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Assim que o 1800 teve seus
defeitos corrigidos, foi para as corridas do Torneio Brasileiro
de Turismo Nacional, a extinta Divisão 1 Classe A. Carros com
até 2.000 cm3 -- Passat, Chevette e o "Dodginho" -- recebiam
pouquíssima preparação, sendo quase originais.
Em 1976 ganhou o campeonato brasileiro, em 1°. lugar com João
Batista Aguiar e em 2°. com Fábio Sotto Mayor. Na Europa, o
Hilmann Avenger cupê disputou campeonatos de rali e também em
autódromos. Entre seus concorrentes estavam Opel Kadett, VW Golf
GTI e Renault 17.
Mas foi na Argentina que, como Dodge e Volkswagen 1500, o carro mais se destacou.
Na categoria TC2000 (Turismo Competición 2000) o motor era
ampliado para 1,8 litro, sendo admitidos modelos de 1,8 a 2,0
litros, e as portas traseiras soldadas.
Jorge Omar Del Río, de 1980 a 1982, e Rubén Luis Di Palma, em
1983, garantiram os primeiros quatro títulos da categoria. O
famoso Guillermo "Yoyo" Maldonado o utilizou até 1988, chegando
a desafiar o moderno Renault Fuego. O motor do "Dodginho"
argentino resistiu ao próprio carro, vindo a equipar monopostos
da Fórmula 2 local.
(Colaborou Francis Castaings)
A partir da foto superior: o Hillman Avenger cupê em prova
na Europa, o VW 1500
argentino em competições e um
anúncio
da rede VW com o 1500
preparado de Maldonado |