Se o Focus hatch básico já havia agradado em acabamento, o que dizer do três-volumes em versão Ghia? O interior é mais sofisticado, chegando a apliques que imitam madeira escura no painel e nas quatro portas; o banco do motorista tem ajuste elétrico de altura; há computador de bordo e sistema de áudio controlados junto ao volante. Como no cinco-portas, os plásticos macios e as linhas elaboradas transmitem ótima impressão, sem falar no manual do proprietário em CD. O Focus surpreende no que mais um carro deve agradar: o ambiente interno. |
De estilo inspirado, o interior do Focus agrada pelo amplo espaço, plásticos macios, boa posição de dirigir e detalhes como os apliques nas portas e painel, que imitam madeira escura |
Os demais oferecem bom
revestimento de bancos e os equipamentos mais desejados,
mas com alguns senões. No Astra -- o leitor deve estar
cansado de ler, mas a GM não se mexe -- são os painéis
de porta, e tanto nele quanto no Mégane a qualidade dos
plásticos. O Renault parece ter fugido das aulas de
ergonomia com seus controles elétricos de vidros
dianteiros baixos (assim como os de ventilação) e os
traseiros nos pés do passageiro central, além da ausência
de travas visíveis nas portas dianteiras (apenas
interruptor central). O Marea não tem esses problemas e ainda ganha em largura interna, embora tenha o menor entreeixos, com reflexo no espaço para as pernas. É o único a oferecer ar-condicionado com controle automático de temperatura e difusores para o banco traseiro. Mas perde na posição de dirigir para Astra e Focus -- apoio importante é o volante com dupla regulagem, presente em ambos. E só o Fiat fica devendo computador de bordo. |
Instrumentos e painéis de porta de estética pobre no Astra, apesar de recursos como disqueteira e sistema de verificação. Ponto alto é a posição de dirigir, beneficiada pelo duplo ajuste do volante |
Entre os detalhes, o
Astra é o único com retrovisor esquerdo plano (de menor
campo de visão) em vez de convexo e limpadores de pára-brisa sem
intervalo ajustável; Marea e Focus adotam volante de
quatro raios, mais agradável; luzes no Mégane e Marea
alertam para portas mal fechadas; Focus e Mégane podem
ter volante revestido em couro; e o botão de abertura do
porta-malas do Focus fica ao lado dos instrumentos, bem
acessível. Outro ganho do Ford de três volumes é o amplo porta-malas, de 490 litros, mais que os 460 litros do GM e os 430 do Fiat, e pouco abaixo dos 510 litros do Renault. Todos permitem rebater o banco traseiro para ampliar essas capacidades e têm o estepe sob o assoalho. |
Marea tem boa largura interna. Em seu painel faltam computador de bordo e comandos de áudio junto ao volante (estes disponíveis na versão HLX), mas o interior agrada pelo conjunto |
A Fiat vem
investindo pesado em motor no Marea, o que resulta em
superioridade neste comparativo. Além da maior
cilindrada, seu moderno 2,45-litros de cinco cilindros
adota recursos exclusivos entre os quatro, como coletor
de admissão de geometria variável, variador de fase do comando de válvulas e acelerador eletrônico (este não
resulta em ganho de potência ou torque), para 160 cv e
21 m.kgf. |
Interior do Mégane traz computador de bordo, duas bolsas infláveis de série e exclusivo revestimento em couro dos bancos. Ergonomia de alguns comandos é o ponto crítico |
As diferenças de potência
refletem-se no desempenho de cada um, tanto o sentido ao
dirigi-los (não avaliamos o Astra de 136 cv, mas a
percepção da versão anterior e o ganho de 8 cv permite
uma boa idéia) quanto o verificado nos índices
divulgados. Vale lembrar que o câmbio de relações
longas do Focus resulta em retomadas mais lentas sem redução
de marcha, o que alguns traduzem por menor agilidade. O Marea vence em aceleração e velocidade máxima, mas não pela larga margem com que ganha em potência -- culpa do peso, o mais elevado do grupo. O Astra é o segundo em arrancada e o Focus em máxima, com o Mégane sempre em último. "Mas o Renault compensa em consumo", deve pensar o leitor. Errado: é o mais gastador, sendo o Ford o melhor em cidade e o Astra (por quase 2 km/l de vantagem sobre o segundo colocado) em estrada. O Fiat é o terceiro em consumo nas duas situações. Continua |
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