O novo motor trouxe ao Gol a liderança de desempenho na
categoria -- sem considerar a própria versão turbo de 112 cv. É um importante elemento para atrair o consumidor, que continua contando com bom comportamento dinâmico e uma série de itens de conveniência e esportividade.
O Palio, de outro lado, aposta no conforto da suspensão, no baixo nível de ruído, linhas mais atuais e alguns equipamentos de segurança que o concorrente não oferece. O motor Fire anda bastante bem e, como o Gol, permite uma economia de combustível bem-vinda nestes tempos de gasolina na estratosfera.
O que pende a balança para o Fiat é o preço: mesmo dotado de direção assistida
e outros itens de série, o Palio ELX sai por R$ 538 a menos que o Gol
Plus básico (sem o conjunto Sportline), que subiu cerca de 2% em função do novo motor. É possível ter o Fiat
completo por R$ 1.502 a menos que o Gol na mesma condição -- e ainda
faltará a este o sistema antitravamento de freios, ABS, que só o Fiat oferece.
O mais complexo, que era desenvolver um motor reunindo o que a concorrência oferece de mais moderno e
superar toda ela em pelo menos 5 cv, a Volkswagen conseguiu. Agora é preciso enxugar o alto preço do Gol, para que as
forças vindas de
Betim não conquistem em definitivo a tradicional liderança de vendas da marca de São Bernardo.
Comentário Técnico
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|
Palio |
Gol |
Estilo |
4 |
4 |
Acabamento |
3 |
3 |
Posição
de dirigir |
4 |
3 |
Instrumentos |
4 |
4 |
Itens de
conveniência |
3 |
4 |
Espaço
interno |
4 |
4 |
Porta-malas |
4 |
4 |
Motor |
4 |
4 |
Desempenho |
4 |
4 |
Consumo |
4 |
4 |
Câmbio |
4 |
4 |
Freios |
4 |
3 |
Suspensão |
4 |
3 |
Estabilidade |
3 |
4 |
Segurança
passiva |
4 |
3 |
Custo-benefício |
4 |
3 |
Posição |
1°. |
2°. |
As notas vão
de 1 a 5, sendo 5 a melhor |
|
Palio |
Gol |
Básico |
20.603 |
21.141 |
Completo |
28.274 |
29.776 |
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