Custo-benefício
As vantagens e desvantagens
de cada modelo o leitor já sabe. Mas definir a melhor compra exige
comparar dois outros pontos: equipamentos de série e preço.
Pois é nesses fatores que o Palio -- já vencedor de comparativo
anterior com o Gol -- sai na frente, vencendo a disputa por dois
pontos. Os outros três ficam empatados em segundo lugar: 206, o mais barato,
só que em uma versão
despojada e de apenas três portas; Clio, mais caro e muito bem equipado (veja tabela),
tornando-se o segundo mais barato entre os carros completos; e Gol, que
tem bom conjunto mas perde na relação entre equipamentos e preço.
Peugeot e VW, portanto, estão cobrando caro pelo que oferecem em
conteúdo. Mas a pequena diferença de pontos aponta para um positivo
equilíbrio entre estes 1,0 16V. Continua
|
|
206 |
Clio |
Palio |
Gol |
Estilo |
5 |
3 |
4 |
4 |
Acabamento |
2 |
3 |
3 |
3 |
Posição de dirigir |
3 |
4 |
4 |
3 |
Instrumentos |
4 |
4 |
4 |
4 |
Itens de conveniência |
3 |
4 |
3 |
4 |
Espaço interno |
4 |
4 |
4 |
4 |
Porta-malas |
3 |
3 |
4 |
4 |
Motor |
4 |
4 |
4 |
4 |
Desempenho |
4 |
4 |
4 |
5 |
Consumo |
5 |
4 |
4 |
4 |
Câmbio |
5 |
3 |
4 |
4 |
Freios |
3 |
4 |
4 |
3 |
Suspensão |
3 |
4 |
4 |
3 |
Estabilidade |
4 |
3 |
3 |
4 |
Segurança passiva |
4 |
4 |
4 |
3 |
Custo-benefício |
3 |
4 |
4 |
3 |
Posição |
2°. |
2°. |
1°. |
2°. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor |
|
206 |
Clio |
Palio |
Gol |
Básico |
18.450 |
24.990 |
21.353 |
23.280 |
Completo |
22.930 |
25.560 |
29.288 |
30.959 |
Em reais, vigentes em
4/12/01; no caso do Gol, os preços referem-se à versão
Sportline |
|