Um século de percalços Primeira
fábrica de motos americana, a Indian produziu |
|
Você acreditaria que a Harley-Davidson já teve uma forte concorrente no mercado americano -- e que não se tratava de uma marca japonesa? Pois é o que acontecia no início do século passado, quando a HD iniciava atividades (foi fundada em 1903) e competia com a Indian Motorcycle Company, de Springfield, Massachusetts. |
Tudo começou
com bicicletas motorizadas, como esta Indian Single de 1904. A soma de
talentos de Hedstrom e Hendee logo rendeu bons resultados |
No início do século, o jovem imigrante sueco Carl Oscar Hedstrom, engenheiro e construtor de bicicletas de competição, elaborava um modelo com motor DeDion-Buton e carburador desenhado por ele mesmo. Os bons resultados chamaram a atenção do empresário George M. Hendee, de
Springfield. Juntos ergueram uma fábrica e passaram a produzir, em 1902, pequenas motos de um cilindro
-- pouco mais que bicicletas -- denominadas Indian. |
A V-Twin de
1914 já usava a configuração de motor que acompanharia a marca por
décadas. Dois anos depois vinha o Powerplus de 1.000 cm3 |
No ano seguinte a Indian surpreendia o mercado com a Hendee Special, primeira moto com sistema elétrico moderno e partida elétrica. Antes da Primeira Guerra
Mundial tornara-se o maior fabricante de motocicletas do mundo, com produção anual de 20 mil unidades. Novos passos à frente eram o
motor V2 Powerplus de 1.000 cm3, lançado em 1916, e um modelo de competição com quatro válvulas por cilindro, dois anos depois. Entretanto, com a saída dos fundadores da empresa ainda em 1916, por desentendimentos com os diretores, seguiu-se um tempo árduo para a marca. |
A Scout, um dos
modelos célebres da Indian, teve versões de 600 a 1.200 cm3 e fez
sucesso também nas pistas. Na foto, um modelo 1928 |
Lançada em 1919, a Scout era uma criação de Charles B. Franklin, piloto da equipe vencedora na Ilha de Man, que foi da Irlanda para a empresa americana. Com base no
motor Powerplus ele desenvolveu versões de 600, 750, 1.000 e depois 1.200 cm3 (esta em 1924), que se tornaram a base para os V2 das décadas seguintes. Soichiro Honda usou uma por muitos anos. A Scout e sua versão de corrida, a Sport Scout de 1935, venceram diversas provas nas pistas.
Continua |
Motos - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 8/6/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |