Best Cars Web Site
Curiosidades

Diz a lenda que Nordoff defendia com unhas e dentes o conceito dos motores refrigerados a ar e não queria ver os VW "evoluírem" para a refrigeração a água, abandonando o conceito de que "o ar não ferve". Um dos fortes argumentos levantados por ele para a manutenção dos motores "a ar" no novo Tipo 4 era o fato de um modelo Porsche utilizar a mesma mecânica: o 914/4.

O 914 nascera de um acordo entre Nordoff e Ferry Porsche, filho do Professor. Pretendia vincular a imagem dos carros da Porsche à Volkswagen, sobretudo pelo projeto e mecânica 100% VW. Isso contribuía para a Porsche popularizar sua imagem, já que o 911 havia se tornado caro demais e seu "irmão pobre", o 912 de quatro cilindros e 1,6 litro, não havia conseguido o mesmo sucesso por ainda ser muito caro e apresentar desempenho modesto.

Buscando vincular sua imagem à mais popular da VW, a Porsche criou o 914-4, com motor VW "a ar". Mas Karl Lotz se encarregou de matá-lo, para abrir caminho para os motores refrigerados a água

Em pouco tempo Nordoff deixava o cargo na VW por problemas de saúde. Em seu lugar assumia Karl Lotz, que discordava da política de Nordoff e priorizava o uso de novas tecnologias, como as plataformas e os motores refrigerados a água da Audi. Com Lotz no comando, Ludwig Kraus se sentiu mais à vontade para trabalhar com a linha Audi, sobretudo no projeto "proibido" do 100 e mais tarde no 80, que deu origem ao Passat.

Com a prioridade de utilizar a tecnologia Audi, Lotz tratou de "matar" o Porsche 914, utilizando sua influência dentro da Karmann para que o preço de uma carroceria do 914 fosse mais alto que o de uma do 911. Dito e feito: a Porsche logo desistiu de seu "911 popular" e começou a trabalhar no projeto do 924, com motor dianteiro e a mecânica Audi/VW "a água". Matou dois coelhos com uma cajadada só.

Parece um Passat TS com porta-malas saliente, não? Pois é o Audi 80 de primeira geração, em 1972, do qual o modelo da VW seria "clonado"

Seguindo os mesmos passos do Audi 100 era lançado, em maio de 1972, o novo 80: um sedã médio de duas portas e três volumes, moderno, bonito e de bom desempenho, desenhado por Giorgio Giugiaro. Fez tanto sucesso que foi eleito o Carro do Ano na Europa em 1972. Oferecia câmbio de quatro marchas ou automático de três marchas nas versões mais luxuosas; o modelo de quatro portas veio em 1973.

O 80 utilizava algumas soluções mecânicas que foram características marcantes de toda a linha Audi por muitos anos: motor em posição longitudinal, tração dianteira, suspensão dianteira McPherson e traseira com eixo de torção -- neste caso com barra de locação transversal Panhard, a exemplo do primeiro Passat. A geometria de direção com raio de rolagem negativo, introduzida nos Estados Unidos pelo Oldsmobile Toronado (saiba mais), fazia sua estréia na Europa no 80.

Sua plataforma, conhecida dentro do grupo VW como B1, um ano depois daria origem a um dos maiores sucessos da marca, o Passat. Quem não reconhece todas estas características como a alma do carro que revolucionou a Volkswagen no Brasil?

Reestilizado em 1976, o Audi 80 ganhava faróis e lanternas como os do Passat brasileiro 1979 -- nunca adotados, porém, no VW alemão

Na realidade, o Passat era o Audi 80 redesenhado. Compartilhavam não só a plataforma, mas também os motores de 1.272, 1.471 e 1.588 cm3, apenas os dois últimos oferecidos no Brasil (o de 1.272 chegou a ser produzido aqui para exportação). Essa versão do Audi 80 foi fabricada até julho de 1976, ocorrendo então uma reestilização que seria adotada pelo Passat em setembro de 1977.

Em 1976 o 80 recebia uma reestilização nunca introduzida no Passat alemão, mas adotada no brasileiro em 1979 -- faróis retangulares e luzes de direção nos cantos dos pára-lamas. Já o Passat 1977 dos europeus trazia novo conjunto ótico dianteiro (que traria inspiração para a linha Gol 1987 no Brasil), pára-choques e lanternas traseiras redesenhados, novo acabamento e instrumentos no painel, que antecipavam o padrão VW para os anos 80. Estas mudanças não chegaram ao Passat nacional.
Continua

Humor & Curiosidades - Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados