Embora 120 kg mais pesado, o 325i anuncia melhor desempenho: velocidade máxima de 237 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 8,3 s, contra 225 km/h e 8,8 s do 156.
São índices suficientes para a maioria dos motoristas, mas em
aceleração perdem para alguns carros nacionais, como o Audi A3 de
180 cv, o Golf GTI e o Marea Turbo. Mas já melhorou a situação do
Alfa em comparação ao antigo de 2,0 litros e 153 cv, inferiorizado diante do mais barato Marea. Ainda segundo os fabricantes, o italiano tem menor consumo em cidade (7,8 contra 7,4 km/l), mas maior na estrada (12,5 ante 13,8 km/l do alemão). |
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A Alfa foi criativa com o
Q-System, um câmbio automático com as marchas em "H", mas
não poderia ter desprezado a quinta: sem ela, as rotações caem
muito a cada mudança |
As duas marcas abandonaram o câmbio manual nestes modelos, oferecendo apenas um manual-automático. O da BMW, denominado Steptronic, tem cinco marchas e
permite a operação manual com trocas para a frente (redução) e para trás (ascendentes). A marca alega que essa disposição corresponde à inércia do corpo do motorista ao acelerar e reduzir a velocidade, o que tem sentido, mas se trata de inversão do que se convencionou desde a introdução do Tiptronic pela Porsche, em 1989, e por isso exige que o motorista se habitue. |
A BMW utiliza
a conhecida caixa Steptronic, que permite trocas manuais quando
desejado. Curiosa a disposição de operações, o contrário do que
usam outras marcas |
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Ainda, no Alfa as trocas ascendentes são feitas apenas ao comando do motorista, o motor permanecendo "falhando" no limite de giros nessa situação (um alerta sonoro é emitido pouco mais cedo). E uma marcha alta pode ser mantida em rotação bem baixa (como a quarta a 50 km/h) com acelerador
100% a fundo, para menor consumo (saiba
mais), o que no oponente é impossível. No 156 existe seleção entre modos econômico (City, cidade), esportivo (Sport, que no 325i é obtido ao passar para modo manual) e o de saídas suaves em pisos de baixa aderência (Ice, gelo). |
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O Q-System
chega a parecer um câmbio manual -- e de fato pode ser usado como um.
Quando desejar o modo automático, o motorista ainda terá opção
entre programa normal, esportivo e de inverno. Abaixo da alavanca, os
botões de faróis e luz de neblina, longe de onde a maioria os
procura |
A marca também poderia elevar o chamado estol (do inglês
stall) da transmissão. Trata-se do regime máximo admitido pela caixa quando é "carregada" para uma aceleração rápida, acelerando em
drive e freando ao mesmo tempo. Neste Alfa fica logo acima de 2.000 rpm (há câmbios que permitem em torno de 3.000), pouco para uma saída vigorosa do V6.
Continua |
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