Os NSU Sport Prinz e Prinz 4,
por exemplo, utilizavam a mecânica do Fiat Seicento, com motor quatro-tempos de dois cilindros em linha, refrigerado a ar, localizado na traseira em posição transversal.
O objetivo principal da Volkswagen, portanto, era comprar a tecnologia Audi e eliminar a Fiat do mercado alemão com a compra da NSU. Mas a tecnologia
desta também foi aproveitada. |
O K70 foi uma
revolução na VW: motor dianteiro refrigerado a água, linhas retas,
estabilidade e segurança inéditas na marca |
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K70: o primeiro
"anti-Volkswagen" Em agosto de
1970 a Volkswagen surpreendia o mundo com um modelo que em nada lembrava
suas tradicionais soluções mecânicas. Tratava-se de um sedã de quatro portas com linhas retas, ampla área envidraçada, motor dianteiro refrigerado a água e tração dianteira. Apresentava ótima estabilidade, espaço interno invejável, amplo porta-malas e um nível de segurança jamais visto antes em um VW. De onde a marca teria sacado este projeto? |
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Fruto de um
projeto NSU, o K70 entrou em confronto com as demais técnicas
empregadas pela VW: a tradicional do motor "a ar", no 412 ou
Tipo 4, e a de origem Audi, que o Passat utilizou a partir de 1973 |
A VW ofereceu inicialmente o K70 com motor 1,6 de comando de válvulas no cabeçote e 75 cv, com opção por 90 cv, e velocidade máxima de 147 ou 158 km/h, conforme a versão. Era oferecido apenas com câmbio manual de quatro marchas, enquanto o 411 oferecia câmbio automático como opcional. A única solução viável era tornar o K70 um carro mais sofisticado do que o 411, fazendo com que passasse a competir em outra faixa do mercado. |
Contrariando
as ordens de Nordhoff, presidente da VW, a Audi adotava novos
conceitos de tecnologia e lançava em 1970 o primeiro modelo 100 |
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Em maio de 1973 surgia uma versão mais potente, de 1,8 litro e 100 cv, que levava o K70 a 162 km/h. Mas nada disso foi suficiente para alavancar as vendas. A partir de agosto de 1973 o K70 tinha que enfrentar outro "irmão" de peso, o recém-lançado
Passat (leia história). Os três modelos competiam entre si com técnicas diferentes: o 411 representava a tecnologia VW disponível até então, o K70 simbolizava a técnica NSU e o Passat, desde seu lançamento, já era um projeto derivado da Audi. Superado em desempenho pelo novo carro, o K70 teve a fabricação encerrada em fevereiro de 1975, depois de 211.127 unidades. |
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