Diz a lenda que Nordoff defendia com unhas e dentes o conceito dos motores refrigerados a ar e não queria ver os VW "evoluírem" para a refrigeração a água, abandonando o conceito de que "o ar não ferve". Um dos fortes argumentos levantados por ele para a manutenção dos motores "a ar" no novo
Tipo 4 era o fato de um modelo Porsche utilizar a mesma mecânica: o 914/4. |
![]() |
Buscando
vincular sua imagem à mais popular da VW, a Porsche criou o 914-4,
com motor VW "a ar". Mas Karl Lotz se encarregou de
matá-lo, para abrir caminho para os motores refrigerados a água |
Em pouco tempo Nordoff deixava o cargo na VW por problemas de saúde. Em seu lugar assumia Karl Lotz, que discordava da política de Nordoff e priorizava o uso de novas tecnologias, como as plataformas e os motores refrigerados a água da Audi. Com Lotz no comando, Ludwig Kraus se sentiu mais à vontade para trabalhar com a linha Audi, sobretudo no projeto "proibido" do 100 e mais tarde no 80, que deu origem ao Passat. |
Parece um
Passat TS com porta-malas saliente, não? Pois é o Audi 80 de
primeira geração, em 1972, do qual o modelo da VW seria "clonado" |
![]() |
Seguindo os mesmos passos do Audi 100 era lançado, em maio de 1972, o novo 80: um sedã médio de duas portas e três volumes, moderno, bonito e de bom desempenho, desenhado por Giorgio Giugiaro. Fez tanto sucesso que foi eleito o Carro do Ano na Europa em 1972.
Oferecia câmbio de quatro marchas ou automático de três marchas nas versões mais
luxuosas; o modelo de quatro portas veio em 1973. |
![]() |
Reestilizado em
1976, o Audi 80 ganhava faróis e lanternas como os do Passat
brasileiro 1979 -- nunca adotados, porém, no VW alemão |
Na realidade, o Passat era o Audi 80 redesenhado.
Compartilhavam não só a plataforma, mas também os motores de 1.272, 1.471 e 1.588 cm3, apenas os dois últimos oferecidos no Brasil (o de 1.272 chegou a ser produzido aqui para exportação). Essa versão do Audi 80 foi fabricada até julho de 1976, ocorrendo então uma reestilização que seria adotada pelo Passat em setembro de 1977. |
Humor & Curiosidades - Página principal - e-mail © Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |