968 e 1969. |
A 24 Horas de
Le Mans de 1967: bela dobradinha do GT 40 Mark IV, com o de Foyt e
Gurney em primeiro (foto), seguido pelo de McLaren e Donohue |
Na tradição de Le Mans, a largada se dava com os pilotos de um lado da pista e os carros, estacionados em 45º, do outro. Após o sinal, iam correndo, davam a partida e largavam velozmente. O famoso piloto americano A. J. Foyt, em dupla com Dan Gurney, venceu a prova. O segundo lugar ficou com Bruce
McLaren e Mark Donohue com o Mark IV. Seu motor era um V8 OHV de 6,9 litros e 500 cv, apto à velocidade máxima de 355 km/h. Cruzaram a linha de chegada quatro voltas à frente do ameaçador Ferrari 330 P4 de
Mike Parkes e Ludovico Scarfiotti. |
Carroll
Shelby, um dos responsáveis também por este êxito da Ford
-- não bastassem seus Cobras e Mustangs --, ao lado do Mark IV
vitorioso na prova francesa |
Os GT 40 ganharam o campeonato, com vitórias em Brands Hatch, na Inglaterra; Monza, na Itália; na Bélgica, em Watkins Glen, nos EUA. E o competente piloto mexicano Pedro Rodriguez
venceu em Le Mans. A terceira vitória em terras francesas foi obtida pelo carro equipado com motor de 4,95 litros e 420 cv de potência. Estes GTs já eram produzidos pela JW (J. Wyer e John Wilment), que fabricava carros de passeio e de corrida.
Continua |
|
|
|
Carros do Passado - Página principal - e-mail © Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |