Em maio de 1969 era lançada a versão LWB, ou
long wheelbase: mais longo, media 10 cm a mais entre eixos -- e custava 15% mais caro.
Trazia climatização separada para os passageiros de trás e mais
espaço para as pernas. Dois anos depois, em março, o conversível recebia o nome de Corniche, em alusão a uma estrada com vista para paisagens belíssimas na costa azul francesa.
Este nome ele o conservaria até o final de sua produção em 1987. Sua carroceria permaneceu quase inalterada durante anos, mas até hoje é irresistível. Tal como o cupê, mantinha as mesmas características técnicas do
sedã, mas era mais pesado (2.360 kg) devido aos reforços estruturais. Nessa época, para todos os modelos, o motor passava a 6,75 litros de cilindrada, mantida até hoje.
Continua
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Difícil
de acreditar, mas o Silver Shadow já participou de ralis! O
primeiro foi o Rali da Copa em 1970. Tinha escapamentos saindo
do capô e que passavam sobre a capota, quatro faróis
auxiliares e um curioso e forte pára-choque tubular protegendo
toda a parte frontal. Sobre a capota, apoiados no bagageiro, mais
dois faróis auxiliares e dois estepes (foto).
Completamente
desfigurado e inadequado para este tipo de prova, não figurou
na lista dos 25 primeiros. Tornou a fazer parte de outro rali de
longa duração, nada menos que o Paris-Dakar de 1980. A heresia foi patrocinada pela
revista semanal francesa Paris Match e pelo criador de
moda e estilista Pierre |
Cardin, que anunciava no carro branco
seu perfume recém-lançado Jules. Chamou muita atenção.
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Conta-se que, na década de 50, um senhor muito rico que morava
na Europa teve sua viagem rodoviária interrompida pois seu Rolls estragou.
Telefonou então à fábrica, que o atendeu prontamente enviando um técnico para reparar o belo automóvel. Muito honesto, dias depois, este proprietário enviou uma carta
à fábrica exigindo a fatura para poder quitá-la. |
A empresa respondeu de forma incisiva:
- Não temos tal ocorrência em nossos registros. O senhor deve estar enganado! Um Rolls-Royce nunca
quebra!
Verdade ou não, o fato é que a garantia de um Silver Shadow na época
já era de três anos ou 150.000 quilômetros. |
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