Uma das heranças da fusão entre a Daimler e a Auto Union foi
o motor quatro-tempos de quatro cilindros, 1,7 litro e comando no bloco que passou a equipar o DKW F102, rebatizado Audi 60, em 1965. Nesse período foi desenvolvido o
mitteldruckmotor, considerado por muitos como o mais antigo antecessor dos motores
AP ainda utilizados na linha VW/Audi. O nome pode ser traduzido como "motor de pressão média", já que adotava taxa de compressão bem superior à dos motores a gasolina de até então, mas não chegava aos extremos
das unidades diesel. |
Outro VW alemão não fabricado aqui: o Tipo 34, um Karmann-Ghia de linhas modernizadas Outro passo significativo foi dado em março de 1969, quando a VW adquiriu a NSU (Neckarsulm Strickmaschinen
Union). Em agosto do mesmo ano realizou a fusão desta empresa com a Auto
Union, passando a razão social para Audi NSU Auto Union AG. O nome NSU foi utilizado comercialmente até 1977, quando a Volkswagen resolveu encerrar a produção do Ro80, de motor rotativo, depois de apenas 37.204 unidades deste modelo
(leia história). Em janeiro de 1985 a Audi passava a se chamar apenas Audi AG, nome que permanece até os dias atuais. |
Ironia do
destino: este NSU Tipo 32, desenvolvido pelo Professor Porsche em
1934, acabou sendo um protótipo para o famoso e bem-sucedido carrinho
da Volkswagen, marca que mais tarde absorveria a NSU |
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Esteve também envolvido com a NSU em 1934, desenvolvendo o Tipo 32 -- que, por ironia do destino, seria um dos protótipos do Volkswagen. Pode parecer brincadeira, mas a NSU ajudou a desenvolver o produto que faria o sucesso da VW, que mais tarde "canibalizou" a própria
NSU. |
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Após adquirir
a NSU, em 1969, a Volkswagen manteve a marca no mercado até 1977,
quando o avançado sedã de motor rotativo Ro 80 era descontinuado |
Como a tecnologia dos
motores refrigerados a ar estava ficando defasada, a Volkswagen
precisava de novidades -- daí a compra da Auto Union. Já a NSU, apesar
de apresentar uma tecnologia até mesmo superior à da Audi, como o
desenvolvimento de motores Wankel, teria sido comprada apenas para que a
Fiat não entrasse no mercado alemão. |
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