Outros novos motores eram o 1,8 de oito válvulas e 109 cv, o 2,0 de 113 cv (similar ao do
Tempra nacional), o 1,9 diesel de 65 cv e um novo 1,6 de 77 cv e comando único, que sucedia ao de duplo comando. Chegava também o Tipo Selecta, com
transmissão de variação contínua (CVT) e motores 1,4 e 1,6. Já em março de 1991 aparecia o "quente" Sedicivalvole (16 válvulas em italiano) de 2,0 litros e 145 cv, que logo aposentava o 1,8 16V.
Vinha com acabamento exclusivo, bancos Recaro, teto solar de controle elétrico e suspensão com menor altura de rodagem. |
A versão de
três portas só surgiu na Europa em 1993, junto de retoques no estilo
frontal. Já havia oferta de transmissão de variação contínua (CVT)
e motores 1,8 e 2,0 de até 142 cv |
Cinco anos após o lançamento, em julho de 1993
o Tipo ganhava retoques estéticos na frente e a opção de três portas, de pouca aceitação na Europa mesmo em esportivos. O painel digital fora eliminado no ano anterior. Barras de proteção no interior das portas e, em 1994, bolsa inflável para o motorista tornavam-no mais
seguro; havia opção de transmissão automática de três marchas e o motor 2,0 16V desenvolvia agora 142 cv. |
O Tipo
desembarca em terras brasileiras: com uma logística eficiente, o importado No Brasil
O Tipo chegou ao mercado brasileiro em setembro de 1993, de início com três portas e logo depois com cinco. Com um sistema otimizado de logística -- vinha nos mesmos navios que exportavam para a Europa os Fiats brasileiros -- e uma estratégia de
marketing agressiva, a Fiat conseguiu uma proeza: vender um carro ainda moderno e com bom equipamento de série (incluindo direção assistida, opcional nos concorrentes) por um preço muito interessante, US$ 17 mil à época. |
A enorme tampa
traseira era de plástico, uma das boas soluções do
Tipo. Mas havia detalhes bem pensados: segunda chave "de manobrista" (não abria porta-luvas e porta-malas), dobradiças pantográficas no capô (para grande ângulo de abertura), banco do passageiro dianteiro com memória de posição (após afastado para o acesso, no caso do três-portas, retornava ao ajuste anterior de distância), tampa do porta-malas em plástico de alta resistência e um bom volante de quatro raios.
Continua |
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