Muito mais que coincidência
As
semelhanças entre Audis e Volkswagens não são |
|
Com a utilização de mesmas plataforma, mecânica e elementos internos nos últimos lançamentos de ambas as marcas, muitos dizem que Volkswagen é Audi "de pobre" ou, inversamente, que Audi não passa de Volkswagen mais caro. Essa sinergia de grupo -- como é definida pelo próprio Grupo VW Audi -- tende a ser cada vez maior, neste e em outros conglomerados de fabricantes. E justifica uma explicação histórica. |
Os VW Tipo 3, em três carrocerias: semelhantes a nossos TL, Variant e "Zé do Caixão" Ainda eram disponíveis o clássico Karmann-Ghia, conhecido como Tipo 14; sua versão mais atual, o Tipo 34, que não foi produzida no Brasil; e o Tipo 4, representado pelos modelos 411
fastback e perua. Estes eram muito parecidos com os TL e Variant brasileiros, só que mais
modernos: com duas ou quatro portas, utilizavam monobloco, em vez de chassi e carroceria separados, e motores diferentes dos utilizados no Fusca e no Tipo 3, já que eram bem mais pesados. |
Embora
lembrassem aqueles modelos nacionais, os VWs Tipo 4 ou 411/412 tinham
importantes diferenças construtivas: estrutura monobloco, motor com
carcaça de alumínio, suspensões evoluídas |
![]() |
Na dianteira era usado o conceito McPherson, como em nossa Variant II. Já a traseira, desenvolvida pela Porsche, era praticamente o mesmo sistema do 911, mas simplificado, com braços
semi-arrastados. Todas as molas eram helicoidais em vez de barras de torção. O Tipo 4, mesmo com motor e tração traseiros, tinha características subesterçantes (tendência a sair de frente nas curvas) graças ao excelente trabalho dos engenheiros da Porsche. |
![]() |
O 411 em
radiografia: suspensão dianteira McPherson e traseira similar à do
Porsche 911, molas helicoidais em vez de barras de torção.
O 411 E de 1969 foi o
primeiro VW com injeção eletrônica |
Estratégia de mercado
Foi justamente nesta época que a Volkswagen passou a se tornar mais agressiva no mercado. A Auto Union AG,
fundada em junho de 1932, fora adquirida em 1962 e reunia quatro marcas:
Wanderer, fundada em 1885; Horch, de 1899; DKW, de 1907; e a Audi, fundada em 1909 e única marca das quatro remanescente hoje. Cada argola do logotipo da Auto
Union, que segue em uso até hoje como tradição, representava uma das marcas. |
Humor & Curiosidades - Página principal - e-mail Fotos: divulgação © Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |